A única coisa que impede de ir para onde você quer, são as paredes que você construiu à sua volta. Isi Golfetto

Dare to step out
Isi Golfetto

Você nunca vai crescer dentro de uma Zona de Conforto. É preciso sair, enfrentar o medo que te aprisiona, correr riscos, acreditar em si mesmo e fazer as mudanças necessárias para obter a recompensa de viver plenamente os seus sonhos.

There is no learning in the Comfort Zone...
and there is no comfort in the Learning Zone

O que é a Zona de Conforto

Zona de Conforto é uma expressão que remete a um lugar mental que, para muitas pessoas, é um lugar perfeito onde tudo aquilo que estão acostumadas a fazer, pensar ou sentir é o habitual e não causa nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco para si mesmo.

A sensação agradável que esse lugar proporciona, na verdade, é uma ilusão que o cérebro gosta de alimentar para evitar sofrimentos.

Assim, o simples fato de uma pessoa considerar sair dessa aparente zona confortável e deixar essa rotina previsível, pode causar ansiedade porque significa enfrentar a verdadeira realidade.

Nem tudo é o que parece ser

Pensa comigo... qual é o propósito em ficar confortável em um relacionamento monótono se aos poucos a paixão esfria? E, no trabalho, se o tédio domina e as possibilidades de cresimento e melhoria profissional não acontecem? Seguindo essa mesma lógica, qual a vantagem de ficar confortável na vida pessoal se as experiências se tornam cada vez mais medíocres e o seu potencial não é desenvolvido?

Sinceramente, de que adianta navegar pela vida envolto em uma capa de proteção? As frustrações podem até não acontecer... tão pouco os aprendizados! A pessoa perde a oportunidade de conquistar a sua autoconfiança e autoestima.

Nem tudo o que é confortável oferece qualidade de vida que muitos gostariam ou poderiam ter. Essa combinação de comodismo com medo possui a capacidade de aprisionar e de impedir as pessoas de avançar.

Por que tanta resistência?

Ousar gera apreensão e ansiedade que por sua vez gera resistência.

Apesar da situação em que se encontra não estar fazendo bem, a pessoa continua funcionando no automático. E, quanto mais tempo ela negar que está em uma situação prejudicial, tanto mais irá atrapalhar o seu julgamento incentivando-a a permanecer na inércia preferindo deixar de ganhar, desde que não perca.

Enfrentar, se motivar e se libertar

Sair da Zona de Conforto vai exigir determinação, persistência, consistência, foco e tempo. 

Somente fora da Zona de Conforto a pessoa estará confiante para colocar um ponto final naquele relacionamento tóxico, para pedir demissão daquele emprego desgastante e assumir riscos confiando no desconhecido em vez de temê-lo. 

Somente fora da ilusão de uma zona confortável a pessoa terá coragem de agir e ousar percorrer caminhos que, até então, pareciam loucura. Portanto...

Não espere pelo momento perfeito. A espera do período adequado mora na Zona de Conforto e alimenta o comodismo com pensamentos impeditivos como - quando estiver financeiramente estabilizado... quando tiver tempo disponível... quando estiver trabalho na empresa tal.  o momento perfeito nunca chega, simplesmente, porque ele não existe! Por isso, aproveite o momento presente. Esse sim, é o momento perfeito para agir.

Abrace o desconforto. O desconforto é uma consequência normal ao confrontar medos e fazer coisas novas ou diferentes. Todos nós passamos por momentos assim em um relacionamento, no trabalho ou em algum compromisso. Aprenda a lidar com o desconforto. Entenda o que há por trás desse sentimento... o que ele está te pedindo... o que ele quer te ensinar.

Faça algo que te assusta. Enfrentar os seus medos é um processo natural ao sair da Zona de Conforto. Você poderá tomar alguns sustos no caminho, mas o resultado positivo dessa coragem vai te propiciar uma variedade de boas emoções como entusiasmo... prazer... euforia.

Aprenda algo diferente. O que você pensou que nunca iria aprender? Então, faça exatamente isso. O desafio de aprender algo cujos níveis de dificuldade te surpreendem é muito bom para afastar o tédio. Quando a habilidade ou conhecimento for dominado você vai sentir os efeitos dessa conquista em sua autoestima.

Say yes! Tal qual o Não, o SIM também é uma palavra poderosa. À medida que você usar o sim algumas transformações acontecem - você começa a aceitar convites... se arrisca mais em oportunidades... faz coisas novas e, tudo isso torna a sua vida mais dinâmica e divertida.

Eleve a sua positividade. A eficácia do pensamento positivo, do bom humor e do otimismo são um elixir para a mente e para a alma. Pessoas bem-humoradas têm mais facilidade para transitarem pelas dificuldades e se reerguerem face aos desafios. Quer elevar a sua positividade? Escreva cinco coisas pelas quais você é grato todos os dias mas, principalmente, quando o desânimo bater à sua porta!

Se conhecer, se aceitar, se superar. Muitas vezes, um trauma emocional pode manter uma pessoa prisioneira nessa zona de aparente conforto. Considere fazer uma consulta com um psicólogo. A terapia é a chave para esse processo de autoconhecimento, de autoaceitação e superação. Por um lado, você vai aprender habilidades para enfrentar esse novo desafio. Por outro, será um motivador durante esse processo que, algumas vezes, pode ser longo.

Dare to step out

Adoraria dizer que sair da Zona de Conforto não dá medo, mas dá. Contudo, sair de um lugar que de aconchegante só tem o nome e, a sensação de segurança é apenas uma ilusão, será a sua melhor e mais sábia decisão. 

Então, vem comigo!

Ouse. Isso implica correr certos riscos? Evidente que sim. Não há como saber o que pode acontecer ou se será possível controlar a situação. É preciso coragem para agir. 

Tome decisões. Toda conquista é alcançada através de decisões e ações. Só assim você vai descobrir o seu potencial e saber o quanto é capaz. Só assim a sua autoconfiança aumenta e você realiza o que, naquele espaço sem horizontes, achava impossível.

Viva o aqui e o agora. Experimentar o aqui e o agora é viver plenamente. Concentre seus esforços, atenção e entusiasmo no momento presente e viva os seus sonhos!

Avalie a sua vida. Em que áreas você está produtivo? Onde está estacionado? Em que aspectos está insatisfeito? O que pode ser feito para mudar isso?

Sair da Zona de Conforto permite que você se aproxime de novas formas de olhar e interpretar a vida que se traduz em uma maior flexibilidade no modo de viver, em uma maior capacidade de adaptação e habilidade para solucionar qualquer problema.

Se o seu HOJE for o mesmo de ONTEM, você terá o mesmo AMANHÃ, a menos que descubra o POR QUE e FAÇA o que for necessário para MUDAR.

Um abraço
Isi

Textos sobre PROJETO VIVA PLENAMENTE. Click no link e Boa leitura. 

Diferentes, mas se encaixam...  Visão Geral das Áreas da Vida

De volta nos eixos.   Avaliação das Áreas da Vida

A arte do relacionamento.  Sinopse sobre o tema

Relacionamento x Emoções.  O milagre que une duas pessoas

Tá ruim... mas, tá bom...  A Zona de Conforto no relacionamento.

Game over.  Quando o relacionamento acaba...

Me acompanhe nas Páginas do Facebook 

Bate-papo com Estilo Frases. Mensagens que Inspiram 

Equilibrio Sentimental. Essência Feminina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita! Volte sempre!