O homem que domina a si mesmo liberta-se de um poder que o acorrenta e que escraviza quase todas as pessoas. Friedrich Schiller

Palavras convencem... exemplos arrastam!
Isi Golfetto
Nossos caminhos se cruzam diariamente com os de outras pessoas. É inevitável que dentre elas haja uma ou outra com personalidade mais forte e que confunda decibéis com verdade ao tratar um conflito.
Não aumente a sua voz... melhore os seus argumentos...
escolha bem o que pretende refletir.
Infelizmente, não é raridade nos depararmos com esse destempero das pessoas seja ao celular, em reuniões da empresa, em locais onde precisamos aguardar por um atendimento, no trânsito, e muito mais frequente do que gostaríamos entre os casais.
Dizem que uma imagem ‘fala’ mais que mil palavras. Pois bem, ao observarmos a reação das pessoas da imagem acima nem precisamos de muito para descrever as emoções que elas estão demonstrando através das atitudes e deduzir possíveis necessidades ou desejos que não estejam sendo atendidos.
Sentimos um clima carregado, impulsionado pela raiva e seus autores nem se dão conta da maneira egoísta de como estão agindo. E, é quase certo que estão investindo todo o seu esforço em procurar o que culpar ou a quem possam acusar para se justificarem e darem voz ao seu descontrole. 
Quando pequena, aprendi uma lição com a minha avó. Fiz uma encenação pouco elegante diante dela e, com a categoria de uma lady ela falou... faça exatamente isso em frente ao espelho e veja se você gosta do que vê.
Muitas pessoas iriam se assustar se vissem no espelho o reflexo, não do seu rosto, mas do seu desequilíbrio emocional.
Agora, vamos observar as pessoas na imagem abaixo. Quais os sentimentos ou emoções elas estão deixando transparecer? Que valores estão demonstrando?
Domínio próprio ou autocontrole é resultado de conhecer a si mesmo, de disciplina, de muita força de vontade e de caráter. É uma qualidade que todos nós, cedo ou tarde, precisamos começar a desenvolver. É o poder sobre si mesmo.
Quem vence alguém é vencedor, mas quem vence a si mesmo é invencível!
Não agimos com razão todo o tempo. A emoção tem grande influência em nossas decisões e ações. Portanto, adquirir e manter o domínio sobre si mesmo significa libertar-se de um poder que acorrenta e escraviza.
Saiba como algumas ações colocadas em prática podem fazer a diferença diante de situações estressantes.
Listar as suas ações e reações. É importante investir um tempo em se perceber, ficar atento às emoções que disparam diante do medo, da ira, da contrariedade.
Levar a vida menos a sério. Em momentos difíceis é fácil dramatizarmos a situação e torná-la pior do que é. Sempre que possível use o bom humor.
Ser flexível. Situações de estresse intenso funcionam como um dínamo. Pouca razão e muita emoção acarretam consequências que mais tarde podem trazer arrependimento. Procure exigir menos do outro e de si mesmo.
Controlar a situação. Dentro do possível procure adiar uma conversa para quando os ânimos estiverem mais calmos. Quando obtemos o controle das nossas emoções dominamos nossos impulsos e deixamos de decidir e agir segundo nosso prazer.
Exercício de relaxamento. Para ajudar a controlar o estresse e acalmar a mente tem um exercício de relaxamento de respiração que costumo fazer. São apenas 15 minutos diários. Vale a pena. Aproveite!
Vamos tornar essas ações um hábito e manter o equilíbrio diante das situações conflituosas, levando em conta as consequências e o impacto dos nossos atos e palavras na vida do outro.
Quanto mais suave é o tom da sua voz ao argumentar mais você será respeitado. Grite e a razão o abandonará por completo.
Sem o domínio sobre si mesmo ninguém pode pretender controlar qualquer situação e muito menos ser modelo para pessoas que estão sob sua influência. Mesmo porque palavras podem até convencer, mas os exemplos arrastam.
Não reclame que as crianças nunca ouvem quando você fala. Preocupe-se com as suas atitudes porque elas sempre estão observando o que você faz.
A verdadeira grandeza e nobreza do homem, mede-se por sua capacidade de vencer os próprios sentimentos e não pela capacidade desses sentimentos em vencê-lo!
Força e sucesso a nós!
Foi um prazer estar em sua companhia!
Um abraço
Isi
Blog Motivacional - http://batepapocomestilo.blogspot.com.br/
Página/textos e frases motivacionais - https://www.facebook.com/batepapocomestilo
Página /poemas, contoshttps://www.facebook.com/equilibrio.sentimental

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita! Volte sempre!