De que adianta achar o culpado se o problema continua sem ser resolvido. Fernando Lapolli

De que adianta...
Isi Golfetto

Não importa o tamanho nem as proporções que ele toma... a resolução de problemas é uma das habilidades essenciais na vida de qualquer pessoa.

O modo como você vê o problema e o que busca para a sua solução irá determinar seu sucesso ou seu fracasso. 

Ou você busca a solução... ou é parte do problema!

Já notou como algumas pessoas reagem quando algo dá errado? Em geral, investem o seu tempo e energia em provocar discussões sobre o ocorrido ao invés de ajudar na busca da solução para o problema. 

É uma tendência humana culpar o outro antes de refletir sobre si mesmo. Ao culpar o outro, transfere-se para esse toda a responsabilidade do que está acontecendo. Ao pensar assim a pessoa se fecha em si mesmo e ao outro. Com esta atitude as possibilidades de diálogo diminuem e gera-se um outro problema... um conflito.

Se você insiste em culpar alguma coisa ou alguém pelos problemas você nunca vai aprender porque eles foram colocados em seu caminho.

Somente quando o problema é visto sob a perspectiva correta, como um objetivo maior a ser alcançado, não há dificuldade que impeça de o solucionar. John Maxwell, autor do livro Surpreenda-se Com Seu Potencial, aponta alguns princípios para a solução de problemas.

Concentre-se nas soluções... não nos problemas!

Princípios para solucionar problemas

Não há problema sem solução. Você pode não saber como resolver todos os problemas, mas isso não quer dizer que eles sejam impossíveis de serem solucionados. Significa apenas que você ainda está no processo.

Defina o problema de forma clara. Ao definir o problema de maneira clara você está mais próximo da solução. Ao visualizar a questão a mente conseguirá enxergar a solução.

Divida-o em partes. Os generais, que conhecem estratégias militares eficientes, não atacam todas as frentes ao mesmo tempo. Eles procuram uma área mais fraca e concentram o ataque naquele ponto até conseguir atingir as linhas inimigas. Da mesma forma você, divida o problema em partes. Analise um ponto que permita uma solução mais rápida e se esforce por eliminá-la. Depois, passe para o próximo ponto até que o problema tenha sido solucionado.

Faça uma lista de ideias que possam ajudar a resolver o problema. É muito comum as pessoas tentarem resolver suas dificuldades usando seus próprios recursos em vez de solicitar ajuda externa.

Visualize as diferentes ações. Pense a respeito de todo o processo antes de atacar o problema. Assim estará em condições de vislumbrar as suas ações e terá bem claro quais poderão funcionar.

Pense em todas as ações possíveis. Coloque no papel pelo menos 5. Quase sempre as pessoas focam em apenas uma alternativa e se não funcionou chegam a conclusão de que o problema não tem solução. Quando você vê o problema por várias perspectivas uma das soluções será viável.

Coloque o seu plano em ação. Não pare na escolha. Aja!

Não permita que o problema o impeça de tomar a melhor decisão. Acredite ou não, muitas vezes somos tentados a viver com o problema porque a solução vai magoar alguém. Mas, aqui vai um conselho... não troque a melhor solução por uma saída mais cômoda. A decisão certa precisa ser tomada independente de ser ou não uma solução que o outro irá assimilar com facilidade. Não espere demais para colocar a sua decisão em prática. Os problemas não se resolvem por conta própria. Ao contrário, se demorar ele amplia e se ramifica.

O modo como você vê o problema. O sucesso na solução de problemas está mais relacionado a própria pessoa do que com o problema. Não se trata do que acontece com você, mas do que acontece em você. Ou você busca a solução... ou você é parte do problema.

Quando você vê os problemas sob o ponto de vista correto e tem um objetivo maior que eles, não há dificuldade alguma que te impeça de solucioná-lo.

As pessoas mais felizes do mundo não são as que não enfrentam problemas, são as que aprendem a apreciar as possibilidades de crescimento contidas na dificuldade.

O vídeo De que adianta apresenta alguns pensamentos inspiradores. Enjoy!

Amar é admirar com o coração. Admirar é amar com a mente!

Foi um prazer estar em sua companhia.
Um grande abraço
Isi

Outros textos sobre RELACIONAMENTOS. Boa leitura.

A vida é feita de recomeços   Deixe o passado... no passado! 

Se a vida não ficar mais fácil... trate de ficar mais forte.  Tolerância, o exercício da  empatia.

Decepção tem remédio?   Decepções são proporcionais ao nosso grau de expectativas

Conto de fadas ou conto de falhas?  E escolherem um ao outro todos os dias

Dando a volta por cima   Aprendendo a recomeçar

Me acompanhe nas Páginas do Facebook 

Bate-papo com Estilo Frases. Mensagens que Inspiram 

Equilibrio Sentimental. Essência Feminina

4 comentários:

  1. Nossa, parabéns pelo texto! Muito claro e objetivo. E o vídeo, está maravilhoso e tocante... Esse será o primeiro de muitos, não é mesmo?

    Beijos;

    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço, Ana. Você é uma impulsionadora de criação!!!

      Excluir
  2. so quero dizer que e muito bom ler seus textos ele nos ajuda muito obrigada.

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita! Volte sempre!