A vida encolhe ou expande na mesma proporção da sua coragem. Anais Nin

Nem sempre é fácil... mas sempre é possível!
Isi Golfetto

Somos treinados a evitar o fracasso desde muito cedo. A educação tradicional recompensa aqueles que dão a resposta certa. A sociedade recompensa aqueles que são bem-sucedidos. Dessa forma, cada vez mais, vamos sendo acuados, recusamos correr riscos, deixamos de aproveitar várias oportunidades pelo medo de tentar e falhar. Assim, nos aprisionamos, dentro de nós mesmos, em um espaço confortável e seguro, onde temos o nosso sucesso garantido!

Vontade todos temos...
ousadia é para bem poucos!

Se eu soubesse!!!

Como Professora e Orientadora Pedagógica, fui homenageada como Patronesse de turmas por vários anos. Palavras que desafiassem e encorajassem os alunos era o tema central do discurso.

Pensando em escrever um texto para comemorar os 10 anos do Bate-Papo com Estilo, lembrei de um daqueles discursos e o adaptei para o nosso contexto.

O que você ousaria fazer se soubesse que não iria falhar? O que você faria hoje, se tivesse certeza que daria certo? Com o que você iria trabalhar se tivesse garantias de que seria bem-sucedido? 

Sonhos, paixão, vontade de alcançar objetivos e ser bem-sucedido, quem não os tem? Contudo, uma grande parte das pessoas são frustradas por não realizarem seus sonhos, não viverem a sua paixão e não serem bem-sucedidas em seus projetos. 

Podemos dizer que, o que as impede de conseguirem o que querem é a falta de coragem de tentar um pouco mais ou mais uma vez (ou quantas forem necessárias) depois que o fracasso bate à porta. 

Elas se desanimam porque não têm garantia alguma de sucesso e passam a dar ouvidos aos limites que foram encucados em sua mente repletos de dúvidas, inseguranças e medos. 

Essas pessoas, infelizmente, não foram ensinadas que o sucesso é obtido através de um caminho pontilhado de obstáculos, de desafios e de fracassos. 

Aí é que está a diferença entre aqueles que conquistam os seus sonhos, daqueles que permanecem seguros em seu espaço, aprisionados pelo medo, se recusando a correr riscos.

Coma os morangos 

Conta-se que um homem estava caçando na floresta quando, de repente, um urso enorme e faminto surgiu à sua frente. 

Instintivamente, o homem disparou em louca corrida e, sem ver por onde ia, acabou escorregando e caindo em um barranco. 

Para não despencar morro abaixo, agarrou-se às raízes de uma árvore. 

De cima do barranco o urso, incansavelmente, tentava alcançá-lo. Rosnava, mostrava os dentes e babava de ansiedade pelo prato que estava à sua frente. 

Vendo que o animal não dava tréguas, começou a buscar alternativas para escapar das garras do urso, e pensou... já que não dá para subir, vou tentar descer o barranco. 

Enquanto procurava meios de descer com segurança, viu suas esperanças irem ladeira abaixo com a chegada de uma... duas... três onças!!! Essas olhavam atentamente para o homem, aguardando ansiosas pelo delicioso jantar.

Sem ter por onde fugir, o homem começou a olhar ao seu redor e viu uma planta carregada de morangos, bem ao seu alcance.

Por uns instantes ele ficou imaginando como era possível haver morangos ali, depois começou a admirar a beleza de cada morango, a sua cor, o sabor que deveriam ter, a suculência... 

Até que, novamente o ruído feroz dos animais, fizeram ele voltar à sua triste realidade.

Contudo, o homem decidiu estender cuidadosamente o seu braço e pegar cada um dos morangos e comer.

Mas, e o urso? Esqueça o urso e coma os morangos!

E as onças? Azar das onças, saboreie os morangos! 

Não é diferente em nossa vida. Sempre vão existir ursos querendo comer a sua cabeça e onças querendo arrancar os seus pés. O importante é você olhar ao seu redor, enxergar os morangos que a vida te ofereceu, pegar cada um deles e saboreá-los. 

Quais são os ursos e as onças que rondam a sua vida? Como você lida com eles?

Quais os morangos que sustentam a sua caminhada diária?

Fracassos não existem, apenas aprendizados. Por que ninguém nos ensinou a pensar assim antes?

Agora você já sabe!!!

O que você está disposto a fazer para se desprender das amarras que te imobilizam, ir lá e pegar os morangos que foram colocados em sua vida?

Foi isso o que aconteceu há 10 anos... deixei os ursos rugirem... as onças urrarem e procurei pelos morangos. 

Hoje estamos aqui, celebrando a vitória sobre cada desafio e repartindo os morangos com você e afirmando que não há ruído de fera alguma que amedronta quem tem ousadia e foco nos seus morangos! 

Felicidades a todos nós, sempre! 
Grande abraço
Isi

Textos sobre SONHO & REALIZAÇÃO. Click no link e Boa leitura.

Vai lá... você consegue!!!   E, foi assim que tudo começou...

Como uma gota no mar...  Opte por aquilo que faz o seu coração vibrar.

Somos do tamanho dos nossos sonhos.  Seja a história que gostaria de contar.

Sonho é o que não deixa você dormir.  Seu sonho não precisa de plateia... ele precisa de você!

Quer? Decida o que, e faça acontecer.  Parabéns, Bate-Papo com Estilo!

Me acompanhe nas Páginas do Facebook

Bate-papo com Estilo Frases. Mensagens que Inspiram 

Equilibrio Sentimental. Essência Feminina

2 comentários:

  1. Wow! Parabéns pelos 10 anos e por chegar até aqui com foco e força. Ainda vamos ter muitos morangos pelo caminho... Bjsss ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E, de preferência saboreá-los!!!
      Agradeço o seu comentário, bella!!!

      Excluir

Agradeço sua visita! Volte sempre!