Quem acha que o amor é apenas um sentimento, está enganado ou não aprendeu nada com a vida. Isi Golfetto

Amor é uma escolha diária
Isi Golfetto

A ideia de que o amor é apenas um sentimento é de uma simplicidade excessiva. Embora as emoções desempenhem um papel importante, o amor se manifesta, principalmente, em ações e decisões conscientes.

O amor é a única loucura de um sábio
e a única sabedoria de um tolo.

Sabe aquela sensação avassaladora do início do relacionamento? Coração acelerado... pensamentos obsessivos... aquela vontade louca de estar junto o tempo todo? São emoções que acontecem sem você escolher.

Mas, tem um detalhe que ninguém conta... sentimentos são como velas... queimam intensamente no início... iluminam tudo ao redor... mas, inevitavelmente se consomem. 

Se um relacionamento é construído apenas com base nessa chama inicial - o que sobra quando ela se apaga? Duas pessoas se perguntando - onde foi parar aquela chama intensa? 

Assim, muitos saem do relacionamento e procuram, novamente, essa chama em outros lugares.

Diferenças de relacionamentos

Existe uma grande diferença entre estar em um relacionamento em que você ama alguém e estar em um relacionamento em que você sente algo por alguém. Infelizmente, a grande maioria das pessoas se dá conta disso, quase sempre, tarde demais.

Quando as pessoas se relacionam pelas sensações que o outro proporciona, ficam presas a um vínculo emocional superficial, valorizando a maneira como a pessoa a faz sentir.

Por outro lado, em um relacionamento baseado em amor, embora possa incluir sentimentos, é muito mais que uma mera emoção. Ama-se a pessoa pela sua essência.

Um relacionamento com base em sentimentos é uma conexão frágil, onde fatores externos são a causa da relação. Assim, o relacionamento se desenvolve e é mantido pela intensidade das emoções, como atração, excitação, paixão, prazer. Apesar desses sentimentos serem intensos e imediatos, também são passageiros e instáveis, levando a altos e baixos emocionais.

Nesse tipo de relacionamento existe uma tendência à dependência da outra pessoa para suprir suas necessidades emocionais. Isso dá espaço para desenvolver a natureza egocêntrica de cada um, que pode gerar insatisfação e ressentimento se as expectativas não forem atendidas.

Assim, o relacionamento começa a enfrentar instabilidade devido a mudanças repentinas de humor, levando a constantes conflitos... dificuldades em lidar com os desafios... insatisfação mútua... falta de comprometimento... e, a impossibilidade de manter a relação estável em momentos de baixa.

Com o passar do tempo, aquela intensidade inicial se esvai. O relacionamento perde a sustentação e, o inevitável acontece - o relacionamento colapsa.

Já, em um relacionamento baseado em amor, os sentimentos são consequências da conexão. Não é algo que simplesmente acontece. É uma decisão diária e consciente que envolve compromisso e ações concretas de cuidado e respeito mútuo. A pessoa é valorizada por quem ela é realmente, não pela maneira como ela faz você se sentir. O compromisso de amar um ao outro é sustentado mesmo nos momentos de baixa, quando os fogos de artifícios estão longe de brilhar.

O relacionamento baseado em amor é uma conexão profunda onde há maturidade e a capacidade de lidar com as próprias emoções e as do parceiro, há o comprometimento mútuo e confiança, onde ambos valorizam as qualidades e aceitam os defeitos um do outro, trabalhando juntos para o crescimento de ambos. Essa dedicação diária permite que o relacionamento, mesmo diante dos desafios, se fortaleça.

Enquanto o relacionamento baseado em sentimentos é uma montanha-russa emocional, o relacionamento baseado em amor é uma jornada de cuidado, de escolhas conscientes, de admiração e aceitação do outro.

O amor não é apenas um sentimento é uma decisão que requer prática, dedicação e esforço.

Ou as pessoas transformam seu relacionamento com base no amor... ou vão passar a vida toda perseguindo velas que inevitavelmente vão se apagar.

O amor não é um sentimento que se esgota, é uma energia que permanece e vai muito além de um momento passageiro de paixão.

Um forte abraço
Isi

Textos sobre RELACIONAMENTOS. Click no link e Boa leitura.

A vida é feita de recomeços.  Deixe o passado... no passado!

De que adianta...  Ou você busca a solução... ou é parte do problema!

Palavras convencem... exemplos arrastam...   Não aumente a sua voz... melhore os seus argumentos.

Se a vida não ficar mais fácil...  trate de ficar mais forte!

Decepção tem remédio?   Decepções são proporcionais ao nosso grau de expectativas 

Seria cômico se não fosse trágico.  Ouvir é o caminho mais curto para o coração. 

A habilidade de ouvir o outro.  Ouvir depende do silêncio dentro da alma. 

Comunicação ou competição?  O importante não é convencer com palavras é surpreender com atitudes.

Conto de fadas ou conto de falhas?  E escolherem um ao outro todos os dias

O silêncio é de ouro, mesmo?  Como transformar esse silêncio punitivo em um silêncio que acalme o coração

Que tristeza... né?   De um sonho encantado a um pesado cruel

Dando a volta por cima.   Aprendendo a recomeçar

Em certas ocasiões a única opção é saltar.  Sonhos e objetivos precisam de atitude!

A melhor escolha.   Até que um dia a gente acorda para o amor.

Idades diferentes no amor.  O amor não verifica a ID. 

Me acompanhe nas Páginas do Facebook 

Bate-papo com Estilo Frases. Mensagens que Inspiram 

Equilibrio Sentimental. Essência Feminina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita! Volte sempre!