Em tempos de grande estresse ou adversidade é sempre melhor manter-se ocupado e colocar sua raiva e energia em algo positivo. Lee Iacocca

O que alimenta o seu pensamento?
Isi Golfetto

A qualidade da sua vida depende da qualidade dos seus pensamentos. Alimente-os com as coisas certas e as erradas não terão espaço para entrar.

Seu pensamento deve funcionar a seu favor... 
não contra você!

O pensamento que você alimenta é o que te domina

Podemos afirmar que vivemos em um mundo onde todos parecem estar estressados com alguma coisa ou com alguém. Descontam todo o seu furor sobre qualquer pessoa ou situação mantendo o clima tenso e a energia pesada.
Aos poucos vamos nos intoxicando e, de repente, estamos estressados e muitas vezes até adoecemos sem saber o porquê. E, motivos não faltam para uma pessoa ficar estressada, antes mesmo de sair de casa.
Notícias sensacionalistas. Contaminamos o nosso pensamento com o noticiário que ouvimos na TV ou que lemos no jornal durante o café da manhã. E, se você tem o hábito de sair correndo de casa, sem tomar o café da manhã, seu nível de estresse já começou a dar sinais de que o dia não vai ser legal.
Trânsito. Outro fator que amplia o stress é o trânsito. Todo dia é sempre aquela loucura, imagine se você estiver atrasado... ou se estiver chovendo.
Trabalho. Como não agravar o nível de tensão do seu dia se o relacionamento com o pessoal na empresa não for bom. Adicione a isso a falta de ânimo em relação ao seu trabalho que já não está mais fazendo o menor sentido para você.
Relacionamentos conflitivos. Não bastasse a tensão no ambiente profissional, se você estiver em um relacionamento complicado não há nada pior para elevar esse estresse. Bons relacionamentos são uma fonte de relaxamento, deve ser prazeroso e algo que revigore depois de um dia tenso. 

Pequenas permissões abrem espaço para grandes invasões 

Certa vez, em um congresso sobre Gerenciamento de Estresse, um psicólogo levantou um copo com água. Todos esperavam que a pergunta fosse... o copo  está meio cheio ou meio vazio? 

Contrariando as expectativas a pergunta foi... quanto pesa esse copo com água?

As respostas variaram entre 100g e 350g. 

O peso absoluto não importa, ele respondeu. O que realmente importa é o tempo que vou segurar esse copo. 

Se eu segurar o copo por um minuto, não vai acontecer nada. Se eu o segurar por uma hora, vou ficar com dor no braço. Agora, se eu tentar segurar o copo por um dia inteiro o meu braço ficará, no mínimo, amortecido. 

O peso do copo não muda. Mas, quanto mais o tempo passar, menos forças eu teri para segurá-lo. 

O mesmo acontece com as tensões e as preocupações na vida. Se pensar nelas por um tempo, nada acontece... se pensar nelas um pouco mais você vai começar a ficar tenso... se pensar neles o dia todo, você vai ficar paralisado e incapaz de fazer qualquer coisa a respeito. 

É importante mudar essa situação o mais cedo que puder... e largar o copo! 

Há quanto tempo você está segurando o seu peso

Minimize o efeito do stress 

Faça uma caminhada. Procure caminhar por pelo menos 20 minutos em parque ou espaço verde. A natureza tem o poder de colocar o seu corpo em estado de meditação, permitindo que você relaxe. 

Respire fundo. A respiração desempenha um papel importante na nutrição do nosso corpo. Exercícios de respiração ou respirar fundo várias vezes podem ajudar a reduzir a tensão e aliviar o stress

Plantas. Manter plantas em ambientes não tem apenas a função de purificar o ar. Elas podem ajudar a acalmar a mente. Pesquisadores descobriram que o simples fato de uma pessoa estar perto de plantas pode induzir ao relaxamento. 

Comer, ingerir líquidos ou mascar. O doce é calmante porque diminui a produção do hormônio do stress. Muito embora isso não seja desculpa para se comer ou beber algo doce o tempo todo. Enquanto que mascar chicletes, não apenas melhora a respiração, mas também pode ajudar a aliviar a ansiedade. 

Conversar. Ter um amigo mais próximo com o qual possa contar em momentos estressantes ajuda a aliviar o peso que carregamos e reduz a tensão. Aproveite o tempo juntos para dar boas risadas. Rir ajuda a sentir aquela sensação de relaxamento que você precisa. 

Nem sempre há como eliminar ou se afastar de causas que provocam o estresse e interferem negativamente em sua vida ou de situações que não estão sob o seu controle. Então, procure identificar a causa que desencadeia o seu stress e busque a solução.  

Atitudes e hábitos positivos minimizam os efeitos tóxicos e você vai ter a sua energia restabelecida com algo positivo. 

A maior arma que temos é a nossa habilidade de poder escolher entre uma ação e outra e um pensamento ao invés de outro. Alimentar a nossa mente com pensamentos positivos irá gerar sentimentos positivos, atrair boas energias, produzir ações positivas e é um antídoto contra o stress. 

Agradeço a sua agradável companhia. 
Um grande abraço 
Isi

Textos sobre INTERROMPER CRENÇAS LIMITANTES. Click no link e Boa leitura. 

Vale a pena tentar...   O pensamento tem o poder que você dá a ele.

Você está onde se coloca.  Elimine as atitudes que imobilizam a sua capacidade emocional. 

O que você pensa que não é...   Não acredite em tudo o que você pensa.

Somos donos ou reféns das nossas emoções?  Treine a sua mente para controlar as suas emoções. 

Stop dreaming... star doing...  Vai dar certo se eu não atrapalhar

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2 comentários:

  1. Se não tirarmos o copo da mão, continuaremos a sentir seu peso. Mas se largarmos o copo de vez, ele cai no chão e quebra. Qual seria o meio termo?

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  2. São os questionamentos que movem o mundo, certo Ana? E o que leva as pessoas a andarem não são suas pernas, mas a decisão de andar. Não há meio termo. Então vamos lá. Temos 3 opções para solucionar problemas: ficar remoendo, fazer de conta que ele não existe ou resolvê-lo. Dentre eles o sábio é resolver o problema. Escolher dentre as possibilidades a que achar mais prudente para o momento, decidir e agir. Lembre-se: Quando uma situação não corresponde mais às nossas expectativas é porque está na hora de mudar. Felicidades.

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