O amor é um exercício diário de escolha pela união, pela compreensão e pela vontade de fazer dar certo. Isi Golfetto

Ou você constrói pontes ou constrói muros
Isi Golfetto

Começar um relacionamento é fácil... manter esse relacionamento é preciso ter muito amor e acima de tudo muita conversa e vontade de fazer dar certo... mas, para fazer esse relacionamento durar... passar por discussões... opiniões diferentes e cabeça quente em momentos difíceis, é só para quem ama de verdade.

Sem diálogo não há resolução de conflitos. 
Ou se constroi muros ou se constroi pontes.

Quando iniciamos um relacionamento, estamos nos envolvendo com uma pessoa diferente de nós. Apesar de existir muita afinidade, sempre haverá ideias, valores e opiniões divergentes. Com o desgaste natural do dia a dia e da convivência surgem as diferenças e começam a se acular os desentendimentos, as expectativas frustradas, as mágoas e as desilusões que aos poucos levam o casal a se fechar.

Por isso, o diálogo se torna um aliado indispensável.

Alguma vez você passou por experiências difíceis no seu relacionamento e se perguntou... por que é tão difícil conversar com ela? ou... o que a levou a reagir dessa maneira?

Diante da situação... qual foi sua atitude?

1. Procurou conversar para saber o motivo dessa reação.
2. Decidiu silenciar para evitar mais conflito.
3. Acreditou que ela sabia como você se sentia.
4. Evitou conversar por medo de magoá-la.

Se você a procurou para conversarem, você agiu corretamente. Conversar é a única opção que há para fortalecer a conexão com quem você ama.

Quando você tem a coragem de falar, você cria um caminho sem bifurcações, sem mal-entendidos e evita dores desnecessárias no relacionamento.

Mas, por que é tão difícil a conversa entre os casais? 

Infelizmente, a grande maioria dos casais não está atento à importância de manter um diálogo aberto entre eles. Acreditam que conversar tem a ver com cobrança, com reclamação ou simplesmente supõem que o outro percebeu a situação da mesma maneira. Aí está um dos maiores erros - achar que o outro sabe como a situação te afetou - sem você conversar.

A raiz dessa dificuldade esconde sentimentos não expressos, mágoas guardadas, frustrações ou evasão de conflitos. Essa falta de diálogo gera ansiedade... insegurança... sentimento de rejeição e leva o casal ao distanciamento emocional, dificultando ainda mais a resolução do problema. 

Imagina viver uma vida inteira sem dizer o que você sente, sem resolver o que te incomoda, sem explicar o que está entalado na sua garganta?

Essa falta de comunicação é um dos maiores abismos entre o casal. Sem diálogo o casal se retrai, fica sem coragem de realinhar o relacionamento e isso é o empurrão que faltava para a relação ir ladeira abaixo.

A boa notícia é que com esforço e dedicação, ambos podem reaprender a se comunicar de forma mais livre e eficaz. O mais importante é a lição que fica quando o casal percebe que a conexão entre eles aumenta e descobrem que é impossível deixar de conversar com quem mais se ama.

Ter conversas difíceis é um ato de coragem e de amor. Amor por você mesmo, por querer viver de forma mais leve e autêntica... e amor pelo seu cônjuge, por respeitar o direito dele de saber como você se sente e como você se sente em relação a ele. 

Há, basicamente, duas opções que estão envolvidas no relacionamento e ambas estão em direções opostas.

Erguer uma ponte é optar pela conexão, pelo entendimento, pela aproximação que te dá a possibilidade de construir um caminho seguro sobre as águas turbulentas dos conflitos. Contudo, para erguer essa ponta são necessários alguns pilares...

Coragem de expressar o que você sente, sem medo de ser julgado.
Se dispor a ouvir o outro, não para rebater, mas para compreender a sua perspectiva.
Se colocar no lugar do outro, tentando enxergar a situação sob o olhar dele.
Respeitar a divergência, mantendo a dignidade e o valor do pensamento do outro.
Buscar a solução sem procurar quem está certo ou errado, para ambos encontrarem um caminho juntos.

Ao escolher a ponte, seu objetivo é superar o obstáculo e sair das conversas mais unidos e compreensivos um com o outro. É um ato de amor e compromisso com a pessoa amada.

Construir um muro é utilizar a matéria-prima do silêncio, da esquiva, da agressão e da negação do problema, através das ferramentas de...

Acusações em vez de expressar sentimentos.
Utilizar a ironia ou o sarcasmo que corroem a confiança.
Ignorar o problema achando que ele vai desaparecer sozinho, transformando-o numa pedra do sapato na relação.
Se ressentir acumulando mágoas que com o tempo solidificam o muro.
Se fechar para o ponto de vista do outro, se justificando constantemente. 

Os muros nos isolam, nos impedem de ver e sentir o outro. É uma construção sutil, que uma vez erguida será preciso muito amor e esforço para derrubá-la.

Construir a ponte exige tempo, dedicação, esforço, determinação, paciência. É aí que está a beleza e o desafio de um relacionamento maduro. 

E, quando surgir um desentendimento ou houver algo a ser dito ou resolvido escolha como agir se perguntando... o que eu quero construir no meu relacionamento - uma ponte que conecta ou um muro que separa? 

Por mais desafiadoras que pareçam, as conversas difíceis são as verdadeiras pedras fundamentais na edificação de uma relação sólida, resiliente e duradoura. Essas conversas não são fáceis e nunca serão, mas são necessárias para evitar que lá na frente a vida te cobre com juros o preço do silêncio.

Então, vamos lá... crie coragem... respire fundo e boas conversas. Não é tão simples começar, mas é libertador... é viver de cabeça erguida ... alma leve e coração tranquilo.

Um abraço especial
Isi Golfetto

Textos sobre COMUNICAÇÃO. Click no link e Boa leitura. 

inspira, expira e não pira!  Expire bem devagar e se controle! 

O mesmo... só que não...  Comunicação, um dos maiores desafios da humanidade.

Seria cômico... se não fosse trágico!  As interferências no ato de ouvir o outro.

A habilidade de ouvir o outro.  Fingimos ouvir a quem fala! 

Você é um bom ouvinte?  Autoavaliação 

Pessoas difíceis ou comunicação inadequada?  Erros na comunicação. 

Comunicação ou competição?  Escutar para compreender. 

O silêncio é de ouro, mesmo?  O silêncio que ensurdece.

Quem você escutou hoje?  Escutar não é algo que você faz na correria!

Bom senso e Respeito.  Muita calma nessa alma!

Me acompanhe nas Páginas do Facebook 

Bate-papo com Estilo Frases. Mensagens que Inspiram 

Equilibrio Sentimental. Essência Feminina


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita! Volte sempre!