Duas coisas indicam fraqueza: calar quando é preciso falar e falar quando é preciso calar. Provérbio Persa

Pessoas difíceis ou comunicação inadequada?
Isi Golfetto

A comunicação pode facilitar ou dificultar o andamento de nossas conversas seja pessoal ou profissional. Assim, comunicar de forma assertiva é uma arte.

Uma pessoa inteligente sabe o que dizer... 
uma pessoa sábia sabe se deve ou não dizer!

Você pode saber o que disse... mas nunca o que o outro entendeu!

Quantas vezes você se encontra em situações que geram estresse ou mal-entendido causados por problemas de comunicação? Parece que um fala grego e o outro troiano? Por que isso acontece?

Comunicar é uma atividade natural do ser humano e uma necessidade.

Nos comunicamos diariamente não apenas através da forma oral, mas da forma não-verbal, que são os sinais que o nosso corpo emite sem que percebamos e comunica até o que não queremos.

Especialista em comunicação verbal focada em gestão de pessoas, Reinaldo Passadori destaca os principais erros na comunicação.

Principais erros na comunicação 

Apatia. A apatia pode ser o pior dos sentimentos ou a sua inexistência. É a indiferença plena - tanto faz como tanto fez... como se o outro, seus pensamentos e sentimentos não merecessem nenhuma atenção e consideração. Empatia, ao contrário, é a capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo o seu temperamento. Com voz serena, mas firme, torna a comunicação mais atraente, interagindo com calma, confiança, polidez. 

Insegurança. Pessoas inseguras geralmente se comportam de maneira agressiva, o que pode causar medo e intimidação ao outro. Quem se conhece verdadeiramente detém o controle de seus atos, gestos e palavras. Uma pessoa assertiva defende as suas ideias e direitos e, ao mesmo tempo procura aceitar do outro o que deve ser feito. 

Impaciência. Quando a pessoa é impaciente é difícil de ensinar e de absorver o aprendizado já que não há espaço para a observação e o intercâmbio de informações. Uma postura sábia requer dar tempo de maturação necessária aos acontecimentos e também tomar decisões firmes de forma serena, sem atropelos.

Incoerência. É a diferença entre falar, defender uma ideia, valores ou posição e não seguir o discurso e ideias apregoadas. Esse comportamento desperta desconfiança e descrédito pois as pessoas acreditam que a qualquer momento o incoerente poderá mudar de lado sem se importar com os desdobramentos das suas atitudes. 

Prolixidade. Ser excessivamente longo, cansativo, entediante em uma conversa ou texto. Esse é um dos maiores pecados da comunicação. Geralmente o prolixo não reconhece que sua expressão é confusa, cheia de palavras repetidas ou sem um significado importante e os seus ouvinte não prestam atenção, justamente pela falta de objetividade. 

Ignorância. Falta de conhecimento, sabedoria e instrução sobre determinados temas ou mesmo por acreditar em algo falso não tendo discernimento. Saber que existe muito mais conhecimento e profundida em um assunto, porém se contentar com o que já sabe. Fazer pouco caso da importância do saber e agir como se não precisasse do outro. 

Arrogância. Caracteriza a falta de humildade. Alguém que não deseja ouvir, aprender algo que não saiba e querer estar no mesmo nível do outro. Contraposta, a humildade é uma das qualidades mais difíceis de exercer e não significa ser fraco perante a posição que ocupa. A humildade é saber ouvir sem passar por cima do outro, é ser reverente e ter conhecimento exato do que não se é. Pode-se nascer com essa característica ou trabalhar para adquiri-la. 

Portanto, para obter mais assertividade em sua comunicação é preciso aprender a escutar e entender o que as outras pessoas dizem. É estar atendo aos gestos, aos movimentos e às expressões que muitas vezes revelam mais sobre alguém do que as próprias palavras. 

Sucesso no desemprenho e domínio da arte comunicação a todos nós! 

Bom estar em sua companhia. 
Forte abraço 
Isi

Textos sobre COMUNICAÇÃO. Click no link e Boa leitura. 

Você é um bom ouvinte?  Avaliação.

inspira, expira e não pira.  Expire bem devagar... e se controle!  

Comunicação ou competição?  Escutar para compreender.

O silêncio é de ouro, mesmo?  O silêncio que ensurdece. 

Bom senso e Respeito.  Muita calma nessa alma!

Me acompanhe nas Páginas do Facebook 

Bate-papo com Estilo Frases. Mensagens que Inspiram 

Equilibrio Sentimental. Essência Feminina

6 comentários:

  1. Muito bom!

    Vamos treinar a comunicação, afinal, ela é essencial para vivermos em harmonia.

    Parabéns pelo texto.

    Beijos;

    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço, Ana. Exatamente, encontrar a harmonia entre o que se pensa, diz e faz... a verdadeira felicidade!

      Excluir
  2. Muito bom o texto... comunicação tem sido um problema nos tempos atuais, pois as pessoas parecem estar cada vez mais alienadas aos seus próprios mundos, seus próprios pensamentos e ideias... creio que um grande problema seja mesmo a falta de sensibilidade, de se colocar no lugar do outro. A tolerância também deve ser enfatizada hoje, pois deixa a desejar em muitas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Nanda. A falta de sensibilidade de muitas pessoas reflete a dureza de coração que gera sentimentos frios e rústicos bloqueando qualquer possível compreensão na comunicação. Vamos fazer o nosso melhor!

      Excluir
  3. MUITO BOM!!!! Muito mesmo!
    dicas "simples" que conseguem mudar nossa vida e nossos relacionamentos :)

    refletir, aprender, mudar e nunca se acomodar!

    beijos
    claudinha

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita! Volte sempre!