A arte de manter o estado de paz!
Isi Golfetto
Sabe aquele momento em que a gente entra em ebulição... e, literalmente explode em virtude da pressão do momento ou do calor de um desentendimento? Se pudéssemos antever as consequências que o desgaste dessa situação produziria, com certeza iríamos deixar o assunto para lá ou agiríamos de outra maneira.
Serenidade para aceitar o que não posso modificar
Se você consegue manter seus ânimos serenos diante de situações conflitantes contando até 10... você está de parabéns! Você tem controle diante de situações de pressão e mantém a serenidade.
Mas, para nós, pobre mortais com pavio curto, que não conseguimos manter esse estado perene na grande maioria das situações, há uma boa notícia... colocar em prática a técnica do Princípio 10/90 de Stephen Covey, autor do best-seller Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes. Com essa técnica é possível adquirir o autocontrole nos momentos de grande pressão.
Segundo esse princípio apenas 10% dos acontecimentos da vida não dependem da pessoa. Os outros 90% estão relacionados a forma como a pessoa reage ao acontecimento.
O que isto quer dizer?
Que eu não tenho o controle sobre 10% do que me acontece. Não posso impedir que chova no dia em que lavo o carro... não posso evitar que o meu voo atrase. Contudo, posso determinar como serão os outros 90% dessa história. É a minha reação aos fatos que vai ditar o resultado de cada situação adversa.
Coragem para modificar as minhas atitudes
Vamos imaginar a seguinte situação.
Você está tomando o café da manhã com sua família. Sua filha, ao pegar a xícara, derruba o líquido sobre a mesa e o café respinga tanto no uniforme do colégio dela quanto em sua camisa. Você não tem controle sobre esse incidente (10%). O que acontecer em seguida, sim... será determinado por sua reação ao fato (90%).
Você se irrita, repreende severamente a menina e ela começa a chorar. Irritado você censura a esposa por ter colocado a xícara muito próxima à beirada da mesa. Diante dessa situação se instaura uma batalha verbal. Alterado e resmungando muito, você vai trocar a camisa, a menina a roupa do colégio e a sua esposa sai para o trabalho contrariada, sem falar com você.
Como consequência, a sua filha perde o ônibus e chora copiosamente porque tem prova na primeira aula e não pode chegar atrasada.
Você, por sua vez, já está em cima da hora para a reunião com a diretoria, mas precisa deixar a filha na escola, ampliando o roteiro até a sua empresa.
Então você decide dirigir acima da velocidade permitida para ganhar tempo. No meio do percurso é parado por um guarda de trânsito. Depois de uns bons 15 minutos de uma discussão improdutiva, tentando justificar o injustificável, você sai de lá levando uma multa.
Ao chegar na escola a sua filha, que ainda está chorando, desce do carro sem se despedir.
Finalmente você chega ao estacionamento da empresa e alguns minutos atrasado para a reunião. Ao pegar as suas coisas do carro, percebe que esqueceu em casa, a pasta que continha os documentos que a diretoria aguardava para assinar.
Seu dia mal começou e parece que não há mais nada para piorar. Você só espera que esse dia acabe sem mais estresse.
Ao retornar do trabalho encontra a sua esposa e filha de mau humor, em silêncio e frias com você. E agora, você ainda tem que resolver essa situação.
Imagine se tivesse a chance de voltar as horas e refazer essa história aplicando o Princípio 10/90. Veja como seria o seu dia.
O café respinga em sua camisa e na roupa da sua filha. A menina começa a chorar, mas você, gentilmente, a abraça e diz... tudo bem, querida, você só precisa ter mais cuidado da próxima vez!
Rapidamente vocês trocam de roupa. Você pega a sua pasta, termina o café com a esposa e a menina consegue pegar o ônibus a tempo. Ao sair para trabalhar a sua esposa lhe dá um beijo e diz que sente muito orgulho de você como marido e como pai.
Notou a diferença?
Duas situações iguais 10%, com consequências muito diferentes. Os 90% foram determinados por uma reação inteligente e de autocontrole.
Irritação jamais resolveu problema algum... ao contrário da serenidade!
Treine a sua mente para olhar o lado positivo das situações e avalie as possíveis consequência de uma explosão momentânea. Cultive a paz interior para manter a harmonia exterior.
Se não criar a vida que você quer... provavelmente será forçado a viver uma vida que não quer!
Que a serenidade e a harmonia cerquem a nossa vida a cada dia. 10/90... combinados?
Forte abraço
Isi
Textos sobre GESTÃO DE CONFLITOS. Click no link e Boa leitura.
Inspira, expira e não pira. Expire bem devagar e se controle!
De que adianta... Concentre-se nas soluções... não nos problemas.
Palavras convencem... exemplos arrastam... Hábitos para manter o controle das emoções.
Bom senso e Respeito. Controlando situações tensas.
Quem você escutou hoje? A escuta ativa na resolução de conflitos.
Me acompanhe nas Páginas do Facebook
Bate-papo com Estilo Frases. Mensagens que Inspiram
Equilibrio Sentimental. Essência Feminina
Já estudo a Kabbalah ha algum tempo, e na aula passada, o professor colocou como reagir diante de desafios pessoais, semelhante ao post acima, segundo ele, existe uma fórmula mágica chamada “Fórmula da Proatividade”, diante dos problemas devemos:
ResponderExcluir1 – PARAR;
2 – PENSAR (se perguntar) Quem sou eu? Eu criei o meu mundo / Devo assumir esta responsabilidade? / Porque estas coisas acontecem comigo? E SORRIR / Apreciar aquele momento por mais difícil que seja;
3 – Esconde-Esconde - Tudo que acontece ao meu redor é o reflexo de mim mesma;
4 – Pedir AJUDA! Estar disposto a receber;
5 – AÇÂO / proativamente / Fazer acontecer.
Acho que faz parte do nosso processo de evolução, esta fórmula pode ser usada em qualquer adversidade, mesmo que demore uma vida toda para apreender! Tudo é possível na Luz.
Sugiro a todos, lerem um pouquinho dos ensinamentos da Kaballah.
Beautiful day ;)
Agradeço, Danielle por compartilhar os seus conhecimentos. Abraços
ExcluirMamma, thanks for sharing so inspiring lessons =)! Vamos praticar o 10/90 :D
ResponderExcluirVamos lá... 10/90!
Excluir