Se o que tens a dizer não é mais belo que o silêncio, então cala-te. Pitágoras

Você é um bom ouvinte? 
Isi Golfetto 

Mais do que meramente escutar, ouvir com eficácia implica em dar àquele que fala a sua completa atenção, somada à sua capacidade de compreensão. Essa compreensão o torna apto a apreciar o outro e a perceber a maneira como ele se sente e por quê. Você também estará mais preparado para detectar expectativas, esperanças, temores e dificuldades.

Ouvir não é apenas esperar o outro terminar a sua fala para retornar ao insaciável desejo de falar sobre aquilo que gravita à sua volta!

Autoavaliação - Você é um bom ouvinte? 

É incrível como há pessoas que não se calam nem mesmo quando estão sozinhas. Ficam impacientes ao ouvir o outro porque não conseguem silenciar ao seu diálogo interno. 

Ouvir pede silêncio interior. É uma decisão de se esvaziar e respeitar o colega de diálogo. 

Ouvir é uma arte que exige disciplina, treino, paciência, empatia, humildade, generosidade. 

Quer saber como anda essa sua virtude? 

Apresentamos esse teste de avalição que é realizado em duas etapas.

Autoavaliação. Nessa primeira etapa você responde as questões e dá a pontuação que julgar correta. 

Ser avaliado. Na segunda etapa, você escolhe uma ou duas pessoas para responderem sobre você. Então, compara os resultados.

Pontuação. De 1 a 4 pontos, sendo 1 para a alternativa nunca e 4 para a alternativa sempre.

1. Você permite que o outro se expresse sem interrompê-lo?

(   ) Nunca
(   ) Raramente
(   ) Quase sempre
(   ) Sempre

2. Você escutas nas entrelinhas, procurando o sentido das palavras, especialmente quando a pessoa usa de significado não claro?

(   ) Nunca
(   ) Raramente
(   ) Quase sempre
(   ) Sempre

3. Você se esforça para reter as informações importantes durante a conversa?

(   ) Nunca
(   ) Raramente
(   ) Quase sempre
(   ) Sempre

4. Você registra os detalhes mais importantes?

(   ) Nunca
(   ) Raramente
(   ) Quase sempre
(   ) Sempre

5. Ao recordar um fato, você se preocupa em localizar e registrar os fatos mais importantes e as palavras-chaves?

(   ) Nunca
(   ) Raramente
(   ) Quase sempre
(   ) Sempre

6. Você repete para o seu interlocutor os detalhes essenciais de uma conversa antes que ela chegue ao fim, visando confirmar o que entendeu?

(   ) Nunca
(   ) Raramente
(   ) Quase sempre
(   ) Sempre

7. Quando em conversa, você começa a formular a sua resposta quando o outro finaliza as suas ideias?

(   ) Nunca
(   ) Raramente
(   ) Quase sempre
(   ) Sempre

8. Você evita se tornar hostil quando o ponto de vista do seu interlocutor difere do seu?

(   ) Nunca
(   ) Raramente
(   ) Quase sempre
(   ) Sempre

9. Você ignora fatos paralelos que interferem na conversa?

(   ) Nunca
(   ) Raramente
(   ) Quase sempre
(   ) Sempre

10. Você sente e transmite interesse genuíno no que o outro está falando?

(   ) Nunca
(   ) Raramente
(   ) Quase sempre
(   ) Sempre

Interpretação do resultado.

32 pontos ou mais. Você é um bom ouvinte. Alguém que desperta confiança e que sabe captar as ideias do seu interlocutor. 

De 27 a 31 pontos você está entre os ouvintes medianos. 

De 22 a 26 pontos aponta para a necessidade de uma prática consciente da arte de ouvir bem a fim de superar algumas deficiências

Abaixo de 21 pontos, provavelmente, boa parte das mensagens que você escuta possui interferências

Com o resultado da avaliação em mãos você vai identificar os pontos que precisa desenvolver para ouvir o outro com eficácia. Estes se encontrar nos itens avaliados com 1 ou 2 pontos. O objetivo é eliminar o nunca e o raramente da sua lista. 

Ninguém é perfeito. Todos estamos em processo de construção, reforma, melhorias. Tire um tempo para refletir e avaliar o seu comportamento em relação a sua habilidade de ouvir o outro. Quando nos conhecemos melhor, conhecemos também os principais fatores que interferem em nosso desenvolvimento, além de podermos aprimorar e evoluir em nossa capacidade de captar o que o outro, realmente, quer dizer através da emoção que transmite por meio das suas palavras e gestos e, assim, aos poucos vamos nos tornar verdadeiros ouvintes.

Quem sabe ouvir consegue entender a importância da fala e melhorar o seu relacionamento interpessoal. 

Bom estar em sua companhia. 
Forte abraço 
Isi 

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