Não tenha medo do fracasso, dos riscos, dos obstáculos. Eles estarão sempre por perto. Mas acredite... não foi para falhar que você foi feito. Isi Golfetto
fazem de cada recuo um
O que você faria se soubesse que não iria falhar?
A maioria de nós possui navios fascinantes, outros possuem barcos impressionantes... ou seja, belas metáforas se as compararmos com os talentos, habilidades, sonhos e objetivos que cada um de nós temos em nossa vida.
Contudo, os resultados que vamos obter dos nossos projetos e ideais dependem da capacidade de acreditarmos em nosso potencial e das nossas ações em direção ao que pretendemos alcançar.
Voltando à nossa metáfora. Você já reparou como uma boa parte das pessoas fica apenas amarrada ao porto com seus talentos, sonhos, objetivos... assistindo pacificamente aos aventureiros que deixam o conforto do porto e a estabilidade e segurança do seu espaço e partem em busca de grandes aventuras, lugares exóticos... alguns deles velejando lentamente, outros se distanciando em alta velocidade... enquanto aqueles ficam batendo na esteira e balançando no cais?
O que os impede de partirem para o mar?
Será o medo de enfrentar as tempestade, as grandes ondas? Será o medo de falhar ou de ser avaliado? Será o hábito de se concentrar mais nas coisas que podem dar errado?
Sem dúvida, para muitas pessoas esses sentimentos as impedem de deixarem a segurança do porto sem se dar conta de que o porto é apenas um lugar para se abastecer. A oportunidade de aprender a confiar em si mesmo, a possibilidade de crescer, de vencer os medos e de superação está exatamente em enfrentar as dificuldades.
Às vezes Deus acalmar o mar... outras vezes Ele acalma o marinheiro... mas, em determinadas ocasiões você aprende a nadar.
O maior risco é não partir!
Cada um de nós tem habilidades, tem um propósito, um ideal, um sonho e uma única vida. Ficar no porto, amarrado... ancorado... definitivamente não é a finalidade da sua vida, nem da minha. A vida honra movimentos ousados, com atitudes prudentes e riscos calculados.
Que atitudes ou ações podem inspirar os desbravadores dos mares, os conquistadores de sonhos a avançarem mar adentro em direção às suas metas?
Desejo de conquistar. Longe de se imaginar preso ao porto, sem desafios, contentando-se com menos do que poderia ter, o conquistador tem seu desejo impulsionado pelo ânimo, pela motivação e determinação.
Persistência. Os ventos podem até mudar a direção, mas não a sua decisão. O conquistador enfrenta os desafios, refaz a sua rota quando precisar, mas jamais abandona os seus sonhos. Eles são a sua bússola. Eles indicam o caminho.
Autoconfiança. O medo de mudar é uma âncora que impede o ser de navegar pelo mar da vida. Por isso o conquistador tem que confiar em si, em seus sonhos, pensar positivamente. E esse pensar positivo significa estar ciente de que o simples fato de acreditar não garante que irá conseguir o que quer, mas vai desafiá-lo a continuar, a perseguir o seu ideal, a encontrar soluções para alcançar seus objetivos.
Onde está o seu barco?
Você e eu não fomos feitos para ficarmos à beira do cais contemplando os navios e barcos ganharem o mar. Vamos tirar a âncora que nos prende e começar a velejar... não importa se lentamente ou em alta velocidade... o importar é partir... e boa viagem a todos nós!
Quem sabe nos encontraremos em algum porto para reabastecermos e contarmos as novidades das nossas aventuras!!!
Isi
Textos sobre AUTOCONHECIMENTO. Click no link e Boa leitura.
Quem realmente quer... Avaliação. Conquista de Objetivos. Quando falhar não é uma opção!
A força da alma. A força que remove obstáculos!
Stop dreaming... star doing... Vamos mudar essa situação?
Refazendo a rota. Pegou a saída errada? Volte!
O que um homem pode ser... ele deve ser. Garimpando Tesouros. Teste sobre Autoestima.
Me acompanhe nas Páginas do Facebook
Bate-papo com Estilo Frases. Mensagens que Inspiram
Equilibrio Sentimental. Essência Feminina
Ótimo texto, parabéns pela mensagem de incentivo.
ResponderExcluirAgradeço. Um abraço.
