O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados por aqueles que se interessam. Arnold Toynbee

Não caia de paraquedas em frente as urnas
Isi Golfetto

Não compartilho meus pensamentos achando que vou mudar a cabeça das pessoas que pensam diferente de mim. Compartilho meus pensamentos para mostrar àquelas pessoas que já pensam como eu que elas não estão sozinhas!

Mudamos a realidade política quando
formos instruídos por ela.

O que você tem a ver com política?

Alguém me perguntou - o que vai mudar se você falar de política?

A resposta é simples - a minha consciência!

A política é da minha conta e da sua, também. Partido político cada um decide se quer ter ou não. Mas, política é da responsabilidade de cada um.

É preciso compreender que política não é só feita por politicos ou apenas quando você pega o seu título de eleitor para votar.

A política está em praticamente tudo. Das decisões tomadas que afetam o outro em casa, na escola, no trabalho, na rua, na comunidade, ou fazendo um trabalho voluntário, descartando o lixo de maneira responsável, debatendo assuntos importantes, passando o seu conhecimento para frente, a maneira como você se veste - que muito mais do que um estilo, tendência ou combinação é a mais pura liberdade democrática de expressar a sua individualidade, até mesmo através da sua profissão que de alguma maneira vai impactar a sociedade.

Como você fez política hoje?

Consequências de não se interessar por política

Muitas pessoas têm o sentimento de impotência e descrença na política e nos governantes. Esse sentimento de desencanto generalizado leva ao desinteresse e à desinformação que gera alienação.

Há também o analfabeto político que é um outro grupo de pessoas que diz ser neutro, abomina a política e se nega a participar de qualquer acontecimento político. Contudo, ao ouvir ou ler qualquer notícia não analisa e, o pior de tudo, fala e repete sem questionar tal informação e a repassa como verdade. É vítima fácil de fake news e as compartilha nas redes sociais. É facilmente manipulável interpretando os fatos com ingenuidade sem saber quem o manipula. 

Infelizmente, esse orgulho de ser um analfabeto político é a sua maior virtude. Coitado dele e de quem pensa como ele. Quando cai em um buraco e arrebenta o quebra-molas do seu veículo, fala mal do político e esquece que a cratera que se formou e danificou o seu carro é culpa dele mesmo. Foi ele que na última eleição votou em um representante político que alguém indicou, ou pior, anulou o seu voto pelo simples fato de achar que político é tudo igual. Quando na verdade nós é que temos que ser diferentes.

Assim, o desinteressado, o alienado, o ignorante político se orgulham em dizer... odeio política, não suporto políticos, não me fale de política. Mal sabem eles que essa atitude é tudo o que os maus políticos querem.

Não se interessar por política, independente das razões, não é a solução é cumplicidade. Não há espaço para a neutralidade e omissão porque na prática essa é uma postura maléfica que elege os piores políticos que não governam para o bem comum.

A nossa vida é influenciada pela política em todas as áreas e é nosso dever conhecê-la. É preciso saber o que um político pode ou não pode fazer. É preciso aprender a discernir a verdade da mentira, o certo do errado. É preciso conhecer sobre política para torná-la eficiente, madura e séria.

A nação precisa de representantes honestos e interessados no país e no desenvolvimento do povo brasileiro. Sem representantes honestos, eleitos através do voto consciente de cidadãos interessados em política é impossível produzir bons políticos.

A vida tem tudo a ver com escolhas e consequências. O amanhã se faz com as ações de agora, com o rompimento da inércia improdutiva. Sendo assim, não podemos esperar qualquer coisa da política se não nos mexermos.

Não se interessar por política significa deixar que outras pessoas, muitas vezes mal-intencionadas tomem decisões por você. 

Na política a democracia parece ser o método mais justo. O voto de um honesto vale tanto quanto o de um corrupto, da mesma forma que o voto de um cidadão consciente da sua responsabilidade política vale tanto quanto o de um ignorante político. Isso pode ser perigoso porque a maioria vence. Pense nisso!

A democracia pode não ser o céu na terra, mas impede que o inferno se instale.

No dia em que o cidadão consciente acordar, os políticos não conseguirão dormir.

Males do analfabetismo político

Entre um governo que faz mal e um povo que o consente há uma certa cumplicidade vergonhosa. Victor Hugo

Nada mais idiota do que um alienado político... nada mais perigoso do que um fanático por um político.

Povo é a parte da nação que não sabe o que quer. Georg Wilhelm Friedrich Hegel

Um povo que elege um bandido, não é vítima... é cúmplice.

Pior que um político corrupto é o povo que o defende.

Não é a política que faz do político um ladrão... é o seu voto - ou a sua alienação - que autoriza o ladrão a se manter na política.

Um povo corrompido não pode tolerar um governo que não seja corruptor. Marquês de Maricá

Um povo corrompido quando consegue se libertar tem dificuldade em mantê-la. Maquiavel

Um povo de cordeiros sempre terá um governo de lobos.

Você é eternamente responsável por aquele que você elege.

A plebe apenas consegue fazer tumulto. Para fazer revolução é preciso um grupo de cidadãos conscientes.

Voto não tem preço tem sérias consequências.

O voto de um honesto, vale tanto quanto a de um corrupto. E, a maioria é que vence!

Enquanto formos cegos e omissos às injustiças e continuarmos levantando as bandeiras erradas a impunidade sempre existirá.

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. [...] Ele é tão burro que estufa o peito e diz que odeia política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado e o pior dos bandidos que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio dos exploradores do povo. Bertolt Brecht

Agora é com você!

É preciso sair da apatia presente e olhar o futuro com coragem e atitude.

Abraços
Isi

Textos sobre CONSCIÊNCIA POLÍTICA. Click no link e Boa leitura.

Bom Sendo e Respeito.  Muita calma nessa alma.

Me acompanhe nas Páginas do Facebook 

Bate-papo com Estilo Frases. Mensagens que Inspiram 

Equilibrio Sentimental. Essência Feminina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita! Volte sempre!