Assim como em um quebra-cabeça, leva um tempo para que as peças da vida se encaixem. Isi Golfetto

Diferentes, mas se encaixam
Isi Golfetto

A vida é como um quebra-cabeça onde todas as peças se encaixam não importa o tempo que vai levar, nem o tamanho do desafio. Diferentes entre si, mas com o seu próprio espaço. Pequenas, mas indispensáveis para a harmonia do quadro. Não desanime... a princípio parece tudo uma bagunça... mas, o resultado final será surpreendente.

Cada área da vida se conecta à outra e interfere sobre ela. Sem o encaixe adequado surgem lacunas que comprometem essa harmonia.

O quebra-cabeça da vida

Cada um de nós tem diante de si o próprio quebra-cabeça e o desafio de encontrar e encaixar cada pecinha em seu próprio espaço.

Como está o encaixe das pecinhas em seu quebra-cabeça... o seu relacionamento amoroso... sua vida familiar... seu desenvolvimento e crescimento profissional... seu equilíbrio financeiro... sua realização pessoal?

Se a sua resposta não for a que gostaria de dar, você não está sozinho. 

Quem nunca sacrificou o tempo com a família a favor do trabalho... ou a saúde em busca da estabilidade financeira? Pecinhas forçadas a se encaixarem em espaços que não pertencem a elas. Não adianta... não encaixam!

Visão Geral de Cada Área

Não há dúvida, você e eu desejamos e lutamos para conquistar resultados positivos em todas as áreas, mas será isso possível sem sacrificar outros setores?

Então, vamos conhecer as 10 áreas da vida e suas características. Primeiro, através de uma visão geral, pontuando o tema a ser abordado. Depois, em capítulos separados, o conteúdo será aprofundado seguido de uma autoavaliação. Assim, você poderá classificar o seu desempenho e trabalhar tanto para elevar como alinhar o seu nível de satisfação e equilíbrio em cada área.

Relacionamento. Essa é uma área carregada de intensas emoções. Um relacionamento a dois, quando harmonioso, tem uma forte influência no bem-estar e transmite paz tanto para a sua vida pessoal como profissional. Por outro lado, momentos turbulentos deixam a sensação de que o mundo está desabando sobre a sua cabeça.

Contudo, tão importante quanto fazer a avaliação do relacionamento a dois, é indispensável avaliar o relacionamento consigo mesmo. E, isto vale também para quem está em busca de um novo relacionamento ou prefere permanecer solteiro.

Algumas reflexões. Tenho procurado elevar a minha autoestima? O meu relacionamento a dois é saudável ou conflituoso? Como ele tem influenciado nas outras áreas da minha vida?

Núcleo Familiar. A família representa a nossa base, a nossa origem. Ela explica muito sobre quem somos, porque somos assim, a construção das nossas crenças e valores. Somos o reflexo de quem veio antes de nós e vivemos o seu legado.

Outro ponto que influencia no relacionamento familiar é o poder que ela tem de ser tanto uma âncora que te ampara em tempos adversos ou que te impede de navegar em tempos de calmaria. 

Ter essa consciência permite a você avaliar o grau de satisfação em relação à qualidade da sua família de origem ou da família que você mesmo decidiu criar.

Para refletir. Que influências o núcleo familiar exerceu sobre a minha história? Como isso tem influenciado na criação da minha própria família? O que tenho feito para manter e fortalecer os laços que me apoiam?

Vida Social. Essa área se refere a tudo o que recarrega as suas energias, que te dá satisfação. Avalia a diversidade de formas que você utiliza para relaxar, se divertir e o prazer que essas atividades te proporcionam, bem como a interação com os seus amigos, colegas e outros grupos com os quais você convive.

Algumas reflexões. Estou satisfeito com o meu círculo de amigos? Tenho investido na qualidade de tempo que passamos juntos? Quanto tempo e recursos tenho dedicado para o lazer, para cultura, para desenvolver a minha criatividade, para fazer o que realmente gosto?

Saúde. Sem saúde não há disposição, sem disposição não se vai a lugar algum. É aqui, nessa área, que você vai encontrar o combustível para te ajudar e motivar a manter uma vida saudável.

Praticar exercícios físicos e manter uma alimentação balanceada ajudam a proporcionar mais energia para trabalhar e desfrutar dos bons momentos que a vida oferece. Sem esquecer da manutenção dos exames médicos periódicos e preventivos.

