Comunicação é sempre uma via de mão dupla.

Seria cômico... se não fosse trágico! 

Isi Golfetto

Ninguém concorda com a opinião do outro. Concordamos apenas com as nossas próprias opiniões expressadas por outras pessoas.

Diálogo é um bom monólogo
estragado com mais alguém falando!!!

Ouvir é o caminho mais curto para o coração 

Alguma vez você teve a impressão de estar falando com as paredes? Qual a sensação? Tem coisa pior? E aquelas conversas ou diálogos que mais parecem monólogos simultâneos? 

Ouvir implica em uma entrega ao outro, uma diluição no outro. Para ouvir é necessário limpar a mente de todos os ruídos e interferências causados pelo próprio pensamento durante a fala alheia.

Artur da Távola, jornalista e escritor brasileiro, observador da comunicação humana, destacou doze pontos que apontam as principais dificuldades das pessoas em ouvir o que o outro está falando pelo hábito de pensar, avaliar, julgar e analisar tudo enquanto o outro fala.

Interferências no ato de ouvir o outro

1. Em geral, a pessoa não ouve o que o outro fala... ela ouve o que o outro não diz.

2. A pessoa não ouve o que o outro fala... ela ouve o que quer ouvir.

3. A pessoa não ouve o que o outro fala... ela ouve o que já escutou antes e coloca o que o outro está falando naquilo que se acostumou a ouvir.

4. A pessoa não ouve o que o outro fala... ela ouve o que imagina que o outro ia falar. 

5. Em uma discussão, em geral, os discutidores não ouvem o que o outro está falando... eles só ouvem o que estão pensando em dizer a seguir. 

6. A pessoa não ouve o que o outro fala... ela ouve o que gostaria de ouvir que o outro dissesse. 

7. A pessoa não ouve o que o outro fala... ela ouve o que está sentindo. 

8. A pessoa não ouve o que o outro fala... ela ouve o que já pensava a respeito daquilo que a outra pessoa está falando. 

9. A pessoa não ouve o que o outro está falando... ela retira da fala do outro apenas as partes que tenham a ver com ela, que a emocionem, agradem ou prejudiquem. 

10. A pessoa não ouve o que o outro está falando... ouve o que confirma ou rejeita o seu próprio pensamento. Vale dizer... ela transforma o que a outra pessoa está falando em objeto de concordância ou discordância. 

11. A pessoa não ouve o que o outro está falando... ouve o que possa se adaptar ao impulso de amor, raiva ou ódio que já sentia pelo outro. 

12. A pessoa não ouve o que o outro fala... ouve da fala dele apenas aqueles pontos que possam fazer sentido para as ideias e pontos de vista que no momento a estejam influenciando ou tocando mais diretamente. 

A interferência no ato de ouvir nada mais é que um mecanismo de defesa. Há pessoas que se defendem de ouvir o que o outro está dizendo por verdadeiro pavor inconsciente. Elas precisam não ouvir porque não ouvindo se livram de retificar os próprios pontos de vista, de aceitar verdades e realidades diferentes das próprias, e assim por diante... 

Ouvir é um grande desafio. Desafio de abertura interior, de impulso na direção do próximo, de comunhão com ele, de aceitação de como o outro é e como pensa. Ouvir é proeza... é raridade... é um ato de sabedoria. Ouvir é o caminho mais curto para o coração. Voltaire 

Depois que a pessoa aprende a ouvir, ela passa a fazer descobertas incríveis escondidas ou patentes em tudo o que o outro está dizendo. 

A comunicação eficaz é um amplo estudo que gera grandes transformações em si mesmo e no outro. Para estabelecer essa comunicação eficiente e ser bem-sucedido em seus relacionamentos pessoais e na vida profissional depende de um aperfeiçoamento contínuo. 

Para ampliar um pouco mais os seus conhecimentos seguem links para outros textos sobre o tema. Enjoy! 

Um abraço e até lá... 
Isi

Textos sobre COMUNICAÇÃO. Click no link e Boa leitura. 

Você é um bom ouvinte?  Avaliação.

Comunicação ou competição?  Escutar para compreender.

O silêncio é de ouro, mesmo?  O silêncio que ensurdece. 

O mesmo... só que não!  Comunicação, um dos grandes desafios da humanidade.

A habilidade de ouvir o outro.  Fingimos ouvir a quem fala.

Me acompanhe nas Páginas do Facebook 

Bate-papo com Estilo Frases. Mensagens que Inspiram 

Equilibrio Sentimental. Essência Feminina

7 comentários:

  1. Realmente sempre pensei desta forma, que achamos que ouvimos algo dos outros, mas na verdade ouvimos e entendemos o que queremos, o que nos é confortável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ouvir, sem dúvida, precisamos limpar a mente dos ruídos e interferências do próprio pensamento. Interessante que temos a cultura de acreditar que falar é essencial, quando na realidade o ouvir é primordial.

      Excluir
  2. Falou pouco e falou bonito! Ouvir é um exercício difícil. Manter os pensamentos controlados, enquanto se ouve alguém, mais ainda. Como aprender a OUVIR mais os outros?

    Beijos;

    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O próximo texto - O MAIOR PROBLEMA DA COMUNICAÇÃO vai falar exatamente sobre essa questão... a habilidade que precisamos desenvolver para OUVIR o outro... uma delas é silenciar os próprios pensamentos. Vai lá... boa leitura e sucesso na sua conquista de OUVIR melhor o outro!

      Excluir
  3. Ouvir é ato de humildade e altruísmo. No mundo cada dia mais egocêntrico e vaidoso ouvir de fato é raro e incomum!
    Sabias palavras no post mas, quem as entenderá e as praricará?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples... saber não é o bastante é preciso aplicar...
      querer não é o bastante é preciso fazer. Vamos começar onde estamos, fazendo o que podemos, com o que aprendemos!

      Excluir
  4. Wow... agradeço as recomendações. Continue a rastrear os textos e vai encontrar tesouros!!! Abraços

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita! Volte sempre!