Não há vento favorável se você não sabe onde quer chegar. Seneca

Stop dreaming... start doing…
Isi Golfetto
Pessoas que estabelecem metas e as cumprem sabem exatamente o que querem, onde querem chegar e o que precisam fazer para chegar lá. Quando os obstáculos surgem passam a ser encarados como uma etapa do seu plano e não um empecilho. São pessoas altamente motivadas, de visão e que trilham a rota do sucesso.
Lamentável não é deixar de alcançar a sua meta.
Lamentável é não ter nenhuma meta para alcançar.
Se, alguma vez, você teve a experiência de traçar metas e tentar cumpri-las, sabe o desafio que foi realizar o objetivo. E, também, sabe como é muito mais fácil lamentar os insucessos que surgem e abandonar o objetivo, do que persistir e vibrar com as pequenas conquistas.
Por que isso acontece?
O texto O que pode impedir você de conquistar um objetivo procura abordar alguns equívocos na hora de estabelecer metas.
Sem compreender a importância de alguns conceitos a pessoa fica à deriva, com grandes chances de não cumprir o seu objetivo.
Como mudar essa situação?
Um planejamento bem elaborado, com um plano de ação adequado, vai colocar em perspectiva todo o processo desde compreender o por que do nosso objetivo, as metas e prazos apropriados até a sua realização.
Antes, porém, vamos entender o processo em suas várias etapas.
Uma meta sem um plano é apenas um desejo.
Sempre há aquele momento em que temos um desejo de ter, fazer ou mudar alguma coisa, desde cortar o cabelo até fazer uma viagem.
Contudo, desejos vêm e passam. Se quisermos concreticar esse desejo é preciso agir, ultrapassar possíveis obstáculos, ser automotivado, persistente e só parar quando cumprir o objetivo.
Vamos supor que o desejo seja cortar o cabelo.
Essa ideia vai dar início a todo um processo. A resposta a algumas perguntas poderá ajudar a alcançar o objetivo com sucesso. O que motivou você a querer cortar o cabelo? Quais os benefícios que esse novo corte vai lhe proporcionar? O modelo desse corte é o ideal para o perfil do seu rosto? Quanto está disposto a pagar pelo corte?
Objetivo. Cortar o cabelo para ter um look mais moderno e jovial. Radicalizar.
Metas. Pesquisar um corte ideal ao perfil do rosto. Verificar a lua (há quem acredite na influência da lua para o corte). Ligar para o profissional que cuida do cabelo e marcar o dia e hora. Saber o preço do corte. Estar no local no horário agendado.
Simples assim. Um planejamento com objetivo claro, metas e prazos definidos e o resultado conquistado!
Será? Nem sempre isso acontece. Há pessoas que desistem de seus projetos... de um corte de cabelo a um SIM no altar. Mas, o que pode levar alguém a não colocar em prática o que investiu tempo planejando? A desistir de executar o que quer? Por que isso acontece?
Como não se sabotar rumo ao seu objetivo
Há um objetivo que lidera a lista dos mais desejados - emagrecer. Afinal, quem não quer iniciar o ano e deixar para trás os exageros gastronômicos, alguns quilos desnecessários, curtir as merecidas férias mais leve e poder desfilar poderosa naquele biquíni ou entrar linda e maravilhosa naquela calça de 1 ano atrás! E, animadamente, a pessoa diz...
Meu Objetivo. Emagrecer 10 quilos e ganhar a minha auto-estima de volta.
Mas, ao invés de listar as metas para alcançar o objetivo essa pessoa começa a alimentar pensamentos que irão interferir e até paralisar as suas ações. Ela começa o processo de se autossabotar...
Não consigo deixar de comer pão branco no meu café da manhã.
Essa dieta não permite comer doce.
Eu não gosto de verduras.
Perdi só meio quilo em dez dias da outra vez.
Vamos combinar... ninguém entra em uma batalha pensando em perder.
Em primeiro lugar é indispensável manter em mente o por que decidiu emagrecer, então buscar meios de fortalecer o seu domínio próprio e transformar essas falas sabotadoras. Ao invés de dizer...