Para refletir. Como está a minha saúde? Estou com os check ups médicos em dia? Tenho disposição e energia para enfrentar o meu dia? Estou fazendo alguma atividade física ou indo à academia?

Espiritualidade. Esse é o campo do autoconhecimento no que diz respeito às atividades para a manutenção da paz espiritual e do amor próprio... independente de qualquer cunho religioso.

A espiritualidade determina o tipo de pessoa que você se torna e o tipo de vida que você cria. Estar em conexão com quem você é pode te ajudar a criar poder e força interior para alcançar o seu propósito de vida.

Essa área impulsiona o seu estilo de vida como nenhuma outra, pois fornece estrutura para você tomar as decisões certas e seguir o seu caminho de vida.

Algumas reflexões. Que crenças guiam a minha vida? Diante da adversidade consigo me manter otimista? Com que frequência eu crio cenários mentais positivos?

Carreiras & Negócios. Outro aspecto importante a ser medido é o nível de satisfação com o seu trabalho e a direção que tem tomado em relação a sua carreira ou os seus negócios.

Reconhecer o seu propósito torna mais fácil levantar todos os dias com motivação e ter dias incrivelmente produtivos. Trabalhar com um sentimento de conexão é essencial para compreender o seu papel transformador no mundo e deixar o seu legado.

Para refletir. Estou realizado profissionalmente? Estou na profissão certa ou no caminho certo? Estou dedicando tempo para fazer a minha carreira ou negócio crescer?

Finanças. Este aspecto avalia o equilíbrio financeiro. Traz a reflexão de como os seus recursos financeiros têm contribuído para uma vida mais plena e para o alcance dos seus objetivos e metas.

Avalia também, se os seu recursos financeiros funcionam apenas no modo sobrevivência, ou seja, quando os ganhos são utilizados tão somente para pagar contas e saldar dívidas.

Algumas reflexões. O retorno financeiro do meu trabalho está compatível com as minhas habilidades? Os meus recursos financeiros apenas mantém o meu estilo de vida ou me permite investir na melhoria da minha qualidade de vida?

Emocional. Nessa área é possível avaliar a sua capacidade de controlar de forma eficaz as suas emoções, pressões, frustações e a sua capacidade de agir, pensar e expressar a sua opinião, com equilíbrio e serenidade, diante das expectativas não atingidas.

Para refletir. Como eu reajo às situações inesperadas? Como lido com as frustrações? Que atividades podem me ajudar a ter um maior controle emocional?

Intelectual. Esse aspecto avalia o tempo que é investido no desenvolvimento pessoal. O autoconhecimento é uma peça determinante para que a visão de futuro esteja alinhada com o que se quer conquistar.

O desenvolvimento intelectual e cultural exercitam a curiosidade e a criatividade, auxiliam a tomar decisões mais conscientes e criam um estilo de vida que facilita o caminho até os objetivos traçados.

Algumas reflexões. Estou satisfeito com o meu conhecimento atual? Esses conhecimentos são suficientes para me levar aos meus objetivos?

Realização Pessoal. Esse aspecto avalia o nível de satisfação em relação à vida como um todo, a sensação de plenitude e o estado de contentamento quando se está alinhado com o propósito de vida individual e coletivo.

Por outro lado, nem sempre é possível conduzir a vida na direção dos sonhos e muitas vezes tudo parece perder o sentido. Como proceder?

Algumas reflexões. Qual o meu propósito de vida? Como ser útil para a comunidade? A que distância me encontro de viver uma vida plena? 

Conhecer um pouco mais sobre cada área e fazer as avaliações é o que vai permitir você conquistar o equilíbrio entre elas. Sem dúvida é um desafio, mas o resultado, acredite, será surpreendente.

Bom trabalho. Sucesso!
#vivaplenamente

Um grande e especial abraço
Isi

Textos sobre PROJETO VIVA PLENAMENTE. Click no link e Boa leitura. 

Não se adapte ao que não te satisfaz.  Como sair de um looping interminável.

O quanto você se conhece. O caminho é para dentro.

De volta aos eixos.  Avaliação das Áreas da Vida

Me acompanhe nas Páginas do Facebook 

Bate-papo com Estilo Frases. Mensagens que Inspiram 

Equilibrio Sentimental. Essência Feminina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita! Volte sempre!