Enquanto suspiramos por uma vida sem dificuldades, o carvalho cresce forte através de ventos contrários e os diamantes são formados sob pressão. Peter Marshall

A arte de manter o estado de paz!
Isi Golfetto
Sabe aquele momento em que a gente entra em ebulição... e, literalmente explodimos em virtude da pressão do momento... do calor de um desentendimento? Se pudéssemos antever as consequências que o desgaste dessa situação produziria, com certeza iríamos deixar o assunto para lá ou agiríamos de outra maneira.
Paciência não é aguentar até não poder mais e explodir.
Paciência é a arte de se libertar de cargas emocionais dispensáveis
para manter o estado de paz!
Se você consegue manter seus ânimos serenos diante de situações conflitantes contando até 10... você está de parabéns! Você tem controle emocional diante de situações de pressão.
Mas para nós, pobres mortais, que não conseguimos manter esse estado perene, na grande maioria das situações, há uma boa notícia... colocar em prática a técnica do Princípio 10/90 de Stephen Covey, autor do best-seller Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes. Com essa técnica é possível adquirir o hábito de resistir aos ventos contrários com inteligência emocional e ter autocontrole nos momentos de grande pressão.
Segundo esse princípio apenas 10% dos acontecimentos da vida não dependem da pessoa. Os outros 90% estão relacionados a forma como a pessoa reage ao acontecimento.
O que isto quer dizer?
Que eu não tenho o controle sobre 10% do que me acontece. Não posso impedir que chova no dia em que lavo o carro... não posso evitar que o meu voo atrase. Contudo, posso determinar como serão os outros 90% dessa história!
Autocontrole aplicando o Princípio 10/90
Vamos imaginar a seguinte situação. Você está tomando o café da manhã com sua família. Sua filha, ao pegar a xícara, derruba o líquido sobre a mesa e o café respinga tanto no uniforme do colégio dela, quanto em sua camisa. Você não tem controle sobre esse incidente (10%). O que acontecerá em seguida, sim... será determinado por sua reação ao fato (90%)!
Você se irrita, repreende severamente a menina e ela começa a chorar. Irritado você censura a esposa por ter colocado a xícara muito próxima à beirada da mesa. Diante dessa situação se instaura uma batalha verbal. Alterado e resmungando muito, você vai trocar de camisa, a menina a roupa do colégio e a sua esposa sai para o trabalho contrariada, sem falar com você.
Como consequência, a sua filha perde o ônibus e chora copiosamente porque tem prova na primeira aula e não poderia chegar atrasada.
Você, por sua vez, já está em cima da hora para a reunião com a diretoria, mas precisa deixar a filha na escola, ampliando o roteiro até a sua empresa.
Então, você decide dirigir acima da velocidade permitida para ganhar tempo. No meio do percurso é parado por um guarda de trânsito. Depois de uns bons 15 minutos de uma discussão improdutiva e tentando justificar o injustificável, você sai de lá levando uma multa.
Ao chegar na escola a sua filha, que ainda está chorando, desce do carro sem se despedir.
Finalmente você chega ao estacionamento da empresa e alguns minutos atrasado para a reunião. Ao sair do carro percebe que esqueceu, em casa, a pasta que continha os documentos que a diretoria aguardava para assinar. 
Seu dia mal começou e parece que não há mais nada para piorar. Você só espera que esse dia acabe sem mais estresse. Ao retornar do trabalho encontra a sua esposa e filha de mau humor, em silêncio e frias em relação a você. E agora, você ainda tem essa situação para resolver.
Imagine se você tivesse a chance de voltar as horas e refazer essa história aplicando o Princípio 10/90. Veja como seria seu dia.
O café respinga em sua camisa e na roupa da sua filha. A menina começa a chorar, mas você, gentilmente, a abraça e diz... tudo bem, querida, você só precisa ter mais cuidado da próxima vez!
Rapidamente vocês trocam de roupa. Você pega a sua pasta, termina o café com a esposa e a menina consegue pegar o ônibus a tempo. Ao sair para trabalhar a esposa lhe dá um beijo e diz que sente muito orgulho de você como marido e como pai. Notou a diferença?
Duas situações iguais (10%), com consequências muito diferentes. Os 90% foram determinados por uma reação inteligente e de autocontrole.
Treine a sua mente para olhar o lado positivo das situações e a consequência de cada atitude. Você vai cultivar a paz interior e a harmonia estará ao seu alcance.
Se não criar a vida que você quer... provavelmente será forçado a viver uma vida que você não quer.
Que a serenidade e a harmonia cerquem a nossa vida a cada dia. 10/90... combinados?
Foi um grande prazer estar em sua companhia.
Forte abraço
Isi
Outros textos sobre SUPERAR A ADVERSIDADE. Boa leitura.
Por que eu? Por que não?  Como converter as adversidades em benefício pessoal
A arte de manter o estado de paz.  Como exercitar a serenidade no meio do caos
Calma... é aos poucos que a vida vai dando certo.  Características de uma pessoa resiliente
Contornando a adversidade.  Como contornar a adversidade
Não se amolde. Transforme-se.  Adversidade, clausura que transforma
Siga-me nas Páginas do Facebook
Bate-papo com Estilo. Inspiração & Motivação - Reposição Diária de Energia
Equilíbrio Sentimental. Essência Feminina - Espaço Terapêutico da Mulher

2 comentários:

  1. Já estudo a Kabbalah ha algum tempo, e na aula passada, o professor colocou como reagir diante de desafios pessoais, semelhante ao post acima, segundo ele, existe uma fórmula mágica chamada “Fórmula da Proatividade”, diante dos problemas devemos:
    1 – PARAR;
    2 – PENSAR (se perguntar) Quem sou eu? Eu criei o meu mundo / Devo assumir esta responsabilidade? / Porque estas coisas acontecem comigo? E SORRIR / Apreciar aquele momento por mais difícil que seja;
    3 – Esconde-Esconde - Tudo que acontece ao meu redor é o reflexo de mim mesma;
    4 – Pedir AJUDA! Estar disposto a receber;
    5 – AÇÂO / proativamente / Fazer acontecer.
    Acho que faz parte do nosso processo de evolução, esta fórmula pode ser usada em qualquer adversidade, mesmo que demore uma vida toda para apreender! Tudo é possível na Luz.
    Sugiro a todos, lerem um pouquinho dos ensinamentos da Kaballah.
    Beautiful day ;)

    ResponderExcluir
  2. Mamma, thanks for sharing so inspiring lessons =)! Vamos praticar o 10/90 :D

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita! Volte sempre!