O mesmo ciclo vai se repetir em sua vida de novo... de novo... e de novo até que você tome a decisão de mudar. Isi Golfetto

De volta nos eixos
Isi Golfetto

Avaliar as distrações que a mente propõe, permite a você identificar a área da sua vida que necessita de mais atenção ou, até mesmo, de uma reestruturação. Com a vida é assim... ou você aprende a controlar os impulsos da mente e muda... ou o mesmo ciclo irá se repetir em um looping interminável. Afinal, o requisito para passar para a próxima lição é ter aprendido a anterior.

O sucesso está um pouco mais além 
de onde as pessoas costumam desistir.

A solução está no problema 

A mente é profissional em nos distrair com suas propostas e, sem pensarmos, obedecemos. Quer ver? Quantas vezes você cedeu ao comando da sua mente e trabalhou só mais uma horinha... ou ficou no celular só mais um minutinho... ou comeu só mais um docinho. E assim, de um em um... de área em área... os seus planos foram sabotados e a sua vida acabou saindo dos eixos.

O lado bom dessa história é que você pode e vai mudar esse ciclo e tornar a sua mente a sua mais fiel aliada. Problemas precisam de solução, limites precisam de superação e é exatamente por esse caminho que seguimos a partir de agora.

Com o auxílio de uma ferramenta simples e objetiva, que alguns especialistas a chamam de Roda da Vida, outros a chamam de Mandala (entre outros nomes), é possível uma pessoa avaliar cada área levando em conta o seu nível de satisfação. Essa avaliação é feita através de uma nota que varia de 1 a 10 (ordem crescente).

Parece simples? E é!

Observe a figura acima. Deu para notar que o gráfico está disforme. Contudo, ele traduz de maneira bastante clara o grau de satisfação dessa pessoa em cada área, naquele período da vida dela.

À medida que a pessoa tratar a causa do problema em cada área, o gráfico vai se tornar mais uniforme. Não será da noite para o dia, mas será um passo certo na conquista de um novo estilo de vida com mudanças na sua maneira de ver e viver as experiências de cada dia. 

Se há um problema, há uma solução

Agora é a sua vez de avaliar as áreas da sua vida!

Baixe a Mandala e imprima uma cópia. Se preferir, faça um desenho semelhante em uma folha. Tendo como base os textos abaixo, registre na Mandala o seu grau de satisfação em cada área, e dê a sua nota levando em conta o seu momento atual. Para mais informações, o capítulo Diferentes, mas se encaixam dá uma visão geral de cada área.

Relacionamento 

De 1 a 10 qual é a qualidade do seu relacionamento afetivo, hoje? E o relacionamento consigo mesmo, como está? 

Ao mapear o nível de satisfação em seu relacionamento afetivo, leve em conta o companheirismo, a comunicação e a harmonia entre o casal. Se estiver solteiro ou em busca de um relacionamento avalie a sua autoconfiança - o quanto você tem consciência das suas qualidades, o quanto é confiante em ser quem você é e o quanto você reconhece o seu valor. 

Definir planos e uma metodologia de ação para revolucionar o seu relacionamento afetivo e pessoal é o próximo passo, em um capítulo abordando os temas.

Núcleo Familiar

Direta ou indiretamente a família sempre tem um peso considerável em nossa formação como pessoa, profissional e cidadão. Assim, quando a família vai bem, você se sente mais confiante para enfrentar os desafios. Constantes conflitos e assuntos mal resolvidos, geram insegurança, falta de sintonia e tudo ao seu redor fica prejudicado.

Nesse momento, como você se sente em relação à sua família? Entre 1 e 10 qual a sua nota?

Definir planos e uma metodologia de ação para harmonizar e enriquecer a vida em família veremos em outro capítulo.

Vida Social

Precisamos de períodos mais amenos, momentos de relaxamento, de lazer e diversão. Esses momentos são essenciais para recarregar as energias, eliminar as cargas negativas e deixar o tempo fluir sem a pressão de prazos ou regras.

Quando foi a última vez que você se permitiu um tempo de lazer? Entre 1 e 10 qual a nota que você dá para a sua vida social, hoje?

Em outro capítulo vamos definir planos e uma metodologia de ação para você criar um estilo de vida para desfrutar mais essa área.

Saúde & Bem-Estar

Se você apenas trabalha... trabalha... e trabalha... e não encontra um tempo para cuidar da sua saúde física e mental, com certeza o seu gráfico vai revelar isso.

Cuidar do seu bem-estar vai te proporcionar energia e motivação para enfrentar a sua rotina tanto na empresa como em casa, sem que tudo isso te consuma. Praticar uma atividade física, ter uma alimentação balanceada e realizar check-ups médicos periódicos são hábitos indispensáveis para você se manter saudável.

