Pessoas difíceis ou comunicação inadequada?

Pessoas difíceis ou comunicação inadequada?
Isi Golfetto
Duas coisas indicam fraqueza: calar quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar.  Provérbio Persa
Comunicar é uma atividade natural do ser humano e uma necessidade. 
Nos comunicamos diariamente não apenas através da forma oral, mas da forma não-verbal, que são os sinais que o nosso corpo emitem sem que percebamos e comunica até o que não queremos.
A comunicação pode facilitar ou dificultar o andamento de nossas conversas seja pessoal ou profissional. Assim, comunicar de forma assertiva é uma arte.
Quantas vezes nos encontramos em situações que geram estresse ou mal-entendido causados por problemas de comunicação? Parece que um fala grego e o outro troiano? Por que isso acontece?
De acordo com o especialista em comunicação verbal e focada em gestão de pessoas, Reinaldo Passadori, são sete os principais pecados na comunicação:
Apatia. O contrário é a empatia que nada mais é do que a capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo o nível sociocultural e o temperamento. Ser empático é ser generoso. Com voz serena, mas firme, pode-se articular palavras com calma, confiança, polidez o que torna a comunicação mais atraente.
Insegurança. Profissionais inseguros geralmente se comportam de maneira agressiva, o que pode causar medo e intimidação. Quem conhece verdadeiramente, detém o controle de seus atos, gestos e palavras. Uma pessoa assertiva defende suas ideias e direitos e, ao mesmo tempo procura aceitar do outro o que deve ser feito.
Impaciência. Quando se é impaciente é difícil ensinar e aprender já que não há espaço para a observação e o intercâmbio de informações. Uma postura sábia requer dar o tempo de maturação necessária aos acontecimentos e também tomar decisões firmes de forma serena, sem atropelos.
Incoerência. É a diferença entre falar, defender uma ideia, valores ou posição e não seguir os discursos e as ideias apregoadas. Esse comportamento desperta desconfiança e descrédito, pois as pessoas acreditam que a qualquer momento o incoerente poderá mudar de lado, sem se importar com os desdobramentos das suas atitudes.
Prolixidade. Ser excessivamente longo, cansativo, entediante numa conversa ou texto é um dos maiores pecados da comunicação. Geralmente o prolixo não reconhece que sua expressão é confusa, cheia de palavras repetidas ou sem um significado importante e que os ouvintes não prestam atenção justamente pela falta de objetividade.
Ignorância. Falta de conhecimento, sabedoria e instrução sobre determinados temas, ou mesmo acreditar em algo falso, não tendo discernimento. Saber que existe mais conhecimento e profundidade em um assunto, porém não buscar isso. Fazer pouco caso da importância do saber e agir como se não precisasse do outro.
Arrogância. Caracteriza a falta de humildade, alguém que não deseja ouvir, aprender algo que não saiba ou estar no mesmo nível do seu próximo. Contraposta, a humildade é uma das qualidades mais difíceis de exercer. Porém, humildade não significa ser fraco perante a posição que ocupa. Pode-se nascer com essa característica ou trabalhar para adquiri-la. A humildade é saber ouvir, sem passar por cima do outro, é ser reverente e ter conhecimento exato do que não se é.
Portanto, para obtermos mais assertividade em nossa comunicação precisamos aprender a escutar e entender o que as outras pessoas dizem e estar atento aos gestos, aos movimentos e às expressões que muitas vezes revelam mais sobre alguém do que as próprias palavras. Essa é a receita básica para quem pretende ter um bom desempenho e domínio na arte de comunicar melhor.
Sucesso.
Foi muito bom estar em sua companhia.
Forte abraço
Isi
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4 comentários:

  1. Muito bom!

    Vamos treinar a comunicação, afinal, ela é essencial para vivermos em harmonia.

    Parabéns pelo texto.

    Beijos;

    Ana

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  2. Muito bom o texto... comunicação tem sido um problema nos tempos atuais, pois as pessoas parecem estar cada vez mais alienadas aos seus próprios mundos, seus próprios pensamentos e ideias... creio que um grande problema seja mesmo a falta de sensibilidade, de se colocar no lugar do outro. A tolerância também deve ser enfatizada hoje, pois deixa a desejar em muitas pessoas.

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  3. MUITO BOM!!!! Muito mesmo!
    dicas "simples" que conseguem mudar nossa vida e nossos relacionamentos :)

    refletir, aprender, mudar e nunca se acomodar!

    beijos
    claudinha

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  4. Olá Claudia

    Passei visitar seu blog e amei
    Logo voltarei para ver as postagens populares.

    Um grande abraço

    Rose Nakamura

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