Determinação não é medida pelo que você faz quando tem vontade, mas pelo que faz quando não tem vontade.

Para quem quer voar... não ter asas é apenas um detalhe.
Isi Golfetto
Sempre temos a oportunidade de escolher como reagir diante das situações. Podemos encontrar mil razões para reclamar das circunstâncias, discutir com o outro ou simplesmente deixar para lá. Ser seletivo nas batalhas diárias depende da determinação que cada um se propõe.  
O dia está a minha frente para ser o que eu quiser. E aqui estou eu,
o escultor que pode lhe dar forma. 
Professores não resistem à pergunta... fizeram a tarefa de casa?
Explico. No post anterior foi sugerido um exercício... elencar em três colunas objetivos que deseja alcançar separando-os em graus de possibilidades - do mais provável ao que parece impossível de alcançar. 
Uma jovem senhora, que elaborou as três listas, compartilhou a sua experiência. Ela estava determinada a mudar um dos comportamentos que listou em sua segunda coluna.
Não demorou muito até que sua determinação e paciência foram colocadas a prova. Ela nos conta...
Sexta-feira, oito da noite, avenida movimentada, chuva...
Meu marido e eu estávamos a caminho da casa de uns amigos. Fomos convidados para um jantar... open house como eles chamaram.
Haviam se mudado a pouco tempo para a nova casa. Como não conhecíamos bem esse lado da cidade decidi consultar o Google Maps para ter ideia do trajeto antes de sairmos. 
Meu marido estava ao volante. Ao nos aproximarmos do local pedi que ele virasse à esquerda na próxima rua. Ele comentou que eu estava equivocada e entrou à direita.
Começamos a discutir.
De repente me lembrei do compromisso que havia feito. Um dos objetivos listados naquela lista estava o de ‘colaborar para manter a harmonia no relacionamento’. Fui muito clara nesse ponto... não discutir, mesmo tendo razão.
Sendo assim respirei fundo, deixei a decisão com ele e fiquei em paz.
Uns quarteirões à frente ele percebeu que realmente estávamos indo na direção oposta. Olhou para mim esperando alguma palavra de censura, algo como... não falei!!! Mas, ao invés disso, apenas sorri. 
Ele perguntou porque eu não havia insistido para virar à esquerda se era a direção correta.
Pude, então, com calma explicar que estávamos à beira de uma discussão e, se eu insistisse teríamos nos estressado e estragado a noite e o jantar na casa dos amigos. Chegar atrasados e em paz seria bem melhor do que mal-humorados.
Quanta energia é desperdiçada com confrontos... disputas... apenas para demonstrar quem tem razão, independente de tê-la ou não. As pessoas se desgastam não pelas coisas como são, mas pela visão que fazem delas.
Uma pessoa determinada consegue permanecer com o foco em seus objetivos, mesmo que encontre em seu caminho alguém disposto a ‘aprimorar’ a sua paciência ou minar a sua determinação. Aceitar entrar em uma disputa ou praticar a tolerância e crescer só depende de mim.
Algumas atitudes como determinação e força de vontade alinhados a um propósito firme ajudam a manter um estado físico e emocional favorável a ação. Afinal, determinação é medida quando se faz o que é preciso diante dos obstáculos, independente da vontade.
Convido você a assistir esse vídeo com alguns pensamentos que podem nos ajudar a esculpir o nosso dia tornando-o mais agradável Só depende de mim...
Se quiser mudança seja determinado. Nenhuma semente acorda árvore no dia seguinte.
Agradeço pela sua gentil companhia.
Até nosso próximo encontro... só depende de você!
Um grande e forte abraço
Isi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita! Volte sempre!