ExcluirMinha namorada postou isso : Um navio está seguro no porto, mas não é para isso que os navios foram feitos. Mas depois que agente brigamos eu acho q ela que seguir em frente... Mas sozinha...
ResponderExcluirA vida é uma viagem... muitos navios se encontram nos portos e seguem roteiros iguais, mas, fato é, que em outras ocasiões o destino é outro e eles seguem direções diferentes... o importante é ter apreciado a companhia durante o percurso juntos. Um abraço
ExcluirVdd
ExcluirParabéns pelo tema: "A ship in port is safe, but this is not what ships are built for."
ResponderExcluirIndeed. Thanks, Valdenor. Let´s make the trip, always, worthwhile.
ExcluirÀs vezes pensamos que somos faróis,capazes de orientar os caminhos dos outros. Na verdade somos todos navios em que uns navegam em águas plácidas, outros em tempestades e ainda há os que não partem do porto. Contudo, qualquer que seja o mar e o destino o importante é não naufragar.
ResponderExcluirRealmente, navios não naufragam por causa da água ao seu redor, mas acumulada em seu interior. Portanto, para a segurança do navegante o cuidado com o seu barco é prioridade. Agradeço. Um abraço.
ExcluirGostei muito dessa mensagem!
ResponderExcluirQuero muito sair deste ancoradouro mais as âncoras que me mantém presa são muito fortes!
Por isso vejo o mar de longe 😢
Agradeço suas palavras e fico feliz que gostou do texto, Paty.
ExcluirMas, eu ficaria imensamente feliz se você acreditasse que tão poderoso quanto o mar é essa força que existe dentro de você para quebrar essas âncoras que a mantem imobilizada.
A vida nos apresenta obstáculos, dificuldades e adversidades não para nos desestimular, mas nos desafiar, não para nos imobilizar mas para nos movimentar, nos fazer crescer.
Acredite, independente das circunstâncias... para alcançar o mar e conquistar o nosso objetivo precisamos enfrentar os nossos medos, desprogramando esse vilão que destrói sonhos, só assim a coragem vai fazer o seu papel, depois com determinação você vai encontrar as saídas e as possibilidades que irão lhe ajudar nesse processo e, então, com persistência lutar, superar e alcançar o mar.
É um processo, mas, sem dúvida em breve você estará olhando a praia do alto mar!
Felicidades e um grande e forte abraço, Isi.
Ola isi, sou um guerreiro na estrada onde começo a voltar a me conhecer próprio... o destino me trouxe ate aqui
ResponderExcluire posso aprender com você agora, por um tempo; gostaria que você fosse minha mestre por um pedaço de minha trilha
Agradeço as suas palavras. Que cada texto do blog possa ser o alento que você precisa. Grande abraço.
ExcluirOlá , Isi.
ResponderExcluirMeu nome é Milena.
Hoje recebi essa frase da minha Pastora: "Um navio está sempre seguro na encosta mais não foi para isso que foi construído".
Agradeci a ela pela palavra motivadora e cheguei até seu blog.
Que Deus te abençoe.
Vc tem talento , Deus é bom.
Sei que ela está mandando eu avança , me deslocar sair do conformismo. Mas me explica porque é tão difícil?
Fico honrada com as suas palavras, Milena.
ExcluirMas, acredite, você já está avançando. Estou vendo seu navio próximo ao meu... e vamos juntos navegar. Continue aqui no blog, leia outros textos.
Estou preparando um estudo que aborda as 10 principais áreas da vida. É o projeto VIVA COM PAIXÃO com o apoio de testes e ferramentas que acompanham cada etapa dos estudos. Esse estudo vai permitir a você refletir sobre os aspectos que precisam de mudança em sua vida e te dar confiança para as decisões a serem tomadas. Você vai estar no comando do seu barco e não mais ao sabor dos ventos, seja enfrentado as águas turbulentas ou navegando em águas calmas.
Leia esse texto abaixo. Ali já dei uma pequena introdução sobre o projeto.
http://www.batepapocomestilo.com.br/2021/09/e-preciso-quase-mesma-quantidade-de_23.html
Tenho duas páginas semanais com pensamentos e reflexões. Se quiser acompanhar fique à vontade. O link está no final dos textos... Equilíbrio Sentimental e Bate-Papo com Estilo Frases.
Fica bem. Me procure sempre que precisar.
Um grande abraço, Isi