Não consigo deixar de comer pão branco... diga, posso substituir por pão integral ou por uma banana amassada com aveia e com o tempo vou me adaptar.
Essa dieta não permite comer doce... diga, posso substituir o doce por uma fruta.
Eu não gosto de verduras... diga, vou aprender a comer verduras.
Perdi só meio quilo em dez dias... diga, fiquei meio quilo mais leve.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros. Confúcio
Crie um estilo de vida de uma pessoa magra.
Emagrecer não é algo que você decidiu e pahaa... acontece. Emagrecer é um processo. Não acontece da noite para o dia. Aquela roupa que não te serve mais, não foi resultado de apenas um mês, mas de vários meses chutando o balde e de muito sedentarismo.
Emagrecer não é só dieta e perder peso. Emagrecer anda de mãos dadas com uma reeducação alimentar, exercícios, disciplina, força de vontade e muita paciência. Com disciplina na alimentação e nos exercícios levará, em média, 3 meses para começar a notar algum resultado, segundo especialistas.
Esses conceitos e ações precisam estar claros. Caso contrário as pessoas ficam vulneráveis, frustradas e, na maioria das vezes desistem no meio do caminho por esperarem resultados milagrosos a curto prazo.
Mudar dói. Ficar como está dói. Escolha uma dessas dores e pare de reclamar.
Visão com ação
Um plano de ação dá a visão dos resultados obtidos através das metas, dos objetivos e prazos, Permite trazer o seu objetivo para o foco e facilita a sua autoavaliação.
Se observe mais. Enquanto estiver no processo procure reparar suas emoções, sentimentos e pensamentos. Foque no positivo, na meta que conseguiu atingir e siga motivado.
Analise suas reais necessidades e vontades.
Não faça nada que possa se culpar depois. Ao contrário, se pergunte antes... por que pegar dois pedaços de bolo se um é o suficiente... por que ir de carro se posso ir à pé... por que ir ao shopping se posso caminhar no parque.
Seja coerente e paciente. Estabeleça prazos, mas leve em consideração o seu ritmo. Não importa o quão devagar você vá... desde que não pare.
A diferença entre uma pessoa que atinge o seu objetivo daquela que precisa reiniciar o tempo todo é que a primeira nunca desistiu.
Colocar em prática
Qualquer que seja a sua meta ela só irá se concretizar através de ações. Um plano de ação, mesmo que bem simples, vai organizar e facilitar a sua rotina e otimizar o seu tempo para executar cada passo de maneira satisfatória.
O primeiro passo pode não te levar para onde você quer ir, mas te tira de onde você está.
Me acompanha?
Resolução
Emagrecer
Objetivo. O que quer alcançar.
Emagrecer 10 quilos, em 8 meses, com reeducação alimentar e atividade física.
Metas. Como alcançar o objetivo.
Ser disciplinado
Começar a caminhar no parque, 2x por semana, pela manhã
Utilizar escadas em vez de elevador     
Seguir uma dieta adequada e balanceada
Não deixar por perto chocolates, biscoitos, salgadinhos
Evitar alimentos industrializados, processados e embutidos
Agora você...
Escolha um objetivo.
Por que esse objetivo é importante?
Descreva o que quer alcançar.
O prazo / data para cumprir o objetivo.
Como vai alcançar o objetivo (as metas e prazos).
Escreva a sua primeira ação em 24 horas.
A estrada para o sucesso está sempre em construção.
Só você sabe o quanto precisa batalhar para alcançar cada pequena vitória e conquistar o seu objetivo. Não se desanime quando algo não sai como planejado. O importante é aceitar e saber que nem sempre tudo depende de nós. É preciso saber que temos um novo dia para recomeçar. E, quando a conquista chegar a sua alegria e a endorfina serão tamanhas que você vai querer ir em busca de novas e emocionantes metas.
Nunca desista de algo que você realmente quer. É difícil esperar, mas é ainda mais difícil se arrepender.
Boas e desafiadoras metas e bom trabalho!
Grande e forte abraço
Isi

2 comentários:

Agradeço sua visita! Volte sempre!