Se o que tens a dizer não é mais belo que o silêncio, então cala-te. Pitágoras

Você é um bom ouvinte?
Isi Golfetto
Mais do que meramente escutar, ouvir com eficácia implica em dar àquele que fala a sua completa atenção, somada à sua capacidade de compreensão. Essa compreensão o torna apto a apreciar o outro e a perceber a maneira como ele se sente e por quê. Você, também, estará mais preparado para detectar expectativas, esperanças, temores e dificuldades.
Ouvir não é apenas esperar o outro terminar a sua fala
para retomar ao insaciável desejo de falar
sobre aquilo que gravita à sua volta.

Autoavaliação - você é um bom ouvinte?
É incrível como há pessoas que não se calam nem mesmo quando estão sozinhas. Ficam impacientes ao ouvir o outro porque não conseguem silenciar o seu diálogo interno.
Ouvir pede silêncio interior. É uma decisão de se esvaziar e respeitar o colega de diálogo.
Ouvir é uma arte que exige disciplina, treino, paciência, empatia, humildade, generosidade.
Quer saber como anda essa sua virtude? Apresentamos um teste de avaliação que é realizado em duas etapas.
Autoavaliação. Na primeira etapa você responde as questões e dá a pontuação que julgar correta.
Ser avaliado. Na segunda etapa você escolhe uma ou duas pessoas para responderem sobre você. E então, compara os resultados. 
Pontuação. De 1 a 4 pontos, sendo 1 para a alternativa nunca e 4 para a alternativa sempre.
1. Você permite que o outro se expresse sem interrompê-lo? 
(   ) Nunca 
(   ) Raramente 
(   ) Quase sempre
(   ) Sempre
2. Você escuta nas entrelinhas, procurando o sentido das palavras, especialmente quando a pessoa usa de significado não claro?
(   ) Nunca
(   ) Raramente 
(   ) Quase sempre
(   ) Sempre
3. Você se esforça para reter as informações importantes durante a conversa?
(   ) Nunca
(   ) Raramente 
(   ) Quase sempre
(   ) Sempre
4. Você registra os detalhes mais importantes?
(   ) Nunca
(   ) Raramente 
(   ) Quase sempre
(   ) Sempre
5. Ao recordar um fato, você se preocupa em localizar e registrar os fatos mais importantes e as apalavras-chave?
(   ) Nunca
(   ) Raramente 
(   ) Quase sempre
(   ) Sempre 
6. Você repete para o seu interlocutor os detalhes essenciais de uma conversa, antes que ela chegue ao fim, visando confirmar o que entendeu?
(   ) Nunca
(   ) Raramente 
(   ) Quase sempre
(   ) Sempre
7. Quando em conversa, você começa a formular a sua resposta quando o outro finaliza as as suas ideias?
(   ) Nunca
(   ) Raramente 
(   ) Quase sempre
(   ) Sempre 
8. Você evita se tornar hostil quando o ponto de vista do seu interlocutor difere do seu?
(   ) Nunca
(   ) Raramente 
(   ) Quase sempre
(   ) Sempre 
9 . Você ignora fatos paralelos que interferem na conversa?
(   ) Nunca
(   ) Raramente 
(   ) Quase sempre
(   ) Sempre
1. Você sente e transmite interesse genuino no que o outro está falando? 
(   ) Nunca
(   ) Raramente 
(   ) Quase sempre
(   ) Sempre
Interpretação do resultado. 
32 pontos ou mais você é um bom ouvinte. Alguém que desperta confiança e que sabe captar as ideias do seu interlocutor.
De 27 a 31 pontos você está entre os ouvintes medianos.
De 22 a 26 pontos aponta para a necessidade de uma prática consciente da arte de ouvir bem, a fim de superar algumas deficiências.
Abaixo de 21 pontos, provavelmente, boa parte das mensagens que você escuta possui interferências.
Com o resultado da avaliação em mãos, você vai identificar os pontos que precisa desenvolver para ouvir o outro com eficácia. Estes se encontram nos itens avaliados com 1 ou 2 pontos. O objetivo é eliminar o nunca e o raramente da sua lista. 
Ninguém é perfeito. Todos estamos em processo de construção, reforma, melhorias. Tire um tempo para refletir e avaliar o seu comportamento em relação a sua habilidade de ouvir o outro. Quando nos conhecemos melhor, conhecemos, também, os principais fatores que interferem em nosso desenvolvimento além de podemos aprimorar e evoluir em nossa capacidade de captar o que o outro quer dizer através da emoção que transmite por meio das suas palavras e gestos, e assim, aos poucos vamos nos tornar verdadeiros ouvintes.
Quem sabe ouvir consegue entender a importância da fala e melhorar o seu relacionamento interpessoal.
Foi um prazer estar em sua companhia.
Um forte abraço. Até breve.
Isi

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