Se o que tens a dizer não é mais belo que o silêncio, então cala-te. Pitágoras

Você é um bom ouvinte?
Isi Golfetto
Mais do que meramente escutar, ouvir com eficácia implica em dar àquele que fala a sua completa atenção somada à sua capacidade de compreensão. Essa compreensão o torna apto a apreciar o outro e a perceber a maneira como ele se sente e por quê. Você, também, estará mais preparado para detectar expectativas, esperanças, temores e dificuldades.
Ouvir não é apenas esperar o outro terminar a sua fala
para retomar ao insaciável desejo de falar sobre
aquilo que gravita a sua volta.

É incrível como há pessoas que não se calam nem mesmo quando estão sozinhas. Ficam impacientes ao ouvir o outro porque não conseguem silenciar o seu diálogo interno.
Ouvir pede silêncio interior. É uma decisão de se esvaziar e respeitar o colega de diálogo.
Ouvir é uma arte que exige disciplina, treino, paciência, empatia, humildade, generosidade.
Você é um bom ouvinte?
Se desejar saber como anda essa sua virtude apresentamos um teste que propõe uma autoavaliação e a avaliação de uma ou duas pessoas do seu relacionamento.
Autoavaliação. Responder as questões e dar a pontuação que julgar correta.
Ser avaliado. Escolher uma ou duas pessoas para responderem sobre você. Comparar os resultados.
Pontuação. De 1 a 4, sendo 1 para a alternativa nunca e 4 para a alternativa sempre
1. Você permite que o outro se expresse sem interrompê-lo? 
(   ) Nunca
(   ) Raramente 
(   ) Quase sempre
(   ) Sempre
2. Você escuta nas entrelinhas, procurando o sentido das palavras especialmente quando a pessoa usa linguagem de significado não claro?
(   ) Nunca
(   ) Raramente 
(   ) Quase sempre
(   ) Sempre
3. Você se esforça para reter as informações importantes durante a conversa?
(   ) Nunca
(   ) Raramente 
(   ) Quase sempre
(   ) Sempre
4. Você registra os detalhes mais importantes?
(   ) Nunca
(   ) Raramente 
(   ) Quase sempre
(   ) Sempre
5. Ao recordar um fato, você se preocupa em localizar e registrar os fatos mais importantes e as palavras-chave? 
(   ) Nunca
(   ) Raramente 
(   ) Quase sempre
(   ) Sempre 
6. Você repete para o seu interlocutor os detalhes essenciais de uma conversa, antes que ela chegue ao fim, visando confirmar o que foi entendido?
(   ) Nunca
(   ) Raramente 
(   ) Quase sempre
(   ) Sempre
7. Quando em conversa com o outro, você começa a formular a sua resposta apenas quando o outro finaliza as suas ideias?
(   ) Nunca
(   ) Raramente 
(   ) Quase sempre
(   ) Sempre 
8. Você evita se tornar hostil quando o ponto de vista do seu interlocutor difere do seu?
(   ) Nunca
(   ) Raramente 
(   ) Quase sempre
(   ) Sempre 
9. Você ignora fatos paralelos que interferem na conversa?
(   ) Nunca
(   ) Raramente 
(   ) Quase sempre
(   ) Sempre
10. Você sente e transmite interesse genuíno no que o outro está dizendo?
(   ) Nunca
(   ) Raramente 
(   ) Quase sempre
(   ) Sempre
Interpretação do resultado.
32 pontos ou mais você é um bom ouvinte. Alguém que desperta confiança e que sabe captar as ideias do seu interlocutor.
De 27 a 31 pontos você está entre os ouvintes medianos.
De 22 a 26 pontos aponta para a necessidade de superar algumas deficiências para obter uma prática mais consciente da arte de ouvir be m.
Abaixo de 21 pontos, provavelmente, boa parte das mensagens que você escuta possui interferências.
Com o resultado da avaliação em mãos você vai identificar os pontos que precisa desenvolver para ouvir o outro com eficácia. Estes se encontram nos itens avaliados com 1 ou 2 pontos. O objetivo é eliminar o nunca e o raramente da sua lista. 
Ninguém é perfeito. Todos estamos em processo de construção, reforma, melhorias.Tire um tempo para refletir e avaliar o seu comportamento em relação a habilidade de ouvir o outro. Quando nos conhecemos melhor, conhecemos também os principais fatores que interferem em nosso desenvolvimento e assim podemos aprimorar e evoluir em nossa capacidade de captar o que o outro quer dizer através da emoção que transmite por meio das suas palavras e gestos, e assim, aos poucos vamos nos tornar verdadeiros ouvintes.
Quem sabe ouvir consegue entender a importância da fala e melhorar o seu relacionamento interpessoal.
Foi um prazer estar em sua companhia.
Um forte abraço. Até breve.
Isi

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