Qualquer homem pode ser pai, mas a paternidade é um processo que leva uma vida inteira. Isi Golfetto

Paternidade não tem prazo de validade
Isi Golfetto

Pai, a verdade é que nós sempre tivemos as nossas diferenças... enquanto você sempre quis que eu fosse melhor que você... tudo o que eu sempre quis foi ser igual a você.

Leva tempo para ser bem sucedido, porque o êxito
é a recompensa pelo tempo gasto em fazer algo valioso.


Paternidade não tem prazo de validade

O que você e seu filho têm em comum? Que atividades, jogos ou brincadeiras, seu filho gosta e você participa com ele? Quanto tempo vocês passam juntos?

É admirável o pai que leva um filho para pescar ou ao futebol... mas, o pai que leva a sua filha ao shopping tem um lugar especial no céu! 💓

Independente das ações, a criação saudável de um filho é um trabalho conjunto entre os pais. O importante é que haja amor, equilíbrio e cumplicidade nos bons e nos maus momentos e que ambos estejam comprometidos a darem o melhor por seus filhos.

O pai, contudo, exerce um papel especial na vida dos filhos e é uma fonte primordial de inspiração para eles.

Se tornar pai não é difícil... mas, ser pai e fazer a diferença na vida de um filho é para pais especiais!

Ser pai é ser um espelho na vida do filho. O que o pai fizer ou disser vai afetar a personalidade do filho.

Ser pai de menina. Pais com atitudes positivas ajudam as suas filhas a encararem o mundo com mais segurança e equilibrio emocional. Em geral, as meninas modelam seus relacionamentos com base no caráter do pai. Se um pai é amoroso e gentil, a filha vai procurar essas qualidades em um homem. Se um pai é forte, ela vai procurar se relacionar com homens com igual caráter.

Ser pai de menino. Os meninos, por sua vez, buscam a aprovação dos pais desde muito pequenos e crescem imitando o seu comportamento. Aprendem com os pais como tratar as mulheres... sejam mães, avós, tias, primas, namoradas, amigas. Se o pai trata as pessoas com respeito e atenção, em geral, o menino terá o mesmo comportamento.

Ser pai é saber exercer autoridade. Realizar todos os desejos de um filho não vai torná-lo uma pessoa equilibrada e capaz de enfrentar os obstáculos da vida. Diga não sempre que for preciso e sim quando for cabível... basta explicar o porquê.

Ser pai é saber discordar. Se o seu filho discordar de você, não o repreenda. Ao contrário, mantenha a calma e explique as suas razões em discordar. Isso gera liberdade no relacionamento, cresce o conhecimento mútuo e se abre um canal para a comunicação e diálogo.

Ser pai é saber ouvir. E, quando o seu filho falar... ouça! Não o impeça de se expressar... esse é o momento em que ele está se abrindo com você. Comece desde cedo... se a sua filha ficar falando sobre o seu dia difícil com as bonecas... ou o seu filho reclamar dos coleguinhas no futebol... preste atenção! Lá na frente, quando forem adolescentes, eles vão se sentir seguros em contar para você sobre o que os seus amigos e ele fazem quando saem sozinhos. Essa relação que foi construída na infância com o tempo dará bons frutos.

Ser pai é saber lidar e orientar os filhos em suas crises. Seja um exemplo de resiliência e otimismo. E, sempre, esteja de braços abertos para recebê-los depois de suas quedas.

Ser pai é ser altruísta. É pensar no bem e na felicidade do filho... é valorizar o seu esforço em seus projetos... é apoiar em seus sonhos.

Ser pai é ensinar a gratidão, É explicar ao filho a importância de ser grato pelas pessoas que cruzam o seu caminho, ou pelas situações sejam elas boas ou más, porque elas ensinam lições valiosas.

Ser pai é conhecer seus filhos. É se esforçar para estar ciente de suas vidas... é dedicar tempo a eles... é amá-los incondicionalmente, é estar sempre pronto para o que for preciso.

Ser pai é compreender que o compromisso com seu filho é para toda vida... porque paternidade não tem prazo de validade.

O tempo voa. Educar um filho demanda energia, paciência, perseverança, cuidado. E, quando você menos esperar o tempo passou. Aproveite esses momentos juntos com carinho, afeto, companheirismo e amor. Afinal, é isso que vai ficar para sempre na memória do seu filho e na sua também.

Muitos adjetivos cabem na definição de PAI... mas, todos eles não bastam para descrever a importância do PAI na vida do seu filho.

Feliz Dia dos Pais!
Um abraço especial 
Isi

Textos sobre os PAIS. Click no link e Boa leitura. 

Como se forma um pai.  A missão de um pai. 

Marcas que permanecem.   Pais deixam marcas. 

Das lembranças que eu trago na vida...   O maior presente de um pai... seu exemplo e sua presença. 

Um amor além das palavras...  Nada preenche o vazio que você deixou!

O valor dos pequenos gestos.  Aprendi com o meu avô!

Me acompanhe nas Páginas do Facebook 

Bate-papo com Estilo Frases. Mensagens que Inspiram 

Equilibrio Sentimental. Essência Feminina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita! Volte sempre!