É preciso saber ouvir e saber calar. Por falar e pouco pensar pessoas cometem erros difíceis de reparar. E, por ouvir menos do que pensam, piores erros cometem ainda... Augusto Branco

Comunicação ou competição? 
Isi Golfetto
A comunicação entre as pessoas, quer no relacionamento pessoal, profissional ou social está cada vez mais ameaçadora e competitiva. Frases parecem carregadas de munição. O objetivo parece claro: que vença o melhor!
A maneira como nos comunicamos com os outros e com nós mesmos
determina a qualidade de nossas vidas.
Alguma vez você presenciou ou passou pelo constrangimento de ser o protagonista de frases como a da cena do casal, na imagem, acima? Foi o que pensei. Eu também.
O que será que leva alguém a se posicionar em frente ao próximo, expressar suas opiniões e sentimentos, com uma pitada (ou dose excessiva) de comentários sarcásticos e componentes não verbais, sem o mínimo constrangimento e sem levar em consideração o direito e o ponto de vista do próximo?
Pode-se afirmar que tal comportamento se dá em virtude de:
Associar aquilo que é dito a quem o diz.
Aquilo que é falado não é necessariamente o que as pessoas entendem.
O que elas entendem é mais importante do que aquilo que foi dito.
Por outro lado, será possível defender os seus direitos e colocar sua opinião sem ferir, intimidar ou manipular o outro?
Vamos a alguns exemplos e a seguir apresentar três prováveis comportamentos:
Quando o vizinho coloca aquele som, naquele volume, depois do horário permitido.
Quando a esposa/namorada fica solicitando atenção justamente na hora do jogo.
Quando é preciso dizer “não” para um filho / um colega de trabalho / um convite.
Comportamento passivo. Agradar o outro, cedendo ao seu pedido. Essa pessoa é a primeira a violar os seus próprios direitos, entregando ao outro a permissão de manipulá-lo. Sem dúvida essa alternativa pode ser menos tensa e boa para o outro, mas a que custo para a própria pessoa?
Comportamento agressivo. Alguém que busca dominar o outro com suas ideias e impor a sua vontade. Em geral essa pessoa não mantém o controle pessoal nem da situação. São pessoas exigentes, intitulam-se sinceras e não tem dificuldade alguma em criticar. Seu foco é sempre o agente dos fatos.
Comportamento assertivo. É aquela pessoa coerente com os seus sentimentos, pensamentos e atitudes. É firme, mas não inflexível, e argumenta com calma e clareza sobre a questão. Busca defender o seu próprio espaço sem recuar e nem agredir o próximo.
A boa notícia é que ter um comportamento assertivo está ao alcance de todos. Para tanto leve em consideração três pontos principais:
Deixar claro o seu sentimento, pensamento ou necessidade com afirmações positivas.
Falar sobre o comportamento que causa o conflito, sem acusar a pessoa.
Expressar a mudança que deseja e o porquê.
Vamos, agora, aplicar o comportamento assertivo às frases da nossa imagem...
Ao invés de... você nunca me ouve... poderia dizer... eu gostaria de lhe falar, que tal...
Ao invés de... nada do que faço está bom... que tal... o que eu poderia fazer para...
Ao lado de um comportamento assertivo, caminha a comunicação assertiva que é uma ferramenta para auxiliar no desenvolvimento das relações humanas, Sendo assim é indispensável...
aprender a entender o próximo, se colocando em seu lugar e, assim compreender melhor a maneira de pensar e agir do outro.
aprender a ouvir na essência. A comunicação assertiva vai muito além de tão somente ouvir as palavras. É preciso prestar atenção aos gestos, no olhar, na expressão facial, na postura corporal do outro.
escolher o momento apropriado para falar. Muito embora o que se tenha a comunicar seja importante, é essencial ter a sensibilidade de saber se aquele momento é o mais adequado.
ficar atento à própria fala. Você se expressa adequadamente? Quase sempre não é o que falamos, mas como falamos que vai orientar o tom da comunicação. Observe atentamente o seu tom de voz, as palavras escolhidas para falar, as suas expressões físicas e faciais e perceba se as suas atitudes não estão passando uma mensagem contrária a que deseja.
O importante não é convencer com palavras é surpreender com atitudes.
Quando funcionam em harmonia o comportamento assertivo e a comunicação assertiva cria-se um canal que permite um diálogo honesto e uma significativa redução de conflitos.
Qual dessas dicas você já coloca em prática? Se ainda não... qual delas você vai colocar em prática?
Ninguém pode mudar qualquer pessoa a não ser a si mesmo. Após tornar-se um exemplo, qualquer pessoa pode ser inspiração para o outro querer mudar.
Foi muito bom ter a sua companhia.
Um grande abraço
Isi
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4 comentários:

  1. Magnífico texto!

    O comportamento assertivo nada mais é do que buscar o equilíbrio entre o que eu desejo com o que o outro deseja... A imposição dos próprios desejos só dificulta as relações e afasta as pessoas.

    Então, vamos tentar um comportamento assertivo. Mãos à obra!!

    Beijos;

    Ana

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    1. Agradeço o seu comentário, querida.
      Disciplina, força de vontade até tornar esse comportamento um hábito "no matter what". Ninguém está dizendo que é fácil e que não vamos escorregar aqui e ali, mas manter a persistência diante dos obstáculos é que vai nos levar à vitória. Uma dica: estar atento ao que ouve, ao falar a coisa certa, da forma certa, na hora certa, para a pessoa certa no local certo.
      Beijos

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  2. Dificilmente as pessoas conseguem ter o comportamento assertivo, pois os sentimentos são difíceis de controlar, muitos se prendem a conceitos, paradigmas e tradições; e fecham suas mentes para o que realmente importa, que é aceitar o outro como ele é; para mudar um comportamento ou uma vida, eles têm que fazer isso juntos sem tentar impor a vontade do outro. Um abraço!

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  3. Agradeço seu comentário.
    Concordo. Enquanto a missão-mor do ser "humano" estiver em modificar o outro a sua imagem e conforto o desperdício de energia e a falta de humildade é que estarão nos "top 10" dos relacionamentos. Infelizmente!
    Abraços

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