É preciso saber ouvir e saber calar. Por falar e pouco pensar pessoas cometem erros difíceis de reparar. E, por ouvir menos do que pensam, piores erros cometem ainda... Augusto Branco

Comunicação ou competição? 
Isi Golfetto

A comunicação entre as pessoas, quer no relacionamento pessoal, profissional ou social está cada vez mais ameaçadora e competitiva. Frases parecem carregadas de munição. O objetivo é claro... que vença o melhor!

A maneira como nos comunicamos com o outro e com nós mesmos determina a nossa qualidade de vida!

Escutar para compreender 

Você se sente incompreendido? Alguma vez você presenciou ou passou pelo constrangimento de ser o protagonista de frases como a da cena acima? 

O que será que leva alguém a se posicionar em frente ao próximo, expressar suas opiniões e sentimentos com uma pitada (ou dose excessiva) de comentários sarcásticos e componentes não verbais, sem o mínimo constrangimento e sem levar em consideração o direito e o ponto de vista do outro? 

Pode-se afirmar que tal comportamento se dá em virtude de... 

associar aquilo que é dito a quem o diz... 

aquilo que é falado, não é necessariamente o que as pessoas entendem... 

o que elas entendem é mais importante do que aquilo que foi dito. 

Por outro lado, será possível defender os seus direitos e colocar a sua opinião sem ferir, intimidar ou manipular o outro? 

Qual seria o comportamento adequado diante dessas situações... 

quando o vizinho coloca aquele som, naquele volume depois do horário permitido...

quando a esposa/namorada fica solicitando a sua atenção na hora do jogo... 

quando é preciso dizer - não - para um filho / colega de trabalho / a um convite. 

Não é convencer com palavras é surpreender com atitudes

Uma comunicação assertiva anda de mãos dadas com um comportamento assertivo 

Comportamento passivo. Agradar o outro, cedendo ao seu pedido. Essa pessoa é a primeira a violar os seus próprios direitos entregando ao outro a permissão de manipulá-lo. Sem dúvida essa alternativa pode ser menos tensa e boa para o outro, mas a que custo para a própria pessoa? 

Comportamento agressivo. Alguém que busca dominar o outro com sua ideias e impor a sua vontade. Em geral essa pessoa não mantém o controle pessoal nem da situação. São pessoas exigentes, intitulam-se sinceras e não tem dificuldade alguma em criticar. Seu foco é sempre o agente dos fatos. 

Comportamento assertivo. É aquela pessoa coerente com os seus sentimentos, pensamentos e atitudes. É firme, mas não inflexível e argumenta com calma e clareza sobre a questão. Busca defender o seu próprio espaço sem recuar e nem agredir o próximo. 

A boa notícia é que ter um comportamento assertivo está ao alcance de todos.

Para tanto leve em consideração três pontos principais... 

deixar claro o seu sentimento, pensamento ou necessidades com afirmações positiva... 

falar sobre o comportamento que causa o conflito, sem acusar a pessoa....

expressar a mudança que deseja e o porquê. 

Aplicando o comportamento assertivo à frases do casal acima... 

ao invés de... você nunca me ouve... poderia dizer... eu gostaria de falar com você, que tal se... 

ao invés de... nada do que eu faço está bom... poderia falar... o que eu poderia fazer para... 

Ao lado de um comportamento assertivo caminha a comunicação assertiva que é uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento dos relacionamentos. Sendo assim é indispensável... 

aprender a entender o outro, se colocar em seu lugar e compreender melhor a sua maneira de pensar e agir... 

aprender a ouvir na essência que vai muito além de ouvir as palavras que foram ditas. É preciso prestar atenção aos gestos, no olhar, na expressão facial, na postura corporal, no próprio silêncio... 

escolher o momento apropriado para falar apesar da importância do tema a se comunicar. É essencial ter a sensibilidade e saber se aquele momento é o mais adequado... 

ficar atento à própria fala. Você se expressa adequadamente? Quase sempre não é o que falamos, mas como falamos que vai orientar o tom da comunicação. Observe atentamente o seu tom de voz, as palavras que foram escolhidas para serem ditas, cuide com as expressões faciais e físicas e perceba se a sua atitude não está passando uma mensagem contrária a que deseja. 

Qual dessas ações você já coloca em prática? Quando o comportamento assertivo e a comunicação assertiva funcionam em harmonia, cria-se um canal que permite um diálogo honesto e uma significativa redução de conflitos. 

Ninguém pode mudar ninguém a não ser a si mesmo. Mas, qualquer pessoa pode se tornar um exemplo e ser uma fonte de inspiração para o outro querer mudar! Isi Golfetto 

Foi muito bom ter a sua companhia. 
Um grande abraço 
Isi 

Textos sobre COMUNICAÇÃO. Click no link e Boa leitura. 

O mesmo, só que não...   Comunicação, um dos maiores desafios da humanidade

Pessoas difíceis ou comunicação inadequada? Principais erros na comunicação.

Seria cômico se não fosse trágico!  Interferências no ato de ouvir o outro.

Quem você escutou hoje?  Escutar não é algo que você faz na correria! 

Você é um bom ouvinte?  Autoavaliação.

Me acompanhe nas Páginas do Facebook 

Bate-papo com Estilo Frases. Mensagens que Inspiram 

Equilibrio Sentimental. Essência Feminina

4 comentários:

  1. Magnífico texto!

    O comportamento assertivo nada mais é do que buscar o equilíbrio entre o que eu desejo com o que o outro deseja... A imposição dos próprios desejos só dificulta as relações e afasta as pessoas.

    Então, vamos tentar um comportamento assertivo. Mãos à obra!!

    Beijos;

    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o seu comentário, querida.
      Disciplina, força de vontade até tornar esse comportamento um hábito "no matter what". Ninguém está dizendo que é fácil e que não vamos escorregar aqui e ali, mas manter a persistência diante dos obstáculos é que vai nos levar à vitória. Uma dica: estar atento ao que ouve, ao falar a coisa certa, da forma certa, na hora certa, para a pessoa certa no local certo.
      Beijos

      Excluir
  2. Dificilmente as pessoas conseguem ter o comportamento assertivo, pois os sentimentos são difíceis de controlar, muitos se prendem a conceitos, paradigmas e tradições; e fecham suas mentes para o que realmente importa, que é aceitar o outro como ele é; para mudar um comportamento ou uma vida, eles têm que fazer isso juntos sem tentar impor a vontade do outro. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Agradeço seu comentário.
    Concordo. Enquanto a missão-mor do ser "humano" estiver em modificar o outro a sua imagem e conforto o desperdício de energia e a falta de humildade é que estarão nos "top 10" dos relacionamentos. Infelizmente!
    Abraços

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita! Volte sempre!