ISI GOLFETTO
A escritora Isi Golfetto é formada em Pedagogia. Por mais de 20 anos exerceu a profissão como professora de inglês e Orientadora Pedagógica.
Percebendo a necessidade do aperfeiçoamento profissional e motivacional dos professores, bem como a interação entre professores, pais e alunos, dedicou parte do seu tempo na produção de conteúdo para as suas palestras.
Entre os principais temas desenvolvidos: o autoconhecimento, autoconfiança, autoestima, resiliência, comunicação, gerenciamento de conflitos, o papel e a influência do professor na vida do aluno, o papel dos pais e a sua influência na educação dos filhos, o relacionamento do casal e a sua influência na estabilidade emocional dos filhos.
Das palestras surgiu a oportunidade de iniciar as sessões de coaching.
Assim, Isi foi traçando novas rotas para a sua carreira profissional na área do desenvolvimento pessoal e adicionando novas atribuições ao seu perfil como escritora motivacional, palestrante e coaching.
Hoje Isi dedica o seu tempo integral a escrever.
Não há nada mais gratificante que poder colaborar com o crescimento ou o desenvolvimento de uma pessoa, ter a possibilidade de fazê-la acreditar em si mesma e, principalmente, vê-la caminhar confiante em direção aos seus objetivos. Isi Golfetto
DE. Escritora e palestrante Isi Golfetto, é um prazer contarmos com a sua participação no projeto Divulga Escritor. Isi, conte-nos em que momento começou a escrever textos motivacionais?
ISI. Eu quem agradeço a Divulga Escritor a oportunidade e o privilégio de fazer parte desse meio literário e projeto tão grandioso.
Comecei a me interessar, pesquisar e estudar sobre temas motivacionais durante o período em que fui Orientadora Pedagógica. Entretanto, a ideia de transformar as palestras em pequenos textos surgiu com os participantes que solicitavam sugestões e orientações após as palestras. Assim, eu resumia o conteúdo da palestra e enviava por email. Apenas em 2010 decidi criar o blog BATE-PAPO COM ESTILO e iniciei a publicação desse material.
DE. Seus textos são objetivos, realistas, reflexivos... a pessoa ao ler se transforma. Como você se sente renovando momentos?
ISI. Vou dividir essa resposta em três pontos: Primeiro. Para escrever sobre um tema, além de conhecer o assunto, vivenciar a experiência, creio eu, seja um ponto que vai fazer a diferença dando mais realismo e objetividade ao conteúdo. Segundo. Quando você menciona que "ao ler o texto a pessoa se transforma..." vou fazer uma comparação: da mesma forma que o artista ao olhar uma tela em branco já imaginou na sua alma a pintura pronta... ou o escultor ao olhar uma pedra bruta ele vê um diamante... assim o escritor ao escrever acredita no potencial que cada pessoa tem dentro de si e sabe que cada um tem o poder de se transformar naquilo que tem de melhor. Terceiro. "renovar momentos..." de fato o que um escritor deve ter é a consciência de que pessoas foram colocadas em sua vida por uma razão e ele deve estar preparado para fazer a diferença. Não há nada mais gratificante que poder colaborar no crescimento ou desenvolvimento de uma pessoa, ter a possibilidade de fazê-la acreditar em si mesma e vê-la caminhar confiante na direção dos seus objetivos.
DE. Além de textos motivacionais, você costuma escrever outros tipos de textos?
ISI. Sim. Contudo, parte não são meus textos. Tenho paixão por poesias e pensamentos de escritores que me inspiram, que enxergam a vida com tons leves e dão um equilíbrio emocional ao meu dia-a-dia e sou influenciada por suas obras. Acredito que a arte tem um poder terapêutico, assim, decidi criar uma fanpage - Equilíbrio Sentimental - com poesias e pensamentos desses homens e mulheres excepcionais da literatura. Essa minha necessidade de reproduzir algo belo, harmonioso e sonoro tem dois objetivos: Primeiro. Colaborar na divulgação da cultura literária. Segundo. Compartilhar com os meus leitores aquilo que encontro de belo e me faz bem.
DE. Qual o seu diferencial como escritora, Isi Golfetto?
ISI. Certa vez, em uma bienal do livro, li a frase: "O bom escritor é aquele que elabora cada obra como única." Desde então, escuto uma voz repetindo... "o bom escritor é aquele que elabora cada texto como se fosse para uma única pessoa!" Portanto, algumas habilidades precisam ser desenvolvidas para conquistar esse objetivo. Dentre várias, acredito que quatro características podem ser o diferencial para um bom escritor: Empatia. Imaginar-se no lugar do leitor e ajudá-lo a encontrar as respostas de que precisa. Criatividade. Desenvolver a sensibilidade de olhar o óbvio e enxergar diferente. Assim, abrir a possibilidade ao leitor de enxergar fatos que possam passar desapercebidos ou que foram esquecidos. Inspiração. Buscar inspiração através de biografias de escritores, em citações ou poemas, ao observar a vida de pessoas no dia-a-dia, ao observar uma fotografia ou um por do sol. Paixão. Sentir paixão em tudo o que fizer. Quando a paixão está presente existe uma energia positiva tão intensa que você transmite a sua mensagem com convicção.
