O segredo é não correr atrás das borboletas. É cuidar do jardim para que elas venham até você. Mário Quintana

Não se amolde. Transforme-se!
Isi Golfetto

Nada na vida está realmente em nossas mãos, mas tudo está diante das nossas possibilidades. 

A adversidade desperta em nós capacidades que em circunstâncias favoráveis teriam ficado adormecidas. Horácio

A clausura que transforma 

Que tipo de adversidade você tem enfrentado? Como você tem reagido? Como isso tem afetado a sua vida? 

Sempre temos a oportunidade de aprender com a natureza. Provavelmente você já tenha refletido sobre as lições que a transformação da lagarta para uma elegante borboleta, nos ensina. 

Essa transformação não é algo que acontece da noite para o dia. Leva um tempo. É esse tempo que irá fazer a diferença em sua nova aparência, em sua nova vida. 

Da mesma forma que a lagarta não tem como escapar da clausura do casulo, mais cedo ou mais tarde as adversidades também irão nos encontrar. 

Esse será um tempo para nos conhecermos melhor e mudarmos de dentro para fora. Um tempo de aprendizados que poderão moldar o nosso caráter e proporcionar desenvolvimento e crescimento. 

Voltando à lagarta... que características podem descrevê-la? Um inseto rastejante, pesado, que queima, de aparência asquerosa, que decide se fechar para o mundo e morrer. 

Mas, a história da lagarta não termina assim. Dessa clausura surge um novo ser, que não rasteja mais... agora voa. Não pesa mais... agora é leve. Não queima mais... agora tem um brilho que a destaca. E, não tem mais aquela aparência asquerosa, ao contrário, se tornou uma bela borboleta preparada para voar e viver a sua liberdade. 

Porém, antes de voar a nossa borboleta terá que enfrentar um outro desafio... sair do casulo. Ela terá que passar por um processo lento e dolorido que vai exigir mais algum tempo e esforço até se libertar... o seu corpinho vai ter que se desdobrar e as suas asinhas se esticar. Essa luta para sair do casulo é que vai desenvolver a força que ela precisa para, finalmente, voar. 

Gosto dessa analogia. A borboleta simboliza a essência da mudança. Esse processo vivido por ela é inspirador. 

Quem de nós, ao atravessar momentos de angústia e adversidade não se recolheu para dentro de si mesmo e se sentiu uma lagarta em seu estado bruto, impotente e sem perspectivas futuras. Mas, é exatamente nessa reclusão que está o potencial do ser e, nesse tempo a oportunidade de se conhecer e de transformar padrões de pensamento, sentimento e atitudes. 

Sair do casulo é avançar apesar do problema, caminhar com elegância de espírito, leveza na alma e harmonia nas atitudes. É viver essa transformação em direção às suas realizações. 

Elegância e leveza interior se refletem na harmonia exterior 

Elegância é um estado de espírito que torna mais leve o que está dentro e harmoniza o que está fora. Isi Golfetto 

Ser elegante é dar o melhor de si e fazer a melhor escolha. É um comportamento que te acompanha do levantar ao deitar. Dá o tom nas situações mais adversas e continua impecável mesmo longe dos holofotes. 

O que uma pessoa é por dentro sempre vem à tona. Elegância são atitudes que vestimos. Não há roupas, cosméticos nem milagre de plástica que possa reter o que há em seu interior. Não há como esconder ou camuflar. 

Elegância não se compra, não dá e passa, nem se improvisa. Elegância é obtida através da vontade de querer mudar. Vem de dentro para fora. Se adquire ao longo de um processo exaustivo de aprendizado, com muita disciplina, força de vontade e persistência. 

Enfrentar a adversidade é um dos principais desafios da vida. É preciso ter atitude. 

Foque na solução. Quando você não está focado na solução do problema, você fica ansioso e estressado, age por impulso sem medir as consequências de seus atos, fica com sentimento de impotência e fracasso, além de ter a sensação de estar num beco sem saída. Ao focar na solução você vai assumir uma postura mais proativa, se concentra na sua capacidade de solucionar o problema, verificar o que está ou não está funcionando e pensar sobre as possíveis alternativas de um modo mais rápido, eficaz e criativo. 

Seja emocionalmente inteligente. Quando você se torna consciente de que algumas dificuldades são inevitáveis, você pode se preparar para enfrentá-las fortalecendo a sua musculatura emocional para saber como reagir ou agir. Saber atuar nessas situações é como ter um kit de Primeiros Socorros para quando o azar bater à porta. Se soubermos usar evitaremos danos maiores. 

Tempos difíceis nos encontram. Vamos torná-los fonte de crescimento, desenvolver características positivas e encontrar meios de manter a excelência nas atitudes permitindo que sejamos referência e inspiração para as pessoas no enfrentamento das adversidades. É confiar que tudo vai dar certo, que sempre há uma luz no fim do túnel e que esse infortúnio também vai passar. É cuidar do jardim para que as borboletas venham até nós! 

Agradeço a sua elegante companhia. 
Um grande abraço 
Isi 

Textos sobre ADVERSIDADE & SUPERAÇÃO & RESILIÊNCIA. Click no link e Boa leitura. 

Calma... é aos poucos que a vida vai dando certo.  Resiliência.

Contornando as adversidades.  Use a adversidade a seu favor.

#cancela2019  Como se reinventar após um duro golpe. 

Quem disse que o foco era a pedra?  O propósito escondido

Aguenta firme.  Algumas tempestades vem para testar as nossas raízes!

Não faça do medo a sua prisão.  Liberte-se do medo e viva uma vida plena.

Me acompanhe nas Páginas do Facebook 

Bate-papo com Estilo Frases. Mensagens que Inspiram 

Equilibrio Sentimental. Essência Feminina

4 comentários:

  1. Isi,

    Parabéns pelo post! Como sempre, seu texto se apresentou com leveza e uma valiosa sabedoria codificada nessa inspiração.

    Já estou aguardando pelo próximo...

    Beijos,

    Rafael Zampieri

    ResponderExcluir
  2. Um primor de post!
    Parabéns Isi, me sentí alimentado com sabedoria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wow, meu querido. Suas palavras me inspiram a querer ser melhor, sempre... Beijo grande.

      Excluir

Agradeço sua visita! Volte sempre!