Isi Golfetto
Sempre temos a oportunidade de escolher como reagir diante das situações. Podemos encontrar mil razões para reclamar das circunstâncias, discutir com o outro ou simplesmente deixar para lá. Ser seletivo nas batalhas diárias depende da determinação que cada um se propõe.
Quando a sua paciência é colocada em xeque
Em uma das minhas palestras motivacionais, falando sobre Crenças Limitantes - O que impede você de ser quem gostaria... foi sugerido um exercício como apresentado nesse texto Quem disse que é impossível?
Duas semanas depois recebi um email de uma jovem senhora que fez a tarefa como solicitado. Ela estava decidida a mudar algumas situações em sua vida.
Conforme ela relatou, não demorou muito até que a sua determinação e paciência fossem colocadas à prova.
Sexta-feira, oito da noite, avenida movimentada, chuva intensa...
Meu marido e eu estávamos a caminho da casa de uns amigos para um jantar de inauguração da sua nova casa.
Haviam se mudadoà pouco tempo e não conhecíamos bem esse lado da cidade. Antes de sairmos decidi consultar o Google Maps para ter ideia do trajeto.
Meu marido estava ao volante.
Ao nos aproximarmos do local pedi para que ele virasse à esquerda na próxima rua. Ele comentou que eu estava equivocada e entrou à direita.
Começamos a discutir.
De repente me lembrei de um dos compromisso que eu havia assumido e havia sido muito específica nesse ponto - colaborar para manter a harmonia no relacionamento e não discutir, mesmo tendo razão!
Sendo assim, respirei fundo, deixei a decisão com e ele e fiquei em paz.
Uns quarteirões a frente ele percebeu que, realmente, estávamos indo na direção oposta. Olhou para mim esperando que eu dissesse... não falei!!! Ao invés disso, apenas sorri.
Ele perguntou porque eu não havia insistido para virar à esquerda se era a direção correta.
Pude, assim, explicar com calma que estávamos à beira de uma discussão e, se eu insistisse teríamos nos estressado e estragado a noite e o jantar na casa dos nossos amigos.
Apesar de termos chegado alguns minutos atrasados, chegamos em paz e bem-humorados.
Aceitar a disputa ou praticar a tolerância
Quanta energia é desperdiçada com confrontos e disputas apenas para demonstrar quem tem razão, independente de tê-la ou não! As pessoas se desgastam não pelas coisas como são, mas pela visão que fazem delas.
Uma pessoa determinada consegue permanecer com o foco em seus objetivos, mesmo que encontre em seu caminho alguém disposto a aprimorar a sua paciência ou minar a sua determinação.
Algumas atitudes como determinação e força de vontade alinhados a um propósito firme, ajudam a manter um estado físico e emocional favorável a ação. Afinal, determinação é quando você faz o que é preciso diante dos obstáculos independente de ter ou não vontade.
Aceitar entrar em uma disputa ou praticar a tolerância e crescer só depende de mim!
Se quiser mudanças seja determinado. Nenhuma semente acorda árvore no dia seguinte.
Um grande abraço
Isi
Textos sobre GESTÃO DE CONFLITOS. Click no link e Boa leitura.
A arte de manter o estado de paz. Serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar... coragem para modificar as minhas atitudes.
De que adianta... Concentre-se nas soluções... não nos problemas!
Bom senso e Respeito. Controlando situações tensas.
Quem você escutou hoje? A escuta ativa na resolução de conflitos.
Quem realmente quer... Quando falhar não é uma opção!
Me acompanhe nas Páginas do Facebook
Bate-papo com Estilo Frases. Mensagens que Inspiram
Equilibrio Sentimental. Essência Feminina
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço sua visita! Volte sempre!