DE. Isi, como um escritor iniciante pode fazer para não se desmotivar?
ISI. Posso mencionar que o trabalho de um escritor requer disciplina e um esforço diário. Para alcançar o seu objetivo e não se desmotivar três passos são indispensáveis: Elaborar uma agenda. Costumo montar um cronograma anual, com os temas e os dias em que pretendo publicar os textos no blog. Persistência. Persistir é manter seus objetivos no foco. Essa é uma virtude que devemos adquirir em nosso trabalho para sermos bem-sucedidos. Positividade. Acreditar em seu potencial. Assumir uma postura postiva mesmo diante dos desafios que possam surgir e motivar-se para conquistar seus objetivos.
DE. Pensas em publicar um livro solo?
ISI. Sim. Tenho alguns projetos. Primeiro. Motivacional / Segmento: Não-ficção. Um e-book com os meus textos. Segundo. Histórias que Inspiram. Segmento: História baseada em fatos reais. Anos 70, interior do Paraná e uma fatalidade acaba sendo revertida em oportunidade, fazendo a diferença na vida de uma cidade inteira. Terceiro. Histórias que Inspiram. Segmento: Biografia. História de Jovens e suas carreira bem-sucedidas. Quarto. Coautoria em um livro de contos. Segmento: Infantojuvenil.
DE. Isi, em sua opinião, quais os principais fatores motivacionais humanos?
ISI. Podemos afirmar que em cada pessoa há uma força interna, uma necessidade, que de acordo com o momento vivido se intensifica e a direciona aos seus objetivos e metas, ou seja, um impulso, um motivo que a leva a agir. Entretanto, fatores emocionais podem ou não contribuir para que a motivação pessoal seja alcançada ou projetos sejam realizados. Por exemplo: um indivíduo pode motivar-se, persistir diante de frustrações, controlar seus impulsos, acreditar em seu potencial e ser bem-sucedido, enquanto outro em iguais circunstâncias, não. Ninguém está livre de desânimos ou frustrações tanto no campo pessoal como profissional. O que vale dizer é: relacione-se com pessoas experiente, que já tenham passado por experiências semelhantes, a fim de que possa ajudá-lo a recuperar o equilíbrio emocional e dar-lhe o suporte de que necessita.
DE. Quais os principais hobbies da escritora Isi Golfetto?
ISI. Dirigir. Nada melhor que pegar uma estrada e ir para uma cidade da serra, observar a paisagem. Isso é revigorante e oxigena a alma. Atividades físicas. Hidroginástica e caminhadas (semanais). Cavalgadas na lua cheia, stand up e canoagem (eventualmente). Esses são esportes desagiantes que ajudam a aumentar a autoconfiança. Tempo com amigas. Bate-papo onde todas falam ao mesmo tempo e no final todas se entendem. Grupo Cultural. Encontro onde os amigos se reúnem para expressar suas ideias sobre a leitura de um livro, comentar sobre um filme, fazer observações sobre uma obra de arte e muitas vezes conversar sobre as experiências pessoais.
DE. Como você vê o mercado literário motivacional no Brasil?
ISI. O público leitor brasileiro é um dos cinco maiores do mundo, atrás dos Estados Unidos e de alguns países da Europa. E pelo fato de o brasileiro ser eclético, aceita muito bem as publicações de cunho esotérico e holístico que se assemelham aos títulos motivacionais e de autoajuda. Prova disso que os rankings dos livros mais vendidos divulgados pelos sites, jornais e revistas, reservam uma lista específica para o gênero de motivação, à parte da ficção e não-ficção. Além disso, vemos muita procura por palestras motivacionais, blogs e vídeos com assuntos motivacionais divulgados pela internet.
DE. Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista, agradecemos a sua participação no projeto Divulga Escritor, muito bom conhecer melhor a Escritora Isi Golfetto. Que mensagem você deixa para nossos leitores?
ISI. Agradeço a oportunidade que me foi dada através da Divulga Escritor e sua equipe, em especial a você, Shirley Cavalcante. Agradeço a você leitor que tem sempre nos acompanhado e apoiado e tornam momentos como esses inesquecíveis.
Charles Chaplin disse e eu assino com ele: "Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra, Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, mas não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós."
Um grande e especial abraço.
Me acompanhe nas Páginas do Facebook
Bate-papo com Estilo Frases. Mensagens que Inspiram
Equilibrio Sentimental. Essência Feminina
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço sua visita! Volte sempre!