Enquanto suspiramos por uma vida sem dificuldades, o carvalho cresce forte através de ventos contrários e os diamantes são formados sob pressão. Peter Marshall

A arte de manter o estado de paz!
Isi Golfetto

Sabe aquele momento em que a gente entra em ebulição... e, literalmente explode em virtude da pressão do momento ou do calor de um desentendimento? Se pudéssemos antever as consequências que o desgaste dessa situação produziria, com certeza iríamos deixar o assunto para lá ou agiríamos de outra maneira. 

Paciência não é aguentar 
até não poder mais e explodir. 
Paciência é a arte de se libertar de cargas
emocionais dispensáveis para manter
o estado de paz! 

Serenidade para aceitar o que não posso modificar 

Se você consegue manter seus ânimos serenos diante de situações conflitantes contando até 10... você está de parabéns! Você tem controle diante de situações de pressão e mantém a serenidade. 

Mas, para nós, pobre mortais com pavio curto, que não conseguimos manter esse estado perene na grande maioria das situações, há uma boa notícia... colocar em prática a técnica do Princípio 10/90 de Stephen Covey, autor do best-seller Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes. Com essa técnica é possível adquirir o autocontrole nos momentos de grande pressão. 

Segundo esse princípio apenas 10% dos acontecimentos da vida não dependem da pessoa. Os outros 90% estão relacionados a forma como a pessoa reage ao acontecimento. 

O que isto quer dizer? 

Que eu não tenho o controle sobre 10% do que me acontece. Não posso impedir que chova no dia em que lavo o carro... não posso evitar que o meu voo atrase. Contudo, posso determinar como serão os outros 90% dessa história. É a minha reação aos fatos que vai ditar o resultado de cada situação adversa.

Coragem para modificar as minhas atitudes 

Vamos imaginar a seguinte situação. 

Você está tomando o café da manhã com sua família. Sua filha, ao pegar a xícara, derruba o líquido sobre a mesa e o café respinga tanto no uniforme do colégio dela quanto em sua camisa. Você não tem controle sobre esse incidente (10%). O que acontecer em seguida, sim... será determinado por sua reação ao fato (90%).

Você se irrita, repreende severamente a menina e ela começa a chorar. Irritado você censura a esposa por ter colocado a xícara muito próxima à beirada da mesa. Diante dessa situação se instaura uma batalha verbal. Alterado e resmungando muito, você vai trocar a camisa, a menina a roupa do colégio e a sua esposa sai para o trabalho contrariada, sem falar com você.

Como consequência, a sua filha perde o ônibus e chora copiosamente porque tem prova na primeira aula e não pode chegar atrasada. 

Você, por sua vez, já está em cima da hora para a reunião com a diretoria, mas precisa deixar a filha na escola, ampliando o roteiro até a sua empresa. 

Então você decide dirigir acima da velocidade permitida para ganhar tempo. No meio do percurso é parado por um guarda de trânsito. Depois de uns bons 15 minutos de uma discussão improdutiva, tentando justificar o injustificável, você sai de lá levando uma multa.  

Ao chegar na escola a sua filha, que ainda está chorando, desce do carro sem se despedir. 

Finalmente você chega ao estacionamento da empresa e alguns minutos atrasado para a reunião. Ao pegar as suas coisas do carro, percebe que esqueceu em casa, a pasta que continha os documentos que a diretoria aguardava para assinar. 

Seu dia mal começou e parece que não há mais nada para piorar. Você só espera que esse dia acabe sem mais estresse.

Ao retornar do trabalho encontra a sua esposa e filha de mau humor, em silêncio e frias com você. E agora, você ainda tem que resolver essa situação.

Imagine se tivesse a chance de voltar as horas e refazer essa história aplicando o Princípio 10/90. Veja como seria o seu dia.

O café respinga em sua camisa e na roupa da sua filha. A menina começa a chorar, mas você, gentilmente, a abraça e diz... tudo bem, querida, você só precisa ter mais cuidado da próxima  vez!

Rapidamente vocês trocam de roupa. Você pega a sua pasta, termina o café com a esposa e a menina consegue pegar o ônibus a tempo. Ao sair para trabalhar a sua esposa lhe dá um beijo e diz que sente muito orgulho de você como marido e como pai. 

Notou a diferença? 

Duas situações iguais 10%, com consequências muito diferentes. Os 90% foram determinados por uma reação inteligente e de autocontrole.

Irritação jamais resolveu problema algum... ao contrário da serenidade! 

Treine a sua mente para olhar o lado positivo das situações e avalie as possíveis consequência de uma explosão momentânea. Cultive a paz interior para manter a harmonia exterior. 

Se não criar a vida que você quer... provavelmente será forçado a viver uma vida que não quer! 

Que a serenidade e a harmonia cerquem a nossa vida a cada dia. 10/90... combinados? 

Foi um grande prazer estar em sua companhia.
Forte abraço
Isi

Textos sobre GESTÃO DE CONFLITOS. Click no link e Boa leitura.

Inspira, expira e não pira.  Expire bem devagar e se controle!

De que adianta...  Concentre-se nas soluções... não nos problemas.

Palavras convencem... exemplos arrastam...  Hábitos para manter o  controle das emoções.

Bom senso e Respeito.  Controlando situações tensas.

Quem você escutou hoje?  A escuta ativa na resolução de conflitos.

Me acompanhe nas Páginas do Facebook 

Bate-papo com Estilo Frases. Mensagens que Inspiram 

Equilibrio Sentimental. Essência Feminina

4 comentários:

  1. Já estudo a Kabbalah ha algum tempo, e na aula passada, o professor colocou como reagir diante de desafios pessoais, semelhante ao post acima, segundo ele, existe uma fórmula mágica chamada “Fórmula da Proatividade”, diante dos problemas devemos:
    1 – PARAR;
    2 – PENSAR (se perguntar) Quem sou eu? Eu criei o meu mundo / Devo assumir esta responsabilidade? / Porque estas coisas acontecem comigo? E SORRIR / Apreciar aquele momento por mais difícil que seja;
    3 – Esconde-Esconde - Tudo que acontece ao meu redor é o reflexo de mim mesma;
    4 – Pedir AJUDA! Estar disposto a receber;
    5 – AÇÂO / proativamente / Fazer acontecer.
    Acho que faz parte do nosso processo de evolução, esta fórmula pode ser usada em qualquer adversidade, mesmo que demore uma vida toda para apreender! Tudo é possível na Luz.
    Sugiro a todos, lerem um pouquinho dos ensinamentos da Kaballah.
    Beautiful day ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço, Danielle por compartilhar os seus conhecimentos. Abraços

      Excluir
  2. Mamma, thanks for sharing so inspiring lessons =)! Vamos praticar o 10/90 :D

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita! Volte sempre!