A corrupção não rouba só dinheiro e poder... ela rouba a esperança, a verdade, o ideal e a dignidade de um povo. Isi Golfetto

Colapso moral
Isi Golfetto

Ninguém nasce corrupto. É a corrupção que vai se infiltrando lentamente em pequenas brechas da mente humana até que ela se torna convenientemente justificada.

O valor moral se revela na coerência entre 
discurso e prática e não muda 
conforme a cor do partido no poder.

Para ter uma sociedade saudável é preciso que haja governantes pautados por valores morais e princípios que definam o que é certo e o que é errado.

Entre esses valores temos - a justiça, honestidade, respeito ao próximo, liberdade, tolerância, sinceridade, coerência e integridade.

No entanto, o que temos visto ultimamente é o colapso moral de uma sociedade, cada vez mais corrompida, normatizando vergonhosamente comportamentos antiéticos como - mentiras... fraudes... desvio de recursos... corrupção... violência... preconceito... insegurança social... desinformação e inversão de valores.

Pensa comigo... se você colocar um sapo na água fervendo, ele pula fora. Mas, se você colocar esse mesmo sapo na água fria e esquentá-la aos poucos, o sapo vai ser cozido vivo, sem perceber.

Não é exatamente o que está acontecendo? A corrupção se infiltrando lentamente em pequenas brechas da mente dos cidadãos alienados, influenciáveis e sem conhecimento.

Esses cidadãos não estão se dando conta do quanto a sociedade está sendo corrompida - o caos está se tornando normal... os corruptos estão se tornando cada vez mais audaciosos e ditatoriais... a corrupção está se tornando virtude... a honestidade está se tornando um fardo... as pessoas honestas estão sendo censuradas e perseguidas... as igrejas estão se desvirtuando e a estrutura familiar está se desmoronando. E, para apoiar e corroborar com toda essa corrupção há um meio de comunicação comprado, igualmente corruptor e manipulador, formando um público tão corrupto quanto ele.

A corrupção dos valores morais é uma perversão silenciosa e devastadora que cresce. A honestidade e a sinceridade de opiniões não são mais válidas, ao contrário, são vistas como ofensivas. A transparência das opiniões é considerada atrevimento. A coerência é vista como autossuficiência. O respeito às normas legais e aos padrões éticos de conduta é rechaçado como frescura e inflexibilidade. A firmeza de princípios e a lealdade são considerados intransigência.

Além disso, o maior combate que precisamos travar, não é contra o mal declarado, mas contra o bem disfarçado de bondade. Aquele projeto que parece tão bom e que vai beneficiar a população, mas que, de fato, é uma fraude, ou aquele discurso que soa tão virtuoso, mas na prática é hipócrita e oportunista. 

Este é o retrato cruel do quanto a corrupção está se tornando comum e a honestidade começando a virar crime. Chegamos ao cúmulo em que o certo precisa se calar, para o imbecil não se ofender.

Infelizmente essa inversão de valores está infiltrado em diversos setores - esporte, cultura, academia e política.

O mais inacreditável disso tudo, é esse paradoxo do brasileiro que chega a ser uma provocação à lógica - se todo brasileiro está indignado, angustiado, revoltado com tanta corrupção,... roubalheira... e injustiça, como essa criatura, que tanto abomina esses políticos corruptos, frequentemente os reelegem?!?

É preciso ter muita resiliência para lutar contra políticos corruptos... contra um povo corrompido, cego para tudo o que acontece em um governo corrupto... uma justiça ainda mais corrompida, que de cega não tem nada, e está sempre pronta para defender corruptos e acusar inocentes.

Corrupção existe em qualquer país do mundo, sim... mas, ela só persiste onde a justiça é corrupta.

Por isso, não se engane, não existe país com governo corrupto e cidadãos honestos. Um povo que elege corruptos, não é vítima - é cúmplice.

Entre um governo que faz mal e um povo que consente, definitivamente, existe uma certa cumplicidade vergonhosa. 

O governo te quer ignorante... o banco te quer endividado... a mídia te quer manipulado e o sistema te quer conformado. Só o conhecimento é a arma para lutar contra a impunidade e ter sucesso no combate à corrupção.

Os valores morais se revelam na coerência entre discurso e prática e nos princípios éticos que não mudam, conforme a cor do partido no poder.

A corrupção não rouba só dinheiro ou poder... ela rouba a esperança, a verdade, o ideal e a dignidade de um povo. Por isso, a luta contra a impunidade precisa ser uma prática diária. O futuro não se espera, se constrói e começa com as escolhas que fazemos a cada dia.

Quer acabar com a corrupção? Seja honesto.

Agradeço sua companhia nessa leitura.
Um grande abraço
Isi 

Textos sobre CONSCIENTIZAÇÃO. Click no link e Boa leitura. 

Bom senso e Respeito.  Que intolerância é essa!!! 

Não caia de paraquedas em frente as urnas.  O que você tem a ver com política?

Me acompanhe nas Páginas do Facebook 

Bate-papo com Estilo Frases. Mensagens que Inspiram 

Equilibrio Sentimental. Essência Feminina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita! Volte sempre!