Otimismo é esperar pelo melhor. Confiança é saber lidar com o pior. Roberto Simonsen

Calma... é aos poucos que a vida vai dando certo!
Isi Golfetto

Nas tempestades avassaladoras que a vida nos impõe podemos optar por ser um sobrevivente, uma vítima ou podemos escolher ser um vencedor. Todas essas ações requerem a mesma quantidade de esforço, no entanto, a decisão que tomarmos diante das adversidades será determinante entre ser uma pessoa resiliente ou resignada... a escolha é sua!

A vida não fica mais fácil ou mais complacente... nós é que ficamos mais fortes e mais resistentes.

Desafios se tornam obstáculos quando você se curva diante deles...

Todos nós passamos por experiências dolorosas que não gostamos nem de lembrar. Experimentamos perdas, tragédias, desilusões. Em qualquer uma destas situações cada um irá lidar com elas de acordo com a sua capacidade de recuperação. 

Muitas pessoas sofrem mais que outras e se afundam em si mesmos podendo até afirmar que chegaram ao fundo do poço. Outras não sabem como irão superar aquele momento. Mas, há aqueles que vão dar o seu melhor ao lidar com o cenário e confiar que no final tudo vai melhorar.

O ser humano tem essa capacidade extraordinária de superar perdas e traumas e se adaptar a nova situação após cada experiência inesperada e voltar ao estado natural. Esta capacidade tem o nome de resiliência.

Resiliência é uma força que nos ajuda a recuperar das tormentas que batem furiosas ao nosso redor e que nos impulsiona a encontrar a esperança e a coragem para continuar. Essa força não nos permite encolher diante da tempestade, mas nos encoraja a aprender a dançar na chuva e lembrar que sempre haverá um arco-íris a nos aguardar. 

Ser essa pessoa resiliente significa ir em busca de uma solução eficaz para cada desafio ao invés de ficar se lamentando. É tirar proveito da experiência e aprender com o que vivenciou. É fazer a escolha entre ser resiliente ou resignado!

Eduardo Camello, autor do livro Supere - A arte de lidar com as adversidades afirma que pessoas resilientes possuem uma combinação de qualidades. 

São autoconfiantes. Acreditam em si mesmos e naquilo que são capazes de fazer.

Gostam e aceitam mudanças. Encaram as situações de estresse e adversidades como desafios a serem superados. Com sua grande tolerância às incertezas e ambiguidades conseguem trazer estabilidade em situações críticas ou caóticas.

Têm baixa ansiedade e alta extroversão. São abertos a novas experiências e formas de fazer as coisas. Nunca desanimam.

Autoconhecimento e autoestima. Conseguem administrar seus sentimentos e suas emoções em ambientes imprevisíveis e emergenciais. Respeitam a si mesmo e ao outro e sabem aceitar crítica sem ressentimentos e elogios sem arrogância.

São emocionalmente inteligentes. Conhecem suas emoções, sabem administrá-las, se fortalecem com as adversidades e diante delas se perguntam... como posso modificar isso? Qual o ensinamento por traz dessa situação negativa?

São altamente criativos. Procuram constantemente por inovações. Analisam os problemas sob vários ângulos e descobrem soluções diferentes para cada um.

Dispõem de uma eficaz capacidade de resposta. Mantêm altos níveis de clareza, concentração, calma e orientação frente às adversidades.

Que reações você tem diante de uma situação adversa?

Cada experiência, por mais adversa que possa ser é uma oportunidade que a vida oferece para você aprender, crescer, ser confiante. É saber que cada desafio só se torna um obstáculos quando você se  curva diante dele. É passar pela tempestade, escolher dançar na chuva e aguardar o arco-íris.  

E, uma vez que a tempestade acabar, você não vai se lembrar como passou por ela... como fez para sobreviver a ela... nem vai ter certeza se ela realmente acabou. Mas, de uma coisa você terá certeza... não será mais a mesma pessoa que entrou nela. É para isso que servem as tempestades. 

É aos poucos que a vida vai dando certo... posso não estar onde eu quero, mas não estou mais onde eu costumava estar.

Cada desafio em seu caminho se torna um obstáculo quando você se curva diante dele! Isi Golfetto 

Um prazer estar sempre em tão boa companhia. 
Grande abraço 
Isi 

Textos sobre ADVERSIDADE & SUPERAÇÃO & RESILIÊNCIA. Click no link e Boa leitura. 

Faça a sua vida valer a pena.  Quem só falta vê... na falta fica!

Não se amolde. Transforme-se.  A clausura que transforma.

Niente accade per caso.  Só oferecemos o que temos. 

Quem  disse que o foco era a pedra?  O propósito escondido. 

Aguenta firme.  Algumas tempestades vem para testar as nossas raízes.

Não faça do medo a sua prisão.  Liberte-se do medo e viva uma vida plena.

Me acompanhe nas Páginas do Facebook 

Bate-papo com Estilo Frases. Mensagens que Inspiram 

Equilibrio Sentimental. Essência Feminina

4 comentários:

  1. É verdade, quando passamos por momentos ruins, agimos conforme as crenças enraizadas na nossa personalidade desde muito cedo.

    Isto significa que, se as crenças forem carregadas de pessimismo, agiremos com pessimismo diante dos problemas, da mesma forma se elas forem positivas, agiremos com positivismo.

    Ao detectarmos nossas crenças negativas, é preciso de um tempo para refletir sobre elas e mudarmos o nosso comportamento gradualmente, até chegar num nível em que elas se tornem positivas e trabalhem em nosso benefício!

    Parabéns pelo texto! Muito motivador!

    Abraços;

    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o seu incentivo de sempre, Ana. Apreciei as suas considerações. Um grande abraço.

      Excluir
  2. Gostei deste blog!👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽🤗

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita! Volte sempre!