O jeito de ensinar pode até mudar com o tempo. O que não muda é a importância do trabalho de educar vidas para que possam viver melhor. Esse é o grande desafio, o maior sentido e a plena realização de ser professor.
O mundo vai te entristecer, mas vai te proporcionar grandes surpresas. Momentos que vão tornar a sua vida fantástica de ser vivida.
Felicidade é um momento que a gente gostaria que durasse mais tempo
Qual o seu conceito de felicidade? Existe uma idade em que podemos compreender e viver a felicidade? Como um professor pode orientar a vida de seus alunos a encontrarem esse momento especial?
Momentos fazem histórias
Clóvis de Barros Filho, professor de Ética da Escola de Comunicação e Artes da USP (Universidade de São Paulo), em entrevista a Jô Soares (apresentador de um talk show), contou como foi o momento em que descobriu a sua verdadeira felicidade.
Até os 13 anos todas as atividades em que eu participava - de um treino de natação a um jogo de futebol do meu time do coração, o São Paulo - não via a hora que acabasse.
Foi quando, o professor de geografia do 1º colegial, pediu aos alunos que preparassem um seminário, com duração de 50 minutos. Para mim o tema foi... O Petróleo. Me preparei e aguardei o tal dia que, finalmente, chegou!
Subi ao palco e me vi diante de uma plateia cheia de alunos atentos. Pela primeira vez na vida senti que estava no lugar de onde nunca deveria sair. Estava vivendo um momento que jamais desejaria que acabasse. E, para que aquele momento não acabasse, eu não começava a apresentação.
Todos aguardavam em silêncio. Até que o professor se irritou com a minha atitude e perguntou... O senhor engoliu a língua?
Então, rapidamente, comecei a apresentação. Só que de tão empolgado que estava falei tudo o que havia preparado sobre o tema em 15 minutos. E o que fazer com os 35 minutos restantes?
Foi aí que um dos colegas teve a brilhante ideia de pedir ao professor que me deixasse continuar e o professor comentou... Ele que fale. O tempo é todo dele.
Percebi, naquele instante, que a bola veio para mim. Continuar ou não continuar?
Meu corpo gritava... Hei! 13 anos de uma vida de m****, agora que está aí não sai daí!!!
Assustado, respondia para o meu corpo... Mas eu não sei mais nada sobre o petróleo!
Inventa qualquer coisa, p****, gritava o meu corpo, mas não sai daí!!!
Foi aí que lembrei do meu pai, que nunca entrou em uma faculdade, mas dizia coisas que depois encontrei na mais fina filosofia... demore o tempo que for para você decidir o que quer da vida e depois que decidiu não recue ante nenhum pretexto porque o mundo tentará te dissuadir. Profeta Zaratustra, de Nietzsche.
Claro, meu pai dizia tudo aquilo um pouco diferente...
Naquele momento precisei decidir entre o correr ou ficar. Lembrei do meu pai e decidi inventar o petróleo e continuei.
Até aqui falei das bacias petrolíferas, está tudo no livro de vocês, é só ler. Agora vou falar de um tema mais sofisticado, peço que anotem que pode cair no vestibular. Isto não está no livro - é sobre a qualidade do petróleo nessas bacias. Tem petróleo bom que energiza muito e tem petróleo que não presta.
Olhei para trás e o professor arriou os óculos intrigado com aquilo, e eu senti medo, mas eu lembrei do meu pai... seu b****, não volte para trás nem para pegar impulso!
Com certeza eu não ia mais voltar. Aí peguei impulso e comecei.
Eu olhei para trás e desta vez vi que o professor balançava a cabeça. No mínimo ele devia estar pensando... Eu não sei p**** nenhuma disso. Esse cara só pode estar me zoando!
Aí eu vi que era a hora de aproveitar a fragilidade dele e perguntei... O senhor sabia disso?
Assustado, o professor respondeu...
Então eu falei... Anota para aprender alguma coisa!
No momento em que eu pedi para ele anotar as coisas que eu estava
inventando, e ele não reagiu, eu pensei...
E foi ali que eu entendi alguma coisa que a filosofia grega tenta explicar muito bem. O momento de felicidade é o momento que você não gostaria que acabasse tão cedo. É um momento que você desejaria eternizar. Um momento que você gostaria que durasse mais tempo.
E aquele momento foi para mim, o primeiro em 13 anos que eu senti felicidade em minha vida, porque foi o primeiro momento que a escola me deu a chance de encontrar a potência da muda, as características que eram as minhas e que se eu fizesse frutificar poderiam acabar possibilitando a árvore de um docente que vai exercer a docência com amor, com paixão, com dedicação e assim por diante.
Se desejar assistir a entrevista do professor Clovis ele continua contando a sua experiência, o seu amor e paixão em ser professor. Além de aprender com ele, você vai se divertir bastante.
Feliz Dia do Professor!
Agradeço sua companhia de sempre.
Textos sobre PROFESSOR. Click no link e Boa leitura.
Professor, a obra é sua. Educar é acredita que tudo é possível.
A grandeza de um professor. A visão de um Mestre.
Professor, a sua luz ilumina vidas. O grupo dos 5%
O professor que desperta almas. O professor fascinante.
O professor se eterniza. Aquele professor que agrega valor para sempre.
Uma obra de arte. Educar, uma obra de arte do coração.
Me acompanhe nas Páginas do Facebook
Bate-papo com Estilo Frases. Mensagens que Inspiram
Equilibrio Sentimental. Essência Feminina
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço sua visita! Volte sempre!