A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio. Martin Luther King

Contornando as adversidades!
Isi Golfetto
Enfrentar a adversidade quando ela bate à porta quando se está exausto de lutar à ponto de jogar a toalha e desistir nos torna vulneráveis diante das circunstâncias. Muitas vezes esmorecemos e nos tornamos inflexíveis conosco e com os outros. Como podemos transformar as adversidades e empregá-las para o benefício pessoal?
Os grandes navegadores devem sua reputação 
aos temporais e tempestades. Epicuro
Independente do problema, seja ele grande ou pequeno, ou de quão animado e inteligente a gente seja, eventualmente, somos confrontados com desafios que nos colocam à prova.
Aprender a responder de forma positiva às adversidades vai nos capacitar a lidar com mais clareza com o que está diante de nós.
As adversidades não tornam os homens nem melhores nem piores. Apenas revelam como eles são.
Certa vez um rapaz foi passar um tempo na casa dos avós. Ele sabia que o ar da montanha seria um bálsamo depois de passar por um longo período de dificuldades. Precisava encontrar novamente o seu equilíbrio emocional.
Em uma daquelas agradáveis tardes que desfrutava na companhia da avó, ela o convidou para ajudá-la a preparar um bolo.
Tal convite o fez recordar as férias da infância.
Foram momentos descontraídos como esses que os netos contavam para a vovó os problemas que enfrentavam e ouviam atentamente os seus conselhos.
Pois bem, os dois na cozinha e o bate-papo gostoso e informal fez com que ele abrisse novamente o seu coração agora com os problemas de gente grande. 
Enquanto o jovem contava os seus dissabores, a avó colocava água em três panelas levando-as ao fogo para ferverem.
Em uma das panelas ela colocou a cenoura, em outra o ovo e na terceira apenas água. 
O neto a tudo observava atentamente.
Vinte minutos mais tarde, a avó apagou o fogo de cada panela. Retirou a cenoura e o ovo e os colocou em um prato e com a água da terceira panela preparou um café. 
Voltando-se para o neto perguntou o que ele estava vendo. 
O rapaz respondeu... cenouras, ovos e café. 
Então, agora experimente cada um deles e faça o seu comentário. 
O jovem comentou que a cenoura estava mole, o ovo estava duro e o café, além do aroma que o fez recordar os bons tempos da infância, mantinha aquele sabor inigualável. 
Curioso ele perguntou porque ela quis ouvir os seus comentários.
Ela, então, explicou como cada um dos ingredientes reagiu diante do mesmo tipo de adversidade - a água fervendo. A cenoura que era forte, firme e inflexível depois de ter sido submetida à água fervendo, amoleceu e tornou-se frágil. 
O ovo, que à princípio era frágil por dentro, depois de passar pela água fervente, tornou-se duro. 
O pó de café, depois de colocado na água fervente foi o único que mudou a água. 
Olhando para o neto, que a escutava perplexo, perguntou... qual deles é você, filho? 
Quem não pode mudar o próprio contexto do seu pensamento, nunca será capaz de alterar a realidade.
A adversidade é inevitável. Cedo ou tarde ela nos encontra. Cada um de nós tem a opção de escolher a forma como reagir diante dela... se abater ou empregá-la a seu favor... ficar paralisado e frustrado ou enfrentá-la e superá-la.
Como transformar as adversidades e empregá-las para o seu benefício pessoal?
Aprender a pensar de maneira positiva. Pensar positivamente diante das dificuldades não é esperar pelo impossível. É pensar sobre possibilidades, ir ao encontro de soluções. Nada tem a ver com sorte, mas é o resultado de um esforço contínuo.
Mude seus pensamentos e você mudará seu mundo. Norman Vicent Peale
Agir com firmeza e perseverança. Não podemos imaginar que teremos caminhos sem pedras. O que precisamos é estar preparados para tirá-las do meio do caminho.
Os problemas nunca vão desaparecer. Eles existem para serem resolvidos, e não para nos perturbar. Augusto Cury
Manter o foco. Visualize os seus sonhos, os seus projetos. Siga as metas que estabeleceu e se motive para seguir em frente. Assuma e mantenha o compromisso consigo mesmo de continuar a jornada e só parar quando o seu objetivo for alcançado.
O rio atinge seu objetivo porque aprendeu a contornar os obstáculos. Lao Tsé
Colocar a fé em prática. Agora é a hora de colocar o que é invisível em ação. Siga na direção do seu sonho, ouça o seu coração e confie na sua intuição.
Não é preciso ter olhos abertos para sentir o sol nem é preciso ter ouvidos afiados para escutar o trovão. Mas para ser vitorioso é preciso ver o que não está visível. Sun Tzu.
Foi muito bom ter a sua companhia. Até a próxima!
Um grande abraço
Isi
Blog Motivacional - http://batepapocomestilo.blogspot.com.br/
Página/pensamentos motivacionais - https://www.facebook.com/batepapocomestilo
Página/poemas, contoshttps://www.facebook.com/equilibrio.sentimental

Um comentário:

  1. Isi,

    Parabéns pelo post! Bela imagem e excelente escrita.

    Seu texto está emocionante e me fez refletir sobre a maneira de reagir às situações, que acaba determinando os efeitos de cada acontecimento...

    Beijos,

    Rafael

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita! Volte sempre!