Entre 1 e 10 qual o nível de atenção que você tem dado à sua saúde?

Definir planos e uma metodologia de ação para incorporar à sua rotina um novo e saudável estilo de vida é o tema para outro capítulo.

Espiritualidade

Cuidar dessa área vai determinar o tipo de pessoa que você é, e o tipo de vida que você cria. 

Entre 1 e 10, qual o nível de atenção que você tem dado à sua espiritualidade? 

Definir planos e uma metodologia de ação para você criar um estilo de vida em conexão com o seu interior e sentir a sua vida fluir com mais harmonia e leveza é o próximo passo, em outro capítulo.

Carreira & Negócios

Essa é uma das áreas onde você passa a maior parte da sua vida e é a que mais impacta em todas as outras. 

Sua vida profissional está do jeito que você gostaria? Entre 1 e 10, qual a sua nota?

Definir planos e metodologia de ação para você elevar a sua vida profissional a um nível superior é o próximo passo que veremos em outro capítulo.

Como está esse processo de avaliação até aqui? Se o resultado que tem encontrado não está como você imaginava, não se desanime. Nos próximos capítulos você vai saber como proceder para alavancar cada área e criar um estilo de vida na direção dos seus objetivos. 

Vamos prosseguir?

Recursos Financeiros

Embora não seja o único objetivo, a grande maioria das pessoas trabalha com o intuito de prover recursos que garantam honrar seus compromissos financeiros. O outro lado dessa moeda, de muito valor para o trabalhador, é ter seus rendimentos compatíveis com as suas habilidades, seu empenho e formação.

Entre 1 e 10, qual o seu nível de satisfação nessa área?

Definir planos e uma metodologia de ação para conquistar um estilo de vida financeira saudável e ser reconhecido através do seu desempenho é o próximo passo, em outro capítulo.

Equilíbrio Emocional

De 1 a 10, como está a sua capacidade de lidar com as suas emoções diante de pressões e situações que fogem ao seu controle?

Definir planos e uma metodologia de ação para aumentar a sua capacidade de controlar os impulsos e manter a sua capacidade de agir com calma em momentos de crise, está, entre outros tópicos, em um próximo capítulo.

Desenvolvimento Intelectual

Entre 1 e 10, como está o seu investimento em novos aprendizados, estudos e conhecimentos? 

Tanto para o seu crescimento na carreira ou nos negócios, ou para o seu amadurecimento pessoal, investir nessa área é o que vai fazer a diferença entre  impulsionar a sua vida ou estacionar (que significa ficar para trás).

Definir planos e uma metodologia de ação para a sua constância de aprendizado, entre outros tópicos, é o próximo passo, em outro capítulo.

Realização Pessoal

Quando você reconhece o seu papel, seja em sua própria vida ou na vida do outro, você está realizando o seu propósito de vida e tem motivação em dar o melhor para as suas atividades pessoais, profissionais e contribuição social.  

Entre 1 e 10 como você avalia o seu nível de satisfação em relação a vida que você leva, seu otimismo quanto ao futuro e o seu sentimento de orgulho por suas conquistas do passado.

Definir planos e uma metodologia de ação para você refletir sobre o seu propósito de vida está entre os tópicos, em outro capítulo.

O meu passado eu já conheço... o meu futuro estou criando,,, o meu presente estou abrindo agora!!!

Aa Mandala é uma ferramenta que pode trazer reflexões, aprendizados e, acima de tudo, conquistas de metas de forma mais ágil, assertiva e eficiente. Ela apresenta de maneira bem clara as áreas em que você está mais focado e aquelas que você precisa dar mais atenção. Aplicar seus princípios com disciplina, persistência e comprometimento vai girar a sua vida em total sintonia com os seus sonhos e metas.

Bom trabalho. Sucesso!

Aguardo você nos próximos capítulos.
Um grande e especial abraço
Isi

Textos sobre PROJETO VIVA PLENAMENTE. Click no link e Boa leitura. 

Não se adapte ao que não te satisfaz.  Como sair de um looping interminável.

O quanto você se conhece. O caminho é para dentro.

Diferentes, mas se encaixam.  Visão Geral das Áreas da Vida

A arte do relacionamento.  Sinopse sobre o tema

Relacionamento x Emoções.  O milagre que une duas pessoas

Me acompanhe nas Páginas do Facebook 

Bate-papo com Estilo Frases. Mensagens que Inspiram 

Equilibrio Sentimental. Essência Feminina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita! Volte sempre!