Em tempos de grande estresse ou adversidade é sempre melhor manter-se ocupado e colocar sua raiva e energia em algo positivo. Lee Iacocca

O que alimenta o seu pensamento?
Isi Golfetto
A qualidade da sua vida depende da qualidade dos seus pensamentos. Alimente-os com as coisas certas e as erradas não terão espaço para entrar.
Seu pensamento deve funcionar a seu favor...
não contra você!
Podemos afirmar que vivemos em um mundo onde todos parecem estar estressados com alguma coisa ou com alguém. Descontam todo o seu furor sobre qualquer pessoa ou situação mantendo o clima tenso e a energia pesada.
Aos poucos vamos nos intoxicando e, de repente, estamos estressados e muitas vezes nem sabemos o por quê.
Motivos não faltam para deixar uma pessoa estressada, antes mesmo de sair de casa.
Notícias sensacionalistas. Somos contaminados com o noticiário que ouvimos na TV ou que lemos no jornal durante o café da manhã. E, se você tem o hábito de sair correndo de casa, sem tomar o café da manhã, seu nível de stress já começou a dar sinais de que o dia não vai ser legal.
Trânsito. Todo dia é sempre aquela loucura... imagine se estiver chovendo... ou atrasado...
Trabalho. Como não agravar o nível de tensão do seu dia se o relacionamento com o pessoal na empresa não for bom. Adicione a isso a falta de ânimo em relação ao seu trabalho que já não está mais fazendo o menor sentido para você.
Relacionamentos conflitivos. Bons relacionamentos são uma fonte de relaxamento. Algo prazeroso e que nos revigora depois de um dia tenso. Porém, se você estiver em um relacionamento complicado não há nada pior para elevar o seu stress.
E, a lista é infinita.
Nem sempre podemos mudar o que nos estressa, mas temos a possibilidade de controlar a nossa atitude ao identificar a causa que o motiva, buscar a solução e agir.
Certa vez, em um congresso sobre Gerenciamento de Estresse, um psicólogo levantou um copo de água. Todos esperavam que ele perguntasse... o copo está meio cheio ou meio vazio?
Para a surpresa de todos a pergunta foi... quanto pesa esse copo com água?
As respostas variaram entre 100g e 350g.
O peso absoluto não importa, ele respondeu. O que realmente importa é o tempo que vou segurar o copo. Se eu segurar o copo por um minuto, não vai acontecer nada. Se eu o segurar por uma hora, eu vou ficar com dor no braço. Agora, se eu o segurar por um dia inteiro o meu braço ficará amortecido.
O peso do copo não muda. Mas, quanto mais tempo passar menos forças terei para segurá-lo.
O mesmo acontece com as tensões e as preocupações na vida. Se pensar neles por um tempo, nada acontece... se pensar neles um pouco mais você vai começar a ficar tenso... se pensar neles o dia todo, você vai ficar paralisado e incapaz de fazer qualquer coisa a respeito.
É importante mudar essa situação o mais cedo que puder... e largar o copo!
Qual o peso que você está segurando em situações que não estão sob o seu controle.
Se não há como eliminar ou se afastar das causas que provocam o stress e interferem negativamente em sua vida, procure minimizar os seus efeitos restabelecendo a sua energia com algo positivo.
Fazer uma caminhada. Procure caminhar, por pelo menos 20 minutos em um parque ou espaço verde. A natureza tem o poder de colocar o seu corpo em estado de meditação, permitindo que você relaxe.
Respirar fundo. A respiração desempenha um papel importante na nutrição do nosso corpo. Exercícios de respiração ou respirar fundo várias vezes, podem ajudar a reduzir a tensão e aliviar o stress.
Plantas. Manter plantas em ambientes não tem apenas a função de purificar o ar, mas podem ajudar a acalmar. Pesquisadores descobriram que o simples fato de uma pessoa estar perto de plantas pode induzir ao relaxamento.
Comer, beber ou mascar. O doce é calmante porque parece diminuir a produção do hormônio do stress. Muito embora isso não seja desculpa para se comer ou beber algo doce o tempo todo. Enquanto que mascar chicletes, não apenas melhora a respiração, mas também pode ajudar a aliviar a ansiedade.
Conversar. Ter um amigo mais próximo, com o qual se possa contar em momentos estressantes ajuda a aliviar o peso que carregamos e reduz a tensão. Aproveite o tempo juntos para dar boas risadas. Rir ajuda a sentir aquela sensação de relaxamento que você precisa.
A maior arma que temos contra o estresse é a nossa habilidade de poder escolher entre um pensamento ao invés de outro. Pensamentos positivos geram sentimentos positivos, atraem boas energias e produzem ações positivas.
Agradeço a sua sempre agradável companhia!
Um grande e forte abraço
Isi

2 comentários:

  1. Se não tirarmos o copo da mão, continuaremos a sentir seu peso. Mas se largarmos o copo de vez, ele cai no chão e quebra. Qual seria o meio termo?

    ResponderExcluir
  2. São os questionamentos que movem o mundo, certo Ana? E o que leva as pessoas a andarem não são suas pernas, mas a decisão de andar. Não há meio termo. Então vamos lá. Temos 3 opções para solucionar problemas: ficar remoendo, fazer de conta que ele não existe ou resolvê-lo. Dentre eles o sábio é resolver o problema. Escolher dentre as possibilidades a que achar mais prudente para o momento, decidir e agir. Lembre-se: Quando uma situação não corresponde mais às nossas expectativas é porque está na hora de mudar. Felicidades.

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita! Volte sempre!