Comunicação Eficaz

O mesmo... *sqn!
Isi Golfetto
Comunicação é a arte de ser entendido. Peter Ustinov
Aprender a arte de se comunicar é um dos grandes desafios da humanidade. Afinal, é através dela que conseguimos nos expressar e alcançamos os nossos objetivos.
Mas, será que é fácil expressarmos ao outro o que queremos dizer? Você tem obtido sucesso nesse quesito?
E, por outro lado, será que é fácil compreender e interpretar exatamente o que o outro nos diz? Será que existe algum segredo para uma comunicação eficaz?
Conta-se que um sultão sonhou que havia perdido todos os dentes. Ao despertar mandou chamar um adivinho para que interpretasse o enigma.
*Que desgraça, Senhor! Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa Majestade.
*Insolente! Como te atreves a dizer semelhante coisa? Fora daqui!!! Saia!!!
O sultão chamou os guardas e ordenou que lhe dessem cem acoites. Intrigado com o sonho mandou que trouxessem outro adivinho. Este, após ouvir o sultão, disse-lhe:
*Excelso Senhor! Grande felicidade vos está reservada. O sonho significa que haveis de sobreviver a todos os vossos parentes.
A fisionomia do sultão se iluminou num sorriso e ele mandou que dessem cem moedas de ouro ao adivinho. Quando este saía do palácio, um dos cortesãos lhe perguntou admirado:
*Não é possível! A sua interpretação foi a mesma do seu colega. Por que ao primeiro o sultão pagou com cem açoites e a você com cem moedas de ouro?
*Lembre-se sempre, amigo...“tudo depende da maneira de dizer...”
Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria. Thomas Campbell
A comunicação é um dos grandes desafios da humanidade. 
Falar o que se quer dá direito ao outro de dizer ou fazer o que pensa. É preciso, antes de tudo, sensibilidade na comunicação.
Existem diferentes maneiras de transmitir uma mensagem. Procure sempre a melhor forma de comunicar o que pensa ou aquilo que quer falar. 
Lembre-se que cada ação tem uma reação. Na maioria das vezes, não importa o que dizemos, mas como dizemos. Isso tem um impacto positivo ou negativo naquilo que é recebido pelo outro.
Para uma comunicação eficaz é preciso lembrar sempre que há três elementos envolvidos: quem fala, quem escuta e o que se interpreta daquilo que foi dito.
Sendo assim, a cada mensagem que compartilhar procure se colocar no lugar do outro. A empatia e a compaixão fazem essa ponte de compreensão entre você e o seu ouvinte. Esse pequeno movimento de troca de lugar, será uma forma de aprender a se comunicar com eficiência, filtrando o que realmente precisa ser comunicado e acima de tudo, amortizando o impacto da informação sobre o outro.
A comunicação é indispensável em nossos relacionarmos seja com a finalidade de entreter, instruir, persuadir, aconselhar, informar ou qualquer outro propósito. 
Pode-se comparar a palavra a uma bela pedra preciosa. Se a lançarmos no rosto de alguém, pode ferir, provocar dor e revolta. Mas se a envolvermos em uma delicada embalagem e a oferecermos com ternura, será aceita com alegria.
Até breve.
Um grande abraço
Isi

2 comentários:

  1. Uma boa introdução ao tema!
    Quem comunica descomplica ;)

    Saber falar algo pela ótica positiva vai além da técnica, tem relação com a essência e a intenção da pessoa.
    Os otimistas sempre vêem uma oportunidade aonde os pessimistas não… -> criatividade!!

    Gracias Isis!

    ResponderExcluir
  2. E o pior é que é verdade!! rsrs A forma como falamos com o outro pode provocar uma reação positiva ou negativa.
    Levando em conta essa afirmação, recebemos de volta aquilo que damos aos outros, concorda?

    Beijos;

    Ana

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita! Volte sempre!