Convivência é um exercício diário de autoconhecimento onde você descobre o seu nível de tolerância, respeito e compreensão.
Quer mudança... seja a mudança
Quem nunca pensou ou disse... se ele/ela mudasse, eu seria mais feliz... se meus pais mudassem, eu seria mais equilibrado emocionalmente... se o meu filho mudasse, eu teria uma vida mais realizada... se o meu amigo/chefe/vizinho...
Incrível como conseguimos tempo e disposição em focar o que não toleramos no outro e ainda acreditar que ele é o culpado pela nossa infelicidade. E, o nosso objetivo vai além... tentar de uma forma ou outra fazer com que o outro mude para que nos sintamos melhor.
Agindo dessa maneira será que conseguimos encontrar a felicidade que tanto almejamos? Será que é isso, realmente, que vai fazer com que nos sintamos melhor?
Se você quer mudar o outro mexa primeiro em seu interior. Isso vai fazer a diferença em sua vida e em seus relacionamentos.
Tolerância, o exercício da empatia
Quando eu era pequeno, ocasionalmente minha mãe preparava um lanche para o jantar.
Eu me lembro de uma refeição que ela preparou depois de um dia exaustivo de trabalho. Naquela noite ela colocou no prato do meu pai ovos, linguiça e algumas torrada bem queimadas.
Fiquei só esperando para ver se alguém iria comentar o fato.
Tudo o que meu pai fez foi pegar a torrada, sorrir para a minha mãe e me perguntar como tinha sido o meu dia na escola.
Para falar a verdade, nem me lembro o que respondi, mas me recordo de vê-lo colocando manteiga na torrada e engolido cada pedaço daquele pão sem reclamar.
Quando eu deixei a mesa, ouvi a minha mãe se desculpando pelas torradas queimadas... mas, jamais vou me esquecer do que o meu pai disse... adorei as torradas queimadas, querida!
Mais tarde, quando o meu pai veio me dar um beijo de boa noite, perguntei se ele, realmente, tinha gostado da torrada queimada. Ele me abraçou e falou... filho, a sua mãe teve um dia muito cansativo e uma torrada queimada não faz mal a ninguém. Eu também não sou sempre o melhor marido, cozinheiro, funcionário e pai que existe, mesmo que tente todos os dias!
A vida é assim, cheia de imperfeições. Enxergar os seus queridos com um olhar de gratidão e compreensão, de empatia e compaixão, vai permitir a você exercitar a tolerância através dos fatos que acontecem, dar o respeito que merecem e desenvolver dentro de si a compreensão.
Quando não nos concentramos no que falta em nossas vidas e somos gratos pela abundância que está presente... experimentamos o céu na terra. Sarah Breathnach
Ser tolerante é aprender a aceitar as falhas alheias e relevar as diferenças. É exercitar a empatia. É exercer a sua capacidade de enfrentar situações ou os inconvenientes da vida de maneira mais leve. É permitir ao outro seguir em frente de uma maneira mais leve e você manter a sua paz.
Esses são meios importantes de criar relacionamentos saudáveis e duradouros com nossos familiares, amigos e vizinhos. Mesmo porque as pessoas sempre se esquecerão do que você fez ou do que disse... mas, jamais esquecerão o modo como as fez sentir.
Vamos exercitar a tolerância e aprender a ter um olhar de respeito e compreensão para o próximo.
Um grande abraço
Isi
Textos sobre RELACIONAMENTOS. Click no link e Boa leitura.
Quem realmente quer... Quando falhar não é uma opção!
De que adianta... Ou você busca a solução... ou é parte do problema.
Para quem quer voar... Aquele momento quando a sua paciência é colocada em xeque.
Ajuste o foco. Você sabe qual é o caminho para a felicidade?
Vai ser feliz... Não chame de destino as consequências das suas escolhas.
Me acompanhe nas Páginas do Facebook
Bate-papo com Estilo Frases. Mensagens que Inspiram
Equilibrio Sentimental. Essência Feminina
obrigada pela suas palavras sao sempre bem vindas
ResponderExcluirbeijos
Agradeço eu pelo carinho. Abraços.
ExcluirDona Isi, os textos estão cada vez melhores... Parabéns pelas palavras inspiradoras!
ResponderExcluirBeijos;
Ana
Wow... bom ouvir isso!
ExcluirTolerância, compreensão!
ResponderExcluirTudo que é feito com amor gera amor!
O post pra variar é uma pérola no meio de um mar de informações!
Obrigado Isis!
Você é a minha pérola!
ExcluirTive que ler de novo. Que post rico e cheio de sentidos!
ResponderExcluirDá vontade de imprimir e colocar ele na cabeceira da cama ou colar na parede =)...
Fico lisonjeada... ainda mais vindo de você!
ExcluirObrigado pela dose de conscientização!
ResponderExcluirAgradeço, Rafael.
ExcluirSe quisermos acrescentar uma nova dimensão aos nossos relacionamentos, temos que entender que a alegria vem do compartilhar e não do que esperamos obter em troca.
ResponderExcluirq todos possam saborear a essência espiritual da vida...
Agradeço por sua reflexão. Abraços
Excluir