Seja nobre como o Sol que tem a humildade de emprestar a sua luz para que outros possam brilhar também. Augusto Branco

Professor, a sua luz ilumina vidas.
Isi Golfetto
Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem a serenidade para se esvaziar e a sensibilidade para orientar... que possui luz própria e a empresta para quem está na escuridão.
Os melhores professores são aqueles que nos mostram
onde procurar, mas não dizem o que devemos ver.
Há uma razão pela qual excelentes professores inspiram... eles têm paixão pelo que fazem.
Posso contar nas mãos os professores que, desde o primário até a graduação e os cursos de especialização, foram realmente dedicados e sempre deram o seu melhor. Mas, é em apenas uma das mãos que consigo contar os  professores de quem recebi orientação eficaz e contribuíram para o êxito da minha carreira profissional, tanto através dos seus ensinamentos como seu incentivo incondicional.
Alunos inspirados por seus mestres se tornam profissionais notáveis. Sempre irão se lembrar de quem promoveu em si, o amor pelo que faz, e irão atribuir várias das suas realizações aquele educador. 
E você, tem ou teve um professor que o desafiou a realizar coisas incríveis, o incentivou a acreditar em seu potencial e o inspirou a perseguir um objetivo? Qual o impacto desse professor em sua vida?
Conta-se que, após um feriado prolongado, o professor entrou na sala da Universidade para dar aula e encontrou os alunos agitados e ansiosos contando as últimas novidades.
Depois de tentar, educadamente, por várias vezes, conseguir a atenção dos alunos, o professor levantou a voz e disse...
Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez.
O silêncio foi total e o professor continuou.
Desde que comecei a lecionar, e isso há muitos anos atrás, descobri que nós professores trabalhamos apenas para 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que, de cada cem alunos apenas cinco fazem, realmente, alguma diferença no futuro.
Apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume no mercado de trabalho, são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil.
O interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo.
Se vocês prestarem bem atenção, notarão que, de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença... de cem garçons, apenas cinco são excelentes... de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais... de 100 conhecidos, apenas 5, quando muito, são verdadeiros amigos e de absoluta confiança.
Infelizmente não temos como separar estes 5% do restante, pois isso é algo que só o tempo será capaz de mostrar. Cabe a cada um de vocês escolher a qual grupo vai pertencer.
Agradeço pela atenção. E agora, vamos à aula.
Para pertencer ao grupo dos 5% é preciso dar o melhor de si em tudo o que faz, desde as coisas mais simples até as mais complexas... de uma faxina a um atendimento ao cliente, de um projeto simples a uma cirurgia complexa. 
A qual grupo você pertence?
Seja o que for, faça o seu melhor. Faça a diferença. Faça com excelência.
A excelência jamais é um acidente, disso ninguém tem dúvida.
Para fazer a diferença não importa o que você faz, mas como você faz.
Para fazer a diferença é muito simples, é preciso fazer aos outros aquilo que gostaríamos que fizessem a nós.
E aos professores, tanto aqueles que há muitos anos estão lecionando como aqueles que estão começando, permita, sempre, que a sua luz ilumine a vida de cada um que passar em seu caminho.
Seja luz através de palavras gentis
Você nunca sabe o impacto que suas palavras terão na vida do seu aluno. Assuma o compromisso de motivar e apoiar cada um deles. Muitos não têm, em sua própria casa, carinho, encorajamento ou o modelo de um adulto que se importe com ele.
Seja luz ao ouvir
Separe um tempo para ouvir os seus alunos. Muitas coisas os afligem e a ansiedade e o medo os atormentam. Você vai investir muito mais em seus alunos se parar o conteúdo de uma matéria curricular para ensinar as lições de vida. O que você diz no momento certo e no lugar certo tem o poder de mudar o futuro do seu aluno.
Seja luz em cuidar
Os alunos dificilmente se lembrarão do que você ensinou, mas nunca esquecerão o quanto você se importou. Ensine com um coração que cuida e perdoa mesmo nos piores dias, quando alguns alunos viram a sua vida de cabeça para baixo. Use essa oportunidade para influenciar e impactar a vida de um aluno.
Seja luz no amor
Olhe para os alunos com olhos de amor. Os profissionais que hoje se encontram entre os 5% que fazem a diferença, tiveram um professor que, também, estava entre os 5%. Eles são notáveis porque, ao longo do caminho, um professor disse uma palavra gentil, separou um tempo para ouvir e se importou. 
Seja luz... apoie, ouça, cuide e dê amor e você vai transformar vidas!
Esse é o poder que está em você, querido professor. 
Agradeço a sua companhia, sempre.
Forte abraço
Isi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita! Volte sempre!