Se você não pode mudar seu destino, mude sua atitude. Amy Tan

Mude sua atitude ou aceite o seu destino
Isi Golfetto
O maior obstáculo em nosso caminho somos nós mesmos. Portanto, antes de tentar conquistar o que quer que seja, procure conquistar a si mesmo. Homens grandes não nascem grandes... tornam-se grandes!
O ser humano gasta a sua vida justificando o passado,
reclamando do presente e temendo o futuro. Antoine Rivarol
O que impede você de mudar o seu destino?
Seja qual for o seu objetivo sempre haverá obstáculos no caminho. A percepção que você tem dos obstáculos é que determina qual será a sua reação.
Há pessoas que percebem os obstáculos como um enigma a ser resolvido, outras vêm os obstáculos como ameaças e, há aquelas que enxergam os obstáculos como uma muralha intransponível.
O lado bom dessa história é que você pode mudar de visão e enxergar na muralha uma chance de aprender a escalar.
Desafios tornam a vida interessante... superá-los é o que dá significado a vida.
Conta-se que um soldado, acusado de fugir do inimigo no meio da batalha, foi levado à presença do general Alexandre, o Grande.
O grande general olhando fixamente nos olhos no soldado perguntou o nome dele.
Abaixando a cabeça, o soldado envergonhado, respondeu... Alexandre.
Agarrando o rapaz pelo ombro o general disse... soldado, mude de atitude ou mude de nome!
Sempre precisamos de alguém que nos chacoalhe e nos faça refletir sobre as atitudes que interferem em nosso desempenho e nos cobre as mudanças que precisamos adotar.
Atitudes, mudar para melhorar o desempenho
Toda mudança tem um preço. Não fazer nada a respeito, muito mais!
Reflita e responda. Se eu quero mudar, que atitudes me impedem? Por que me comporto dessa ou daquela maneira? O que eu ganharia com essa mudança? Qual seria o custo se ela não acontecer? 
Seja determinado para fazer as mudanças em sua atitude e mude o seu destino.
Priorize as mudanças, não as desculpas. Invista um tempo em se observar e detectar as atitudes e comportamentos que indiquem maus hábitos. Escolha um deles e faça o que for preciso para mudar. Você vai se surpreender como mudar é mais fácil do que imagina. Vamos lá?
Se você quer ler e vive dizendo que não tem tempo, separe meia hora antes de assistir o seu seriado preferido e coloque a sua leitura em dia.
Se você quer nadar, caminhar ou fazer um curso pela internet organize a sua agenda. Separe três horas, duas vezes na semana. Não deixe a procrastinação ser uma desculpa em seu caminho.
O que perturba uma pessoa não são as coisas, mas a visão que tem sobre elas.
Aceite o que não pode mudar e deixe de se incomodar. No momento em que você aceita que nem tudo pode ser mudado e reconhece que essa é uma oportunidade para fazer as mudanças em você, as coisas que te perturbam saem do foco e você muda de atitude. Pensa comigo...
Você não pode mudar o passado, certo? Nada do que você faz vai mudar isso. Ponto. A atitude que você pode ter é aprender a deixar o passado no lugar dele e seguir em frente.
Você não tem boa interação com alguém, certo? Nada do que você faz vai mudar isso. Ponto. A atitude que você pode ter é tentar ser amigável e deixar de se ressentir.
Você não tem como parar a chuva, certo? Nada do que você faz vai mudar isso. Ponto. A atitude que você pode ter é ficar em casa ou pegar um guarda-chuva e sair.
Nem sempre você pode mudar uma situação ou uma circunstância, mas você pode mudar sua atitude em relação a ela.
É impossível progredir sem mudar. Se não mudar a sua mente nada vai mudar.
Procure identificar um mau hábito e substitui-lo por um bom. Um mau hábito é como um pneu furado. Você não vai a lugar algum até trocá-lo. Sendo assim, para exterminar um mau hábito será necessário trocá-lo por um bom.
Se você tem o hábito de reclamar troque-o por um gole de água. Toda vez que for tentado a reclamar coloque água na boca e fique o máximo de tempo que puder. Tomar água, além de trazer benefício à saúde do corpo e da mente, transforma essa energia negativa em mudanças positivas.
Se você tem o hábito de checar as redes sociais assim que acorda, troque por um alongamento ou por 10 minutos de leitura. Mude o contexto. Hábitos são gatilhos. Quando mudamos os gatilhos fica mais fácil incorporarmos novos comportamentos.
Se você tem um hábito tentador, troque-o pela regra dos 20 segundos. Torne 20 segundos mais difícil de começar... checar o celular, abrir a geladeira, ligar a TV.
Mudar a sua mente vale a pena. Invista em criatividade, motivação e autocontrole!
Analise a causa de um comportamento e encontre meios de modificá-lo. Quase sempre a causa de um mau hábito está relacionada a alguma insatisfação pessoal ou a algum estresse, entre outros fatores. 
Para descobrir faça um inventário do seu dia. Reveja e anote as suas atitudes e comportamentos que deixaram a desejar. Reflita sobre as causas que despertaram aquelas emoções e que levaram àquelas ações e, desenvolva os meios para modificá-las.
Vencer é um hábito... assim como, fracassar. É preciso compreender que é possível tratar os fracassos e vencer. Uma dieta não acaba quando você come uma bolacha. Ela acaba quando você diz... desisto e come o resto do pacote.
Mudanças não acontecem da noite para o dia. Mas, não se apegue ao tempo que vai levar. Se concentre em fazer a sua parte. O importante é não desanimar de você se a colheita de hoje não foi produtiva.
Não coloque um ponto final nas suas esperanças... nem desista dessa investigação de maus hábitos e comportamentos. Lembre-se... grandes homens não nascem grandes... tornam-se!
Loucura é fazer sempre as mesmas coisas e querer resultados diferentes.
Foi bom demais estar em sua companhia!
Um grande abraço
Isi
Outros textos sobre AUTOCONHECIMENTO. Boa leitura.
Pare de se sabotar. Identificar e superar limitações
Viva a sua história. O rumo da sua história é você quem dá
O valor do tempo. Onde investir o tempo
Concentre-se nas coisas boas. Como modificar hábitos indesejados
Perde-se o que nunca se teve. Como minimizar os riscos de uma decisão equivocada
Degrau por degrau... Hábitos de pessoas bem-sucedidas
Ajuste o foco! A verdadeira felicidade está onde menos procuramos
É preciso retirar a venda. O que pode impedir a conquista de um sonho
Aprecie a viagem. Como viver a vida e esquecer a idade
Me acompanhe nas Páginas do Facebook
Bate-papo com Estilo. Inspiração & Motivação - Reposição Diária de Energia
Equilíbrio Sentimental. Essência Feminina - Espaço Terapêutico da Mulher

4 comentários:

  1. Olá, Isi,

    Realmente somos criaturas de hábitos: hábitos de fazer e hábitos de não fazer.

    Parabéns pelo post!

    Abraços,

    Rafael Zampieri

    ResponderExcluir
  2. É a tal da mente plástica! A busca constante pelo diferente, por experiências, cores e sabores novos! A mente tende a engessar e se agente não se mexe, ela engessa de verdade!! Cada pedacinho do nosso ambiente traz uma experiência nova, basta agente olhar com cuidado, basta agente buscar!
    A mente tem que vencer a resistência do corpo!!
    Obrigado pelas palavras!

    ResponderExcluir
  3. A moça da foto é uma princesa! rsrs

    ResponderExcluir
  4. Voce realmente busca coisas boas para nos obrigada por nos repassar seus conhecimentos .
    nos ajuda muito a refletirmos sobre muitas coisas.

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita! Volte sempre!