Aquele que sabe falar sabe também quando fazê-lo. Arquimedes

O silêncio é de ouro, mesmo? 
Isi Golfetto

Não vivemos em um conto de fadas. Portanto, o relacionamento entre casais nem sempre é um mar de almirante, nem um céu de brigadeiro.

A vida é um eco. Se não gosta do que 
está recebendo... observe o que está emitindo.

O silêncio que ensurdece 

Crises acontecem. E um problema mal resolvido pode causar um silêncio entre o casal. E, quase sempre esse silêncio é sinônimo de solidão e dor. 

Então, a pergunta que não quer calar... o silêncio é de ouro, mesmo? 

O silêncio de ouro é aquele que joga fora expressões sonoras desnecessárias... o silêncio de ouro é aquele que trás paz, que se transmite com o olhar acolhedor, com o sorriso meigo, com gestos delicados, com um beijo apaixonado. 

Nesse silêncio de ouro as palavras não se encaixam porque há momentos na vida em que se deveria calar e deixar o silencio falar ao coração... pois há emoções que as palavras não sabem traduzir. 

O silêncio é uma arte. Ela exige certo domínio e requintes de um domador de feras. Difícil para quem está habituado a impor suas próprias vontades e falar suas verdades doa a quem doer. 

Portanto, há uma grande diferença entre o silêncio que acalma daquele silêncio que ensurdece, que grita, que aflige. Um silêncio que maltrata não pode ser de ouro. 

O silêncio imposto é a forma mais cruel de poder e de tortura sobre o outro. A pessoa punida se questiona... foi algo que eu fiz ou que eu não fiz? Foi algo que eu disse ou deixei de dizer?  

Além de refém dessas dúvidas, o silêncio imposto deixa a sua vítima com a sensação e o temor de que junto com a interrupção da comunicação tenha se retirado o afeto do parceiro. Podemos eliminar os clamores, mas não temos como nos vingar do silêncio. Alfred Vigny 

Quem silencia ao diálogo não tem nem de longe a ideia do mal que está causando ao outro. 

Achou que não tinha como piorar essa agonia? 

O silêncio vem acompanhado da indiferença. Essa indiferença não se limita apenas aos telefonemas que não retornados, a ausência das respostas às mensagens enviadas ou de um encontro onde os dois mal se olham e se falam. A indiferença é um ato de frieza e desprezo pelo outro. Não há maior solidão que aquela que se dá não pela ausência da pessoa, mas pela indiferença da sua presença. David Saleeby 

Saber silenciar pode ser aprendido 

Cada um de nós tem uma nova oportunidade a cada dia de se tornar uma pessoa melhor.

Aprender a  transformar esse silêncio punitivo em um silêncio que acalme o coração. 

Aprender a silenciar o pensamento cruel de punir o outro com a sua atitude.

Apender a silenciar o julgamento que faz do outro sobre fatos que não sabe e não viu. 

Aprender a silencia as ofensas. 

Aprender a respeitar o outro. 

Quando olhamos para a pessoa que amamos com generosidade, gentileza, empatia, vamos perceber que temos como preencher o espaço que separa uma alma da outra, não com um silêncio que atormenta, mas com um silêncio que acolhe, abraça, acaricia. 

Não espere ver mudanças se não começar por você. 

Então, vai lá... você nunca sabe que resultados virão das suas ações, mas se não fizer nada... não existirão resultados. Gandhi 

Uma semana de mudanças a todos nós. 
Abraços 
Isi 

Textos sobre RELACIONAMENTOS. Click no link e Boa leitura. 

De que adianta...  Ou você busca a solução... ou é parte do problema.

Se a vida não ficar mais fácil... trate de ficar mais forte.  Tolerância, o exercício da empatia.

Decepção tem remédio?  Decepções são proporcionais ao nosso grau de expectativas. 

Para quem quer voar...  Aquele momento quando a sua paciência é colocada em xeque! 

Conto de fadas ou conto de falhas?  E escolheram um ao outro todos os dias.

Me acompanhe nas Páginas do Facebook 

Bate-papo com Estilo Frases. Mensagens que Inspiram 

Equilibrio Sentimental. Essência Feminina

2 comentários:

  1. Adorei seu post. Ficou maravilhoso!! Em alguns momentos, o silêncio é mais eficaz do que as palavras. Porém, o silêncio usado para machucar, serve apenas para afastar. Portanto, é importante saber usá-lo com sabedoria...

    Obrigada pelas palavras!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Agradeço suas palavras. O propósito nessa vida é evoluirmos e sem dúvida isso se reflete em nossas atitudes. Se cada um fizer a sua parte vamos fazer um mundo mais harmonioso.
    Beijos

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita! Volte sempre!