Se nós mesmos não mandamos em nosso coração, por que deveríamos permitir que outras pessoas nos digam a quem amar? Isi Golfetto

Idades diferentes no amor
Isi Golfetto

O amor não se ocupa de verificar identidades, de medir distâncias ou tempo. O amor acredita na capacidade de superação das adversidades e na construção de uma vida a dois, independente dessa diferença, desde que haja compromisso mútuo, esforço e dedicação de ambas as partes.

A idade não nos protege do amor... 
mas o amor pode nos proteger da idade.

As pessoas dizem que quando se trata de amor, idade é apenas um número. Uma frase inspiradora e uma equação simples de resolver amor + idade = felicidade. 

No entanto, quando se está envolvido, essa equação se torna um pouco mais complexa.

Um relacionamento com grande diferença de idade entre o casal, terá muitos altos e baixos e o casal terá que ser sábio o suficiente para lidar com as situações divergentes com paciência, respeito, cuidado, compreensão e amor.

Mas, a diferença de idade pode influenciar no amor?

Não. O amor não tem critérios como idade ou aparência, mas tem na conexão entre o casal. Mesmo quando o amor chega em fases diferentes, o coração vai saber te segurar exatamente do jeito que você precisa.

Fases diferentes e ajustes

Relacionamentos bem-sucedidos não dependem de idade. Onde há forte conexão e as almas falam a mesma linguagem, nada mais parece importar.

Contudo, a diferença não está apenas na idade. Essa diferença traz consigo as experiências e as expectativas de ambos. Por isso, é indispensável conversar e alinhar os objetivos pessoais e do casal, porque o amor não ignora a realidade, mas precisa ser forte o suficiente para caminhar de mãos dadas.

Críticas e julgamentos alheios

O amor não conhece fronteiras. Casais em fases diferentes desafiam as normas da sociedade, provando que o afeto e a conexão podem florescer independente da idade. Ainda assim, muitos casais enfrentam preconceitos e questionamentos externos. Algumas situações são bem desagradáveis, ocasionando críticas e julgamentos tanto por parte da família, como de terceiros. Essas pessoas estão sempre de plantão, prontas para fazer comentários maldosos e perguntas indelicadas deixando o casal constrangido.

No entanto, quando o casal tem certeza do que é o melhor para ambos, e onde querem chegar, as opiniões avulsas acabam não sendo relevantes, mesmo porque, ficar ofendido com esses tipos de comentários apenas vai reforçar o sentimento negativo dos outros.

Por isso, é importante aprender a lidar com as críticas e julgamentos por meio da escuta seletiva e do diálogo assertivo - quando valer a pena... ou se afastar de amigos e familiares que não se esforçam em cultivar um bom relacionamento. Tentar um diálogo amigável com todos, ainda é o melhor caminho. Esteja aberto às opiniões, mas deixe bem claro sua posição.

Interesses e Expectativas do Casal

Como qualquer outra relação, a união entre casais em diferentes fases da vida, pode ter interesses e expectativas distintas. Tudo vai depender do que o casal esteja buscando na relação.

Pessoas mais jovens ainda estão buscando se afirmar na carreira ou em uma colocação profissional. Nesse caso, filhos e casamento não se encaixam nos seus planos. Enquanto que pessoas com mais idade podem buscar no outro uma construção familiar, com uma vida estável, priorizando saúde e tranquilidade.

Ainda há fatores relevantes que precisam ser levados em consideração, como possíveis dificuldades na comunicação, adequação aos hábitos de cada um,  interesses pessoais que podem divergir. Tratar esses assuntos com bom senso e boa vontade de ambas as partes, possibilita que as expectativas e interesses de ambos sejam atendidas e fortaleça o elo que une o casal.

Buscando objetivos comuns

Por outro lado, a convivência com alguém de idade diferente pode enriquecer a vida de ambos, proporcionando novas perspectivas, troca de experiências e aprendizados, trazendo segurança e estabilidade para a relação e ajudando o casal a crescer e se adaptar um ao outro. 

Para que isso ocorra, ambos devem priorizar a comunicação e conversar sobre suas expectativas, desejos e preocupações, aceitar as diferenças e valores do outro sem julgamento, buscar objetivos em comum - independente das diferenças, encontrar atividades que possam ser apreciadas por ambos. Esse é um caminho para fortalecer a conexão e construir um relacionamento sólido.

O ser humano é capaz de fazer arranjos, onde o que falta em um é possível encontrar no outro. E, quando ambos estão dispostos, tornam as fraquezas em forças.

Influência da idade na duração do relacionamento

É pouco provável que somente a diferença de idade possa influenciar na duração do relacionamento, quando há tantos outros fatores envolvidos e que podem causar maior impacto. Lembrando que, quase sempre o término de um relacionamento se dá pelo vazio existencial, e não pela diferença de idade.

Por esta razão, a construção do relacionamento deve estar fundamentada sobre o que cada um espera dos projetos pessoais e em conjunto, priorizando o cuidado e a atenção mútua, o bom humor, o respeito, a empatia, a intimidade emocional e física, o compartilhar de interesses, o gerenciamento positivo dos conflitos, a tomada de decisão nas diversas áreas, a individualidade e os pequenos gestos de carinho. 

Quando ambos decidem construir um futuro juntos, fundamentado em valores e propósitos, não tenha dúvida... a idade é apenas um número.

Ter e manter um relacionamento duradouro é preciso querer... é preciso fazer dar certo. 

Um forte abraço
Isi

Textos sobre RELACIONAMENTOS. Click no link e Boa leitura.

A vida é feita de recomeços.  Deixe o passado... no passado!

De que adianta...  Ou você busca a solução... ou é parte do problema!

Palavras convencem... exemplos arrastam...   Não aumente a sua voz... melhore os seus argumentos.

Se a vida não ficar mais fácil...  trate de ficar mais forte!

Decepção tem remédio?   Decepções são proporcionais ao nosso grau de expectativas 

Seria cômico se não fosse trágico.  Ouvir é o caminho mais curto para o coração. 

A habilidade de ouvir o outro.  Ouvir depende do silêncio dentro da alma. 

Comunicação ou competição?  O importante não é convencer com palavras é surpreender com atitudes.

Conto de fadas ou conto de falhas?  E escolherem um ao outro todos os dias

O silêncio é de ouro, mesmo?  Como transformar esse silêncio punitivo em um silêncio que acalme o coração

Que tristeza... né?   De um sonho encantado a um pesado cruel

Dando a volta por cima.   Aprendendo a recomeçar

Em certas ocasiões a única opção é saltar.  Sonhos e objetivos precisam de atitude!

A melhor escolha.   Até que um dia a gente acorda para o amor.

Me acompanhe nas Páginas do Facebook 

Bate-papo com Estilo Frases. Mensagens que Inspiram 

Equilibrio Sentimental. Essência Feminina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita! Volte sempre!