A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio. Martin Luther King

Contornando as adversidades!
Isi Golfetto
Como enfrentar a adversidade quando ela bate à porta ou quando se está exausto de lutar a ponto de jogar a toalha? Como buscar o equilíbrio para enfrentar, reagir e superar a tempestade? Como transformar as adversidades e empregá-las para o benefício pessoal? 
Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades. Epicuro
Sabemos que tempos difíceis vão surgir em nosso caminho. Ficamos vulneráveis diante das circunstâncias e muitas vezes esmorecemos, nos tornamos inflexíveis com os outros e conosco. Aprender a lidar e superar as adversidades é o que faz ser quem somos. É o que nos fortalece e capacita a enfrentar e vencer novos obstáculos.
As adversidades não tornam os homens nem melhores nem piores. Apenas revelam-nos como são.
Certa vez um rapaz foi passar um tempo na casa dos avós. Ele sabia que o ar da montanha seria um bálsamo depois de passar por um longo período de dificuldades. Precisava encontrar novamente o seu equilíbrio emocional.
Em uma daquelas agradáveis tardes que desfrutava na companhia dos avós, a avó o convidou para ajudá-la a preparar um bolo. Tal convite o fez recordar as férias da infância. Eram momentos descontraídos onde os netos sempre contavam para ela os “problemas” que enfrentavam e ouviam atentamente os seus conselhos.
Pois bem, os dois na cozinha e o bate-papo gostoso e informal fez com que ele abrisse novamente o seu coração, agora com os “problemas de gente grande”. 
Enquanto o jovem contava à avó os seus dissabores, ela colocava água em três panelas, levando-as ao fogo para ferverem. Em uma das panelas colocou uma cenoura, em outra um ovo e na terceira apenas água. 
O neto a tudo observava atentamente.
Vinte minutos mais tarde, a avó apagou o fogo de cada panela. Retirou a cenoura e o ovo e os colocou em um prato, e com a água da terceira panela preparou um café. 
Voltando-se para o neto, perguntou: Querido, o que você está vendo? 
Cenouras, ovos e café, respondeu o rapaz. 
Então, agora experimente cada um deles e faça o seu comentário. 
O jovem comentou que a cenoura estava mole e o ovo estava duro. Ao provar o café mencionou que além do aroma que o fez recordar os bons tempos, o sabor continuava delicioso. Curioso ele perguntou:
O que, exatamente, isto significa vó? 
Ela, com sua sabedoria e experiência pode fazê-lo compreender que cada um daqueles ingredientes havia enfrentado o mesmo tipo de adversidade - a água fervendo. Entretanto, cada elemento reagiu de maneira diferente.  A cenoura que era forte, firme e inflexível depois de ter sido submetida à água fervendo, amoleceu e tornou-se frágil. O ovo, que à princípio era frágil por dentro, depois de passar pela água fervente, tornou-se duro. O pó de café, depois de colocado na água fervente foi o único que mudou a água. 
Olhando para o neto, que a escutava perplexo, perguntou:
- Qual deles é você, meu filho? 
Quem não pode mudar o próprio contexto do seu pensamento, nunca será capaz de alterar a realidade.
A adversidade é inevitável. Cedo ou tarde nos encontra. Cada um de nós tem a opção de escolher a forma como vai reagir diante dela: se deixar abater ou empregá-la a seu favor; ficar paralisado e frustrado ou enfrentá-la e superá-la.
Como transformar as adversidades e empregá-las para o seu benefício pessoal?
Aprenda a pensar de maneira positiva. Pensar positivamente diante das dificuldades não é esperar pelo impossível. É pensar sobre possibilidades, ir ao encontro de soluções. Nada tem a ver com sorte, mas é o resultado de um esforço contínuo.
Mude seus pensamentos e você mudará seu mundo. Norman Vicent Peale
Aja com firmeza e perseverança. Não podemos imaginar que teremos caminhos sem pedras. O que precisamos é estar preparados para tirá-las do meio do caminho.
Os problemas nunca vão desaparecer. Eles existem para serem resolvidos, e não para nos perturbar. Augusto Cury
Mantenha o foco. Visualize seus sonhos, metas, projetos e motive-se para seguir em frente. Assuma e mantenha o compromisso consigo mesmo de continuar a jornada iniciada até que seu objetivo seja alcançado.
O rio atinge seu objetivo porque aprendeu a contornar os obstáculos. Lao Tsé
Coloque a sua fé em prática. Agora é a hora de colocar o que é invisível em ação. Siga na direção do seu sonho. Confie em você.
Não é preciso ter olhos abertos para sentir o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para escutar o trovão. Mas para ser vitorioso diante da adversidade você precisa ver o que não está visível. Sun Tzu.
Uma semana de vitórias a todos nós!
Um grande abraço
Isi
Blog Motivacional - http://batepapocomestilo.blogspot.com.br/
Página/pensamentos motivacionais - https://www.facebook.com/batepapocomestilo
Página/poemas, contoshttps://www.facebook.com/equilibrio.sentimental

Um comentário:

  1. Isi,

    Parabéns pelo post! Bela imagem e excelente escrita.

    Seu texto está emocionante e me fez refletir sobre a maneira de reagir às situações, que acaba determinando os efeitos de cada acontecimento...

    Beijos,

    Rafael

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita! Volte